Enfeitiçadas – As Crônicas das Irmãs Bruxas #01 – Jessica Spotswood

Essa história é passada ainda no século XIX, quando ser uma bruxa é um constante perigo, já que elas são tratadas como o mais perigoso dos seres. As garotas suspeitas de fazer magia, ou as que forem encontradas realizando algum feitiço, são enviadas para um hospício, onde serão internadas pelo resto da vida, ou são condenadas à morte.
Nesse contexto conhecemos Cate, a mais velha de três irmãs que perdeu a mãe e lhe prometeu em seu leito que cuidaria das mais novas custe o que custar. O problema é que todas elas são bruxas, então precisam ter um cuidado redobrado para não serem pegas praticando magia ou terão um futuro horrível, fazendo Cate viver com medo por ela e por Maura e Tess.
Prestes a completar dezoito anos e ter que escolher seu futuro – se deseja se casar e com qual pretendente, ou se prefere se unir às irmãs na Irmandade, onde estará mais segura e longe dos olhos dos Irmãos caçadores de bruxas, mas que não é um local tão bom assim de estar –, Cate acaba descobrindo uma profecia terrível que pode afetar todo o seu futuro e de suas irmãs também.
Confesso que o que me fez ter muita vontade de ler esse livro foi a capa, que está linda, e eu só sabia que se tratava de uma história de bruxas por conta do título e do nome da série, mas nada além disso, e mesmo assim sabia que precisava lê-lo. Depois de ter terminado digo que valeu a pena, mas há algumas ressalvas.
Quando peguei esse livro em mãos e comecei a leitura, eu não sabia que se tratava de um jovem adulto sobrenatural histórico, o que eu achei muito interessante, porque nunca tinha lido outro título nesse estilo que passasse em um século passado.
Achei a narrativa da autora bem lenta, não conseguia ler por muito tempo ou muito rápido porque ficava meio enjoativo, já que não tinha muita coisa emocionante acontecendo em momento nenhum. Eram só as dúvidas, questionamentos, medos da protagonista e relacionamento familiar como destaque, com algumas lições de magia e romance no segundo plano. Então foi uma leitura bem arrastada e eu demorei mais do que geralmente gasto para terminá-la, o que foi uma pena porque estava com boas expectativas.
Esse volume é mais introdutório, nos apresentando aos personagens, à magia e como funciona a sociedade na época, que é bem repressora, como é o preconceito com as mulheres e, principalmente, com as bruxas. E isso é bem interessante porque a autora soube construir um plano de fundo bem plausível, que realmente poderia ter sido real.
As descrições dos ambientes e a inserção do leitor na época foram feitas magnificamente, dava para sentir como se eu realmente estivesse dentro do livro, visitando aqueles lugares, vestindo aqueles trajes, e acho muito importante fazer uma ambientação muito bem feita.
Tem bastante magia, mas acho que faltou uma exploração maior, porque ela está sempre ali presente e é a coisa mais importante da história, mas eu não senti que ela tenha ganhado força e destaque como deveria, queria saber mais do que as bruxas são capazes e o que elas podem fazer com suas magias individuais.
A narrativa é feita em primeira pessoa, então podemos acompanhar mais a Cate, seus pensamentos, angústias e preocupações, e também um pouco de felicidade ali no meio, apesar de ela se deixar de lado a maior parte do tempo para dar preferência aos demais, sendo altruísta além do necessário.
Teve horas em que até achei a protagonista legal, mas na maior parte do tempo achei ela bem chatinha. Por um lado entendo uma parte do seu modo agir, mas também acho que ela poderia encarar as coisas com outros olhos.
Só estou grata por não ser narrado pela Maura, porque ela é uma menina insuportável, mimada, não enxerga as coisas com clareza porque não quer, e é super irritante, já imagino que vai ficar ainda pior nos próximos volumes. A minha personagem preferida foi a Tess, ela é um doce, super fofa e se preocupa com a irmã também. Também gostei de outras personagens secundárias que apareceram de vez em quando ajudando nossa protagonista.
Esse livro apresenta um triângulo amoroso, o que eu já estou meio cansada de ler porque sempre escolho o errado. E, dessa vez, apesar de não ter adorado nenhum dos dois, e até ter gostado de ambos, porque são fofos e legais com Cate, de novo senti uma simpatia um pouco maior pelo personagem que não foi escolhido, mas é que o outro não me chamou tanta atenção assim, achei ele meio sem sal.
O ritmo da leitura vai melhorando conforme avançamos para o fim, com novas revelações e escolhas. Admito que achei a profecia bem interessante e quero saber como a autora vai desenvolvê-la daqui para a frente, e espero muito que consigam arrumar uma saída para ela. E fui surpreendida com uma revelação que, como deu para perceber, eu não esperava, mas aprovo totalmente! Só que eu achei a finalização meio fraca, queria mais.
Acho essa capa maravilhosa e, como disse anteriormente, foi a primeira coisa que me fez ficar com vontade de ler essa história. A versão impressa está ainda mais bonita, com o título em dourado, ganhando um destaque ótimo. O início de cada capítulo apresenta uma diagramação diferenciada, com um tipo de moldura, e eu adorei.

Com seus altos e baixos, essa não é uma obra ruim, mas também não me conquistou completamente. Acho que se a autora souber colocar mais agilidade e reviravoltas, tem potencial para melhorar ainda mais. Mas eu indico a leitura e com certeza vou continuar acompanhando a trilogia.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Eu ainda não li este livro, mas também fiquei igualmente apaixonada pela capa. Uma pena que não tenha te conquistado tanto... enfim, quem sabe eu consigo lê-lo neh? rsrsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir