O Futuro de Nós Dois – Jay Asher e Carolyn Mackler

Em “O Futuro de Nós Dois” o leitor é transportado de volta ao passado. O ano? 1996, quando a internet ainda estava surgindo para o público e muitos dos jovens ainda não tinham tido sua primeira experiência em um mundo online.
Nesse contexto conhecemos os vizinhos Emma e Josh. Ela está no segundo ano no colégio, ele, como é um ano mais novo, no primeiro. Eles eram melhores amigos até o ano anterior, vivam andando juntos, Josh sempre estava presente na casa de Emma, eles se comunicavam de uma forma criativa quando cada um estava em sua própria casa (lembrando que na época quase ninguém tinha celular também), até que ele entendeu os sinais errados e o resultado é que um ano depois nada mais era igual. Eles podiam não ignorar totalmente a existência do outro, mas a amizade nunca mais foi a mesma.
Tudo está prestes a mudar quando Emma recebe um computador de presente de seu pai, que agora tem uma nova família, e Josh aparece em sua casa para lhe dar um CD-ROM da America Online (AOL) para que ela possa acessar a internet. Quando ela finalmente faz seu primeiro acesso, algo inusitado acontece. Uma página da qual ela nunca tinha escutado falar aparece em sua tela, e depois de digitar e-mail e senha ela está vendo o Facebook. Mas, o mais estranho disso tudo é que a pessoa que está naquela foto no canto superior esquerdo se parece muito com ela, só que mais velha e já casada.
Primeiro eles acham que aquilo é só uma pegadinha de algum espertinho, mas com o passar dos acontecimentos, eles acabam descobrindo que aquilo ali na verdade é o futuro... dali a 15 anos! Mas será que eles estão preparados para aceitar o futuro como ele vai ser? E quando percebem que até a menor das decisões no presente pode fazer com que o futuro apresente as mais diversas consequências?
Preciso dizer que estava super ansiosa para ler esse título desde que soube do lançamento. Primeiro porque adorei a sinopse, segundo porque queria muito conhecer o trabalho desses dois autores, ou seja, ótima oportunidade para começar. Então, quando a Galera Record me enviou o kit surpresa, imagina a minha expressão de felicidade? Dei até pulinhos de alegria. Logo o passei para frente da minha pilha de leitura e assim que acabei o livro que estava lendo, corri para começar esse e acabei rapidinho. Mas pena que já acabou, queria mais. Posso afirmar que minhas expectativas estavam lá nas alturas e elas foram alcançadas.
A história é narrada pelos dois protagonistas, Emma e Josh, e os capítulos são intercalados entre seus pontos de vista em primeira pessoa. Quem acompanha minhas resenhas sabe o quanto eu adoro esses dois métodos para poder entender os pensamentos de cada um, o que leva os personagens a tomar cada decisão, além de conhecer seus sentimentos. Dessa vez ficou ainda melhor porque cada autor foi responsável pela parte de um dos personagens.
Como eu já disse antes, adoro essas coisas de mexer com o passado e/ou futuro (nesse caso só futuro). Principalmente as possibilidades que os autores encontram para trabalhar com esse assunto. A ideia utilizada por Asher e Mackler de levar o leitor para o passado e utilizar o Facebook, que é uma rede social muito utilizada atualmente, para prever o futuro dos personagens é ótima e nunca tinha pensado em nada parecido, então ter a experiência de ler em forma dessa história magnífica foi maravilhoso.
 A narrativa é deliciosa e as páginas fluem com uma rapidez incrível. O leitor se sente conectado com tudo o que está acontecendo ali, principalmente para aqueles que viveram no mundo pré-internet e também conheceram o que era acessá-la de forma discada, deixando o telefone ocupado enquanto está em uso, e viveram anos sem telefone celular, entre outras referências da época utilizadas pelos autores. Em 1996 eu ainda era muito criança, mas aqui no Brasil a internet demorou um pouco mais a chegar para o público em geral (bom, pelo menos na minha casa demorou mais, já que só tive meu primeiro acesso lá para o ano de 2000 hahaha – Quem teve AOL e lembra da mensagem “Olá, você está online! Chegou mensagem para você!”, que era falada logo quando a internet era conectada?).
Os personagens foram muito bem construídos e gostei muito de todos, principalmente Emma e Josh, que são bem diferentes entre si, e deixaram a história com o tom certo para divertir e entreter o leitor, de uma maneira suave, fofa e descontraída.
Após terminar a leitura, a obra nos deixa com algo para pensar. As vezes é legal deixar um pouco do mundo online de lado, e também não adianta ficar se prendendo a um passado que não pode ser modificado, e viver sem querer ter um futuro totalmente programado, já que uma pequena decisão hoje pode afetar o que vai acontecer mais para a frente, então é legal se focar no que acontece no presente e viver a vida buscando o que nos faz felizes, e não o que faz o próximo feliz.
O único ponto negativo, em minha opinião foi o final. Primeiro que quando estava terminando algumas coisas ficaram meio corridas, e não gostei da resolução em relação ao Facebook, acho que foi meio mal desenvolvido. Mas, principalmente, fiquei frustrada quando o livro terminou porque acredito que os autores poderiam ter colocado pelo menos uma frase a mais para terminá-lo melhor, mas ainda acho que poderia ter um capítulo ou mais para ficar ainda mais perfeito.
Mesmo com esse ponto negativo, não poderia dar menos do que 5 casinhas na minha avaliação final, já que acho que 4 não fazem jus a história em si. Gostei muito do desenvolvimento de tudo e, principalmente, da originalidade.
A capa é um caso à parte. Muito linda, mais bonita do que a original, e me apaixonei desde a primeira vez em que a vi, tem tudo a ver com o conteúdo, os personagens são parecidos e os elementos são um charme a mais, e a versão impressa ainda apresenta verniz localizado no título. A diagramação está ótima, e mesmo simples trás uma fonte com tamanho e espaçamento super confortáveis para a leitura. Achei legal o início de capítulo, que são escritos da seguinte forma: “30://Emma” (capítulo 30 – narrado por Emma), já que brinca um pouco com a coisa da internet.
Gostei tanto do livro que acho que os autores poderiam pensar na possibilidade de escrever um novo, agora contando o que realmente acontece nas vidas dos personagens 15 anos depois, e o que aquele passado em que eles descobriram o Facebook e o acessaram, e consequentemente mudaram o futuro, afetou na vida dos personagens na atualidade. Eu leria com certeza.

Recomendo esse título para todos aqueles que buscam uma sensível e deliciosa comédia romântica do gênero jovem adulto, escrita através de uma ideia muito original, com uma narrativa leve e agradável, que vai encantar a todos os leitores de qualquer idade que gostem desse estilo de leitura.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 13 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Eu tbm gostei muito da capa e da sinopse do livro. Sua resenha é a primeira que leio e fiquei super curiosa!!!!

    Tbm gosto deste estilo de narração, muito melhor do que em terceira pessoa!

    Adorei!!!
    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. A capa é um amor. A sinopse uma maravilha, e a sua resenha então? *-* haha. Eu gostei tanto do estilo de narração dele. ♥ Emfim, tenha uma ótima semana, Deus te abençoe. *-*

    http://des-conversando.blogspot.com.br dá uma passadinha no meu? tem post novo: "Comer bem, faz bem." Se gostar segue e comenta em algum post, beijos amor *-*

    ResponderExcluir
  3. Esse com certeza eu pretendo ler.
    Adorei a resenha, já imaginava que o livro era bom.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Estou muito ansiosa para ler esse livro, a curiosidade está me matando! Só vejo o pessoal elogiando, falando maravilhas, e minha vontade só aumenta rsrs.

    A capa então, nem preciso falar nada *-* .

    Beijoss,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha! Acho a capa bonita e estou curiosa pelo livro.
    Deve ter momentos bem divertidos e fofos na história! Amo comédia romântica!! Vou gostar do livro!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei *-*
    Sou apaixonada por comédias românticas!!
    E com um tema como descobrindo o futuro através do face book então bem distinto de tudo que eu já li =)
    A capa realmente é belissima!!
    Haaa estou bem curiosa...
    Muita coisa mudou de 1996 pra cá é legal ter uma ideia do quanto tudo esta diferente!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. aah eu amo romances e o nome ja mostra q se trata disso!
    eu gostei da capa tbm..
    Adorei sua resenha.
    Logo q comecei a ler, achei meio estranho se passar em 1996.. mas é diferente e diferente pode ser muito bom!!
    Quero!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro! Deve ser uma história bem interessante, principalmente aos que conheceram o mundo pré-internet, como você mesma disse na resenha. Gostei de a história ser contada pelos pontos de vista dos dois personagens, acho que dá uma visão bem ampla da história.

    ResponderExcluir