A Lista de Schindler – A verdadeira história – Mietek Pemper


 A verdadeira e mais completa história sobre a lista de Schindler, que salvou milhares da morte certa, contada por um sobrevivente e importante personagem deste drama, Mietek Pemper, que mesmo sendo judeu atuou como secretário de Amon Goth, o nazista que comandava o campo de concentração. Devido a sua importante atuação em toda a operação de salvamento ele foi consultor do filme a Lista de Schindler de Steven Spielberg. Pemper foi a única testemunha que poderia dar uma visão completa e precisa de operação de Schindler. Seu livro é cuidadoso e triste, contando o triunfo de ambos e da incapacidade de superar a dor.

   Um livro que eu estava com certo receio de comprar devido ao seu conteúdo ser algo verídico, e eu não queria chorar de novo lendo um livro hahahaha (derramei lágrimas com A Culpa é das Estrelas kkkk'). Mas, apesar de tudo, acabei comprando, é um livro consideravelmente pequeno, mas que carrega um conteúdo de certo modo "pesado" que 'entra' na mente do leitor, o que me fez ler este livro em três dias ao invés de um ou dois.
  O livro é narrado por Pemper, um judeu que está no campo, mas que por ser bilíngue, acabou trabalhando para göth (QUE RAAAIVA DESSE PERSONAGEM), embora ele sofresse como todos que ali moravam, ele tinha certos "privilégios" (se é que se pode chamar disso né, gente?).
  O livro que eu comprei conta ainda com algumas fotos do autor de quando ele era pequeno, já formado na faculdade, das cidades, etc. (não sei se todas as edições possuem isso).
   Um dos personagens que eu amei nesse livro foi o Schindler, que fez tudo aquilo que ele foi capaz para ajudar os judeus, porém o autor descreve Schindler, de forma verídica e não alguém idealizado. Separei um quote de exemplo:
        "Alguns perguntam, em minhas palestras, se é verdade que Schindler tinha tantos relacionamentos com mulheres quanto se comenta, limito-me a dizer:
 - Vejam, nós que estamos nos afogando descobrimos na margem um homem que já tirou a jaqueta para pular na água. O senhor acredita realmente que devíamos perguntar a esse homem corajoso se ele é fiel à esposa, porque se não for, não poderá nos tirar da água? Ele e sua mulher fizeram uma operação de resgate sem precedentes. [...] Isso é o essencial. Todo o resto não tem importância."
    No final Pemper comenta um pouco sobre o filme de Steven Spielberg, o que ele achou da adaptação e sobre alguns fatos que se passam no filme (estou quase soltando spoilers hahaha. Gente, sério eu ainda não vi o filme! #shameonme). Este é livro narra uma HISTÓRIA VERDADEIRA, portanto não esperem um enredo cheio de reviravoltas mirabolantes, um romance arrebatador no meio ou algo assim, porque ele é um livro MARAVILHOSO para seu propósito, que é narrar sob o ponto de vista de Pemper, sua vida, dificuldades que passou durante a guerra e, claro, a história por trás da LISTA DE SCHINDLER.
   Portanto eu encerro esta resenha dando MIL CASINHAS para este livro, que sem dúvida marca seu leitor. Recomendo muito esta obra para quem gosta de ler coisas que se passem na época do Holocausto, e principalmente alguém que gostaria de ler algo verídico sob o ponto de vista de um judeu que teve de usar de todo seu instinto de sobrevivência para escapar vivo desse terrível período da história da humanidade, e que contou com ajuda de pessoas maravilhosas que lhe propiciaram esta segunda chance.
Avaliação


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 13 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu não sabia que tinha este livro O.O. Acredite, eu já vi o filme e adorei (apesar de ter chorado horrores ¬¬), mas não sabia do livro... Vou procurar para compra-lo! O filme me emocionou muito, realmente deixa uma marca no espectador, imagino então como deve ser o livro....

    Adorei a resenha, vou comprar este livro o quanto antes ;)

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eu não li o livro, mas me emocionei e muito com o filme. Uma história de coragem e amor ao próximo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro nem vi o filme, acho muito triste esse tipo de livro e não gosto de ler nada do tipo. Não me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir