A Vida Secreta das Árvores - Peter Wohlleben


Quando eu estava no evento de lançamentos da Sextante eles divulgaram o livro A Vida Secreta das Árvores, do autor alemão Peter Wohlleben, com um pequeno video do autor falando a respeito das árvores, e foi instantânea a vontade de ler esse livro. Eu simplesmente amo o povo em pé (modo como os índios se referem a elas), e todos os dias me pego olhando e conversando com elas. E quando me deparei com o livro entre os brindes a única coisa que pensei foi tenho que ler logo, e foi o que fiz claro!

O engenheiro florestal Peter Wohlleben após seus mais de vinte anos de experiência primeiro como extrator de árvores, depois como defensor e cuidador de reservas naturais relata suas últimas descobertas científicas pautadas em seu trabalho diário com as árvores. Com a proposta de um novo olhar sobre essa espécie, o autor nos convida a uma nova relação com a natureza.

Wohllenben em capítulos curtos através de vocabulário acessível e interessante narra suas descobertas a cerca de como a relação das árvores se dá tanto entre suas companheiras quanto em relação ao planeta. O primeiro dado mais marcante do livro é que sim as árvores se comunicam, através de cheiros, impulsos elétricos, sons (nas suas raízes) e formas ainda desconhecidas, e com isso podem avisar umas as outras, por exemplo, sobre incêndios e insetos. Esse aviso pode fazer com as vizinhas produzam enzimas que afastam os insetos, por exemplo. Assim, portanto, elas são seres sociais, com famílias que inclusive tem cuidado materno quando suas crias nascem a sua volta, e que são alimentadas através das raízes da árvore mãe de forma lenta e constante.

Essa conexão entre elas se dá través de suas raízes que formam estruturas gigantes abaixo da terra. Se uma árvore adoece, outra pode fornecer alimento a ela para continuar a viver durante este estágio de recuperação. Entretanto nem tudo são flores, essas ligações também geram disputa por espaço, já que a copa das árvores maiores limita o acesso de outras menores ao sol, e com isso também prejudica a fotossíntese. Algumas espécies disputam território de maneira que soe talvez desleal.

É importante quando tratamos das árvores dizer que o tempo para elas é muito diferente do humano, tudo que acontece com elas é demorado, suas vidas são longas (existem árvores milenares!) e nada se dá de maneira rápida, e inclusive uma árvore que cresce muito rápido não é saudável visto que suas moléculas de ar são grandes, e assim a deixam mais vulneráveis a quebra.

As árvores mães controlam suas filhas para que cresçam lentamente, e criem estruturas capazes de proporcionar longas vidas de seus 200/300 anos. É possível ver em uma floresta árvores de 80 anos que não chegam a dois metros de altura, e parecem até serem arbustos, mas não se engane trata-se de uma estratégia. Um machucado na casca pode levar até cinco anos para se curar. E quando esse panorama se apresentou nos capítulos pude ver quanto Tolkien foi genial a tantos anos atrás quando criou os ents que tem muitas similaridades com estas descobertas.

Outro dado importante é que as árvores sentem dor, podem aprender e se lembrar. E autor relata tudo isso detalhadamente citando características das espécies, e como elas se desenvolvem. Fiquei surpresa ao saber que sim elas andam, se você acompanhar ao longo de cem anos uma floresta vai perceber que ela se deslocou no espaço, eis porque é um desafio recriar uma floresta de modo controlado.

Para criar uma floresta original a primeira geração de árvores plantadas precisa morrer, para que comece a ter conhecimento que será passado as próximas gerações, como a questão do crescimento lento, que uma vez que foram plantas em solo sem companheiras elas não tiveram como aprender.

A Vida Secreta das Árvores surge para nos alertar que não são só os animais que são capazes de pensar e sentir, e que também temos que gerar ações para protegê-las, no sentido não só de preservação, mas também de um consumo consciente, visto que ali reside um espírito que como nós veio evoluir e logo sente. A leitura deste livro pessoalmente para mim foi muito rica, e descreveu em fatos físicos algumas ações que para mim como estudante espiritualista as vezes não ficava clara, mas deixo claro que o autor é totalmente científico e não tem essa perspectiva. Se você quer ser protetor da natureza ou gerar um comportamento de consumo consciente essa leitura é obrigatória, ou se você como eu olha para essas gigantes e sente que são suas irmãs essa leitura é um convite a entender esta grande família!

Avaliação









Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário