A Maldição - As Aventuras do Caça Feitiço #02 - Joseph Delaney


Aproveitando a minha recente leitura do primeiro volume da série As Aventuras do Caça Feitiço, do autor Joseph Delaney, publicado pela Bertrand Brasil, segui para a leitura do segundo volume A Maldição, para que a leitura não caísse no esquecimento.

Tom continua seu treinamento para ser um caça feitiço, após a morte do irmão de seu mestre eles partem para uma cidade onde as trevas estão dominado através de uma criatura que habita as catacumbas, e o passado de Gregory ganha vida através de estórias que vem a tona. Ward terá que ir além de seu conhecimento e seus medos para salvar inocentes e esta grande ameaça que ganha força a cada dia!

Delaney segue com o mesmo estilo de escrita do primeiro livro da série, não melhorou e nem piorou do ponto de vista literário, apenas aprofundou a personalidade de seus personagens, especialmente sobre seus passados. Passamos a conhecer, por exemplo, o passado dos pais de Tom, e um pouco mais do passado de seu mestre. A história de seus pais, em especial sua mãe é interessante, mas ainda não está completa.

O livro já começa na ação com o jovem aprendiz lutando contra um ogro, e até o fim de suas páginas são poucos os momentos de tranquilidade na narrativa. Com voz mais ativa e frente a ameaças maiores Thomas tem menos tempo para aprender na teoria do que na prática, isto porque seu mestre está inicialmente se recuperando de uma doença, e depois se vê impossibilitado de lutar. Assim ele segue crescendo nas suas responsabilidades e atitudes, seguindo sua intuição.

Gregory, o mestre, não consegue seguir os caminhos que havia determinado para o jovem já que ele segue antes de mais nada aquilo que acredita ser certo, mesmo que para isso arrisque sua vida. A teimosia do aprendiz o desconcerta, mas ao mesmo tempo mostra o potencial que ele tem.

Alice, a jovem feiticeira que já acompanha Tom no primeiro livro é fundamental para o desenvolvimento da trama, ela representa com muita riqueza a famosa guerra interna entre fazer o certo e o errado, e no caso dela fazer o errado visando um resultado certo. Ela é uma personagem dúbia, mas que mostra ser fiel a quem ela gosta.

A trama principal em si, que é a luta contra esta criatura que se esconde abaixo de uma igreja toma grandes dimensões, mas não me agradou porque junto dela por alguma parte da estória temos uma inquisidor, ou seja, um personagem ligado a igreja e a inquisição. Essa atmosfera de injustiça me incomoda um pouco, mas é uma particularidade minha, nada tendo a ver com a qualidade do livro.

A série caminha cada vez mais para ser uma série adulta, com mais densidade e explorando aspectos da natureza humana mais complicados e densos de trabalhar. Infelizmente o autor não se demorou em sua mitologia, gostaria de conhecer mais seres e características destes seres, acabou que o Flagelo foi o grande foco de toda a trama.

A Maldição continua a jornada deste jovem pela sua formação, e também pela estória de sua própria família. Nem tudo que é trevas é necessariamente ruim, e nem todos que ele considera pessoas boas não erraram um dia. Por amor ou pelo que acredita ser o certo também se erra, e no final o importante é aprender com os erros e seguir sempre tentando ser melhor no amanhã do que se foi no ontem!

Avaliação














Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário