A Pedra Esculpida - O Livro do Tempo #01 - Guillaume Prévost


Samuel é um garoto com recém completados 14 anos, que mora com seus avós depois da morte da sua mãe em um acidente de carro, e que depois de aguardar por 12 dias o retorno do seu pai sem qualquer notícia, resolve ir para a casa deste procurar por qualquer pista dele. No sótão encontra uma pedra esculpida e um livro antigo, e com uma moeda furada que se encaixa no livro descobre que pode viajar através do tempo.

Esta viagem passa por uma aldeia de monges atacada por Vikings, um ataque na primeira guerra mundial, uma conspiração entre as pirâmides do Egito e uma aldeia na Idade Média. Mas, embora encantado com a nova descoberta, Sam tem apenas um objetivo: encontrar seu pai. Esta é a aventura que se esconde nas páginas do livro A Pedra Esculpida, volume 1, da série O Livro do Tempo, do autor Guillaume Prévost, pela editora Galera Record.

A princípio este livro soa como mais um livro de fantasia jovem, mas ao longo da trama ele se torna autêntico. É incrível como a cada local que Sam passa uma micro-história se descortina, pois embora Sam tenha que procurar por pistas de como a pedra esculpida funciona e pistas de seu pai, ele também tem que sobreviver no local onde apareceu.

Logo ele passa alguns dias nos locais, tendo que se relacionar com pessoas de tempos muito distantes do seu. Cada passagem trás um universo, e quando você está se acostumando é levado para outro tempo, ou do passado ou para o presente do livro. É impossível enjoar, o ritmo do livro é acelerado e contagiante, já que você não sabe qual será o próximo local que Sam irá, nem qual pista vai encontrar. A capa é linda, retrata o livro do tempo. A diagramação é simples, e narrativa é em terceira pessoa, sob o ponto de vista de Sam em 237 páginas.

Sam é um garoto inseguro, que ainda está em luto pela morte da mãe e que se sente abandonado pelo pai que decidiu deixá-lo na casa dos avós. Não consegue colocar em palavras o que sente e por isso é mal compreendido pela família que pensa que todas as suas ações se dão em virtude do que passou. Acredita que não é capaz de enfrentar as adversidades, mas quando se vê diante da escolha sempre age rápido, com um raciocínio perspicaz e eficiente.

As viagens não só o colocam mais próximo de ajudar o pai, como o aproximam da prima Lili. Também permitem maior segurança para enfrentar sua realidade e seu maior inimigo no judô. A Pedra Esculpida cumpre o que promete, uma aventura no tempo, que não só narra as aventura de um menino, como também seu amadurecimento diante da vida.

Qual sombra de nosso inconsciente apareceria se nos deparássemos com outros tempos, que exigem cada um forças que nem sabíamos possuir?  Como você agiria sem as mesmas regras que existem hoje? Descubra junto com Sam nesta ótima aventura através da história.

A Pedra Esculpida faz parte de uma trilogia, que conta ainda com mais dois livros já publicados no Brasil pela Galera Record: As Sete Moedas (Vol.2) e O Círculo de Ouro (Vol.3).


Avaliação

           >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 13 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Nunca li nenhum livro sobre viagens no tempo. Esta é a segunda resenha que leio sobre o tema e gostei muito. Fiquei mega curiosa!!!

    Adorei a resenha!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Livro maravilhoso ♥

    http://des-conversando.blogspot.com.br/2013/05/preciso-de-uma-coisa-de-voces.html preciso de sua ajuda *-* se vocês puderem me ajudar vou ficar mt feliz, sigo e divulgo todos os blogs que me ajudarem (:

    ResponderExcluir
  3. Viagem no tempo não é um tema q eu curti muito.
    A resenha está otima, mas o livro não me interessou muito!

    ResponderExcluir
  4. Que massa essa historia!!!
    Simplesmente amei a resenha e achei o enredo do livro muito interessante ♥
    Não conhecia o livro e como ainda não li nada relacionado a viajem no tempo me encantou ainda mais!!
    A capa é realmente linda da um aspecto de livro velho néah!!Um capricho só ;)
    Espero conseguir lê - lo
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nao faz muito meu estilo esse..
    Achei a capa muito sofisticada, mas nao da quase pra ler o nome.. rs
    nao tinha visto nada sobre esse livro..msm com seu alto voto, sei la. nao senti vontade..

    =/

    bjs

    ResponderExcluir