A Batalha dos Deuses - Juliano Sasseron

São poucas pessoas na atualidade que sabem da história que marca a trajetória do catolicismo desde a sua criação. Muitos apenas se atem a Idade Média e todas as suas supertições. Mas antes, muito antes em nome de Deus a igreja destruiu cidades inteiras, culturas e religiões tão antigas quanto o mundo.  Cultura essa que se perdeu no tempo e hoje é aos poucos resgatada pelo neopaganismo. Está é uma das ideias exploradas na antologia de contos A Batalha dos Deuses, organizado pelo autor Juliano Sasseron, pela editora Novo Século, que conta com 9 contos.

Nesta antologia outro aspecto trabalhado é a pergunta: afinal nós seres humanos fomos criados a imagem e semelhança dos deuses ou eles, ao contrário foram criados e mantidos por nós?  Uma pergunta sem resposta, mas que nos permite refletir sobre nossa posição no mundo como criadores de realidade. Criadores de deuses ou não, criamos realidades que nos cercam e afetamos os que nos rodeiam!

Quanto aos contos, o primeiro é Ragnarök, do autor Sid Castro, que trabalha com o encontro entre a civilização Viking e os católicos. O autor demonstra saber sobre o que escreve, o que trouxe um problema, o texto soa um pouco técnico, como um relato histórico e não a narrativa de um conto.

Em seguida temos O Carvalho e O Visco, da autora Simone O. Marques, este conto é apaixonante. É contado por um bardo que vê sua aldeia, umas das últimas que restou intacta, recebendo um monge que trás suas ideias de deus. A metáfora explorada pela autora que dá nome ao conto é excelente e me encantou profundamente. Quero muito ler os livros da autora! O paganismo em sua essência é mostrado em suas palavras.

Seguimos com  Nhanderuvuçu, que trabalhou com o panteão de deuses amazônicos. Nunca havia lido nada parecido, é muito original, e destaca toda a humanidade que existe nos deuses. Gostei muito dos aspectos destes deuses e como foram usados na trama, um ótimo trabalho do autor Felipe Santos, que soube utilizar nossa mitologia de forma respeitosa.

Pontifex Maximus, prossegue com o autor Fernando Henrique de Oliveira, que escolheu abordar o Império Romano, onde um Imperador se lembra das memórias de seu passado. O fim do conto é muito interessante. Depois Popol Vuh, com Sérgio Pereira Couto nos apresenta o panteão maia, e uma 'viagem' causada pelo santo daime, outro trabalho que ganha destaque pela originalidade do tema,  com os maias tão falados e tão pouco conhecidos (visto que 2012 o mundo não acabou não é?!)

Albarus Andreos apresenta A Menina que Olhava, com deuses egípcios, mas que infelizmente não me conquistou muito, já que para mim ele soou muito cruel, e isso me incomodou rs! Não é mau escrito, apenas soou muito perverso. Já em A Última Ceia de Mitra do autor Estevan Lutz, de forma breve nos mostra uma realidade onde o cristianismo não cresceu como principal vertente religiosa, é o culto a Mitra que é o principal nesta civilização.

O Legado de Anunnaki, do autor Márson Alquati, trabalha com um conceito que aprendi na ufologia, onde os deuses teriam vindo de outros planetas: eram os deuses astronautas? (existe um bom documentário a esse respeito com esse nome). O conto narra a história do mundo no passado, com trechos no presente na visão de um arqueólogo. No entanto o conto soou cansativo e não me agradou muito, mas mostra que o autor estudou muito sobre o tema.

Por fim fechamos a antologia com Consciência Quântica, do autor Juliano Sasseron, um ótimo conto que tem duas faces, uma onde um pesquisador têm diálogos com um novato na área de física. E outra onde o sonho que este pesquisador teve é narrado, e essa parte é muito boa, é uma conversa entre diversos avatares: Jesus, Arjuna, Maomé, etc. Nos trás muitas reflexões a cerca da fé!

A Batalha do Deuses merece destaque pelo bom trabalho gráfico da editora, cada conto se inicia com capas pretas com uma breve biografia do autor. A diagramação é simples, assim como sua capa, que apresenta a ideia central do livro mas poderia ser mais atraente.

Além de contar histórias esta antologia deve ser lida como um excelente modo de refletir a cerca das fés que nos cercam, e para nos lembrar do que passou e tentou ser apagado pela igreja. Com uma veia crítica que me agradou em cheio, é um prato cheio para quem quer ir além do espaço comum e confortável que muitos autores exploram.

  

Avaliação

>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 18 - FORMULÁRIO 






Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Não conheci o livro, mas ja fiquei interessada. Adoro contos, ainda mais os que falam sobre o passado como um todo, esse livro tem tudo para me prender na leitura!

    Adorei a resenha e como vc descreveu cada conto! Parabéns!

    Bjo ^ ^

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não curtir muito livros de contos eu achei muito interessante o assunto que A Batalha dos Deuses aborda..
    Religião e seus mistérios que não são poucos..Me interessei, acho que vou pesquisar mais e comprar um pra deixar na minha cabeceira!!
    Amei sua resenha bem escrita e falando sobre cada conto o que incentivou aindamais minha vontade de ler..
    Beijos Bruna!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Eu vou amar esse livro! Amo Mitologia e esses contos parecem incríveis. Já está na lista.

    Beijos e boas leituras.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia Bruna, e pelo visto é mesmo uma boa opção de leitura. Já estou anotando o nome.
    Bjs< Rose.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser legal e tudo mais, não conhecia ainda =/
    Mas tem algo que não me chamou a atenção completamente, não sei o que é KKK Mas não sei, eu leria se eu ganhasse ele, somente.

    ResponderExcluir