O Morro das Meias Fulminantes – As Desventuras de Tallulah Casey #01 – Louise Rennison

Em “O Morro das Meias Fulminantes”, primeiro volume da série protagonizada por Tallulah Casey, conhecemos a personagem de quatorze anos (e meio!), que está indo sozinha para um curso de verão em Dother Hall, na faculdade de Artes Cênicas que fica em Yorkshire. Como os pais dela vivem viajando, acabaram atrasando na inscrição da menina, que perdeu uma vaga no dormitório do curso, tendo que ficar hospedada em uma casa de uma família, meio excêntrica, digamos assim.
Lullah pensa que sua nova vida vai ser só glamour, mas as coisas não são como ela imaginou a princípio. Depois de diversas atividades, das mais variadas, nossa protagonista ainda não tem uma vaga certa para voltar para o próximo semestre, então vai precisar se sair muito bem no musical inspirado em “O Morro dos Ventos Uivantes” (por isso a brincadeira no título dessa obra), que todas as meninas do seu curso vão precisar interpretar como projeto final do curso.
Entre muitos dramas, atuações não tão boas assim, professores com alguns parafusos a menos, novas amigas, e, claro, garotos, nossa protagonista vai se divertir bastante, enquanto tenta esconder seus joelhos nada normais e espera que seu peitoral cresça logo.
“Ele era tããão simpático! Bem, e também super lindo. Tinha tudo que um menino dos sonhos deve ter. Frente, costas, lateral, uma cabeça.”
A narrativa de Louise Rennison é super gostosa, flui de uma maneira ótima e é muito divertida. O livro é narrado em primeira pessoa, e me peguei rindo alto diversas vezes dos comentários, sejam através de diálogos ou de pensamentos de Tallulah, e também das diversas confusões e micos em que ela se metia.
“Por enquanto, a única coisa que aconteceu nesse verão foi que um dos amigos abobados do Connor (normalmente conhecido como Garoto Idiota) passou a mão na minha bunda quando estávamos no ônibus.
Quando perguntei o que ele estava fazendo, ele respondeu:
- Fica fria, amor. Só estava apoiando a minha mochila, só isso.
Mas ele não estava. Conheço uma mão quando sinto uma na minha bunda.”
Gostei muito de Lullah e suas novas amigas, também divertidíssimas, Vaisey, Honey, Jo, Flossie e Ruby. Pois é, todas têm nomes estranhos, mas não são as únicas, diversos outros personagens tem nomes bem esquisitos e eu nem saberia pronunciá-los se precisasse. Me encantei com todas essas novas pessoas na vida de Tallulah, inclusive os donos da casa onde ela fica hospedada, que são hilários, e também os outros personagens bem esquisitos e engraçados que conseguem arrancar risadas do leitor com facilidade.
Todos os personagens, indo de Tallulah e suas amigas, passando pelos meninos que elas conhecem e pelos seus pais (tanto os verdadeiros quando os emprestados), e chegando aos professores de seu curso, são meio loucos, só que não de um jeito ruim (tá, seria meio bizarro conhecer, ao vivo, pessoas com algumas características que vemos no livro), e sim de um jeito voltado para a comédia. Algumas atitudes e conversas são tão doidas que só fazem o leitor rir.
“Uma pessoa vestida em vinil vermelho da cabeça aos pés, com óculos de proteção gigantes, saiu do carro. Ela tirou os óculos de proteção e havia um par menor por baixo.”
Durante o texto, alguns personagens usam expressões como ‘ocê’, ‘chocar os ovo’, ‘são bonito’, ‘co’cês’, entre outras, para dar uma ênfase no modo como as pessoas do local falam, isso pode acabar incomodando algumas pessoas, mas eu não tive problemas com esse tipo de linguagem, já que ela aparecia só de vez em quando.
A parte gráfica da obra está sensacional. A começar pela capa, super fofinha e em tons de rosa com verniz localizado no título, na meia, na coruja e em TODAS as boquinhas espalhadas pelo fundo (inclusive nas orelhas). Quando abrimos o livro, a primeira folha e a parte de trás da capa são listradas em preto e branco e há um desenho da meia que está na capa, o índice também tem desenhos, de cortina e uma coruja. A diagramação também está incrível, além da fonte em tamanho legal e um ótimo espaçamento, há fontes diferentes em alguns momentos e todo início de capítulo tem uma ilustração, acompanhada de duas frases que têm a ver com o capítulo em questão.
Acho legal que a tradutora tenha utilizado muitas notas de rodapé para explicar alguns termos de outras culturas, ou jogos de palavras que traduzidos, pois eles não teriam sentido se não fossem explicados.
Esse livro faz parte de uma trilogia e o segundo volume, Sonho de uma meia calça de verão, já foi publicado aqui no Brasil, também pela editora iD. O terceiro livro ainda não tem previsão de chegar aqui e ainda nem foi lançado lá fora.
Para quem não conhece Louise Rennison também é a autora de outra série juvenil, Confissões de Georgia Nicolson, que tem cinco livros lançados no Brasil pela editora Rocco (lá fora foram lançados dez volumes), cujo primeiro volume, Gatos, Fios-Dentais e Amassos, já foi adaptado para o cinema.
“Nesse ritmo, quem sabe eu consiga comprar um sutiã até os quarenta anos. Em tempo para a minha aposentadoria. Mesmo assim é um começo. Na verdade, dois começos.”

Com uma linguagem leve e uma narrativa cheia de diálogos, a obra de Rennison é muito descontraída e cumpre o prometido: encantar e divertir o leitor que busca uma obra voltada para um público mais jovem, ou aqueles que buscam se lembrar dessa fase de pré-adolescência, com situações cômicas e ótimos personagens. Super recomendada!
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 13 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Não é meu tipo de leitura favorito, mas fiquei curiosa com sua resenha. A capa tbm é linda demais!!!

    Adorei! bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  3. Ai me parece uma delicia de leitura!!!
    Adoro dar altas gargalhadas com uma narrativa brilhante!!
    Amei o titulo do livro muito original e me parece que a série toda é assim néah!!
    A capa é muito fofa!!
    As vezes tudo que é quero é um livro exatamente como esse com uma linguagem leve e que encante e diverte muito!!
    Ótima resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da história!!!
    Estou precisando de um livro leve e divertido! A capa é linda e sua resenha me deixou com vontade de ler o livro!!

    ResponderExcluir
  5. Logo que li o título do livro achei que tivesse algo a ver com O morro dos ventos uivantes! hehe
    Gostei bastante da história, parece ser bem divertida!

    ResponderExcluir