Supergirl na Super Hero High - DC Super Hero Girls #02 - Lisa Yee

Alguns minutos antes de Krypton ser completamente destruído, Kara Zor-El é enviada pelos pais para o planeta Terra em uma nave individual, salvando, assim, a menina de um fim terrível, e ainda conseguindo manter seu planeta a salvo através dela. Por conta de complicações pelo caminho, ela acaba chegando ao nosso planeta mais de vinte anos após seu primo, o Superman, que já se tornou um grande e importante super-herói. Tio Jonathan e Tia Martha logo a acolhem e sempre fazem o melhor que podem para ajudá-la, mas está na hora de Supergirl encontrar um lugar para auxiliá-la a lidar com seus superpoderes e onde ela possa se sentir melhor consigo mesma.
Para isso, acaba indo parar na Super Hero High, não que nossa protagonista esteja realmente certa de ter escolhido o lugar correto, afinal, mesmo sendo a garota mais forte de toda a galáxia, ela é bem desajeitada, e a Wonder Woman, pessoa que Kara admira muito e de quem já virou fã, parece saber fazer tudo e lidar com qualquer coisa muito bem. Mas ela começa a se sentir bem acolhida com seus novos amigos e novas atividades para aprender a lidar com as coisas, mesmo que ainda tenha dificuldade para controlar seus próprios poderes.
Quando alguns invasores surgem na escola, na cidade de Metropolis e no mundo, Supergirl terá que se esforçar muito mais para aprender a confiar em si mesma e no seu potencial, deixando de lado sua insegurança e todos os sentimentos tristes que as vezes a dominam se quiser ajudar a salvar a todos. Mas será que ela está preparada?
Esse livro começa bem depois do final do anterior, inclusive há cenas semelhantes aqui e lá. Confesso que, apesar de ter gostado da leitura, esperava mais da mesma. Depois de ter acompanhado a Wonder Woman como protagonista do primeiro volume, acho que a Supergirl deixou um pouco a desejar, e não me senti tão conectada com ela. A trama segue um padrão semelhante com a do anterior, com nada muito grandioso acontecendo, apesar de ter alguns pontos interessantes, e a autora foca mais na parte interna dos personagens principais, que, neste caso é a Kara Zor-El.
Podemos vê-la enfrentar seus fantasmas, ao mesmo tempo em que tenta superar a grande perda que teve em sua vida, se adaptar à nova realidade que enfrenta, assim como ao novo planeta. E também vemos que Kara precisa aprender a se acostumar aos seus poderes e também ao fato de ser tão estabanada. Ela vai se esforçar para fazer novos amigos e tentar agradá-los, fazendo tudo que está ao seu alcance para ajudar o próximo, mesmo que muitas vezes acabe se precipitando e fazendo tudo errado. Gosto dessa característica da autora de nos aproximar mais dos personagens como pessoas, mas acaba tirando um pouco da parte heroica de suas jornadas, visto que não há tantas cenas assim no estilo.
Também queria que tivesse tido mais espaço para a exploração dos poderes de Supergirl de uma forma que ela não ficasse errando, sendo desajeitada e machucando os amigos. Começar assim, eu entendo, continuar com essa característica até o final, também. O que me incomoda é que isso se tornou a parte principal dela, do começo até o fim, superando até tudo de bom que ela é capaz de fazer.
Algo que adoro nessa série é o fato de encontrarmos diversos personagens dos mundos da DC em suas páginas. Grande parte dos super-heróis são alunos da Super Hero High, assim como alguns vilões, como a Harley Quinn e a Poison Ivy. Mas alguns outros são professores, como o Gorila Grodd, a diretora do colégio é ninguém menos do que Amanda Waller, entre outros professores. Além de encontrarmos referências a alguns mais velhos, como Superman.
Um grande destaque nesta história, em minha opinião, foi conhecer Barbara Gordon, que se tornará Batgirl, a qual será protagonista do próximo volume da série. Ela se mostrou alguém muito inteligente, decidida, leal, amiga, etc. Com certeza estou empolgada para vê-la aprender a ser uma super-heroína, frequentar aulas na Super Hero High e vestir seu novo uniforme enquanto aprende a salvar o mundo dos vilões.
O vilão deste volume estava “escondido”, mas achei tão evidente que me incomodou que ninguém tenha notado quem era, ou pelo menos tido uma leve desconfiança desta pessoa em algum momento. Não era como se a pessoa estivesse completamente quieta, inclusive algumas coisas estranhas a rondavam e, mesmo assim, ninguém nem parou para pensar sobre isso. Também achei a resolução do caso meio fraca, esperava algo melhor e mais desenvolvido.
A linguagem da autora é fácil e direta, fazendo com que a gente consiga avançar na leitura com facilidade. A narrativa é bem gostosa, leve e envolvente, a protagonista é bem construída e alguns dos personagens secundários ganham bastante destaque. Além do mais, apesar de ser um livro de super-heróis, o leitor consegue se identificar com algumas das situações vivenciadas por eles facilmente, fazendo com que fiquemos ainda mais próximos da trama.
Por enquanto, essa série é composta por quatro volumes, sendo que apenas os dois primeiros foram publicados no Brasil até o momento. Já li “As Aventuras de Wonder Woman na Super Hero High”, que foi resenhado aqui no blog no comecinho deste ano (cliquem no título para conferir minhas opiniões) e este da Supergirl. Ainda faltam o livro da Batgirl (#03) e o da Katana (#04), além de “Super Hero High Yearbook”, um volume extra, que ainda não sei se será lançado por aqui.
Para quem não sabe, essas histórias também ganharam suas próprias versões animadas, que não são exatamente iguais aos livros, mas fazem parte do mesmo universo, como se tivessem focando em outros pontos de uma mesma trama. Ou seja, são como complementos para as obras literárias. Há o canal oficial no Youtube, chamado “DC Super Hero Girls” (clique no título para ser redirecionado), que contém os episódios da série animada em diversas línguas, incluindo o português. E vocês podem conferir a PRIMEIRA TEMPORADA, a segunda temporada e a terceira, além de outros vídeos extras também no hotsite especial da série, CLICANDO AQUI. É tudo muito fofinho e tenho certeza de que as crianças vão adorar assistir depois de lerem os livros. Além disso, há diversos produtos licenciados pela DC em parceria com outras empresas baseados nas personagens principais da série, inclusive bonecas estilo Barbie.
A edição impressa publicada pela Rocco Jovens Leitores está uma graça. A capa é uma adaptação da original e contém algumas personagens da DC que fazem parte desta série, e é muito fofa. A ilustração da Supergirl na capa está em verniz, assim como algumas bolinhas no fundo, dando um efeito muito agradável, tanto visualmente quanto no toque, e alguns detalhes estão com laminação prateada, dando um charme a mais em tudo. Desta vez a cor em destaque é o vermelho, que inclusive está presente no miolo do exemplar em detalhes gráficos espalhados em todas as páginas, até mesmo na borda das folhas, dando um efeito bem bacana. A diagramação do texto está confortável para uma leitura fácil e as páginas são amarelas.
Essa é uma obra fofa, leve, divertida e descontraída, indicada para todos os leitores que curtem livros infantojuvenis com uma pitada de ação e amizade. Por trazer super-heróis bastante conhecidos como personagens principais, a gente se sente inserida nesta trama com muita facilidade, enquanto os conhecemos mais a fundo e nos divertimos no processo. Recomendado!
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário