A Guerra de Tronos – As Crônicas De Gelo e Fogo #01 – George R.R. Martin


Em uma das minhas resenhas mais antigas, eu disse que, se fôssemos classificar as histórias dos livros que lemos, já teríamos categorias específicas em nossa mente para qualificá-los: livros de mistério, de romance, de aventura, de suspense... Mas A Guerra de Tronos, de George R. R. Martin, não se classificaria em nenhuma dessas categorias. Se apresentando como um livro extremamente pretensioso—escrito por um cara considerado o Tolkien americano—o livro acaba se mostrando uma mistura de todas essas categorias, e seria necessário criar uma só para ele.
Comecei a ler o primeiro livro da série As Crônicas De Gelo e Fogo (atualmente com cinco livros publicados) com certa apreensão, justamente por essa pretensão. Ali estava um livro de mil páginas que poderia ser muito bom, ou poderia ser simplesmente aquilo o que alguns falam: uma cópia de O Senhor Dos Anéis. E certamente, nenhuma escolha foi mais certa do que ler a Guerra de Tronos. Isso é sério.
A série se passa num mundo fictício, num continente chamado Westeros, onde um dia já existiram sete reinos, cada um deles comandado por uma casa nobre diferente. Hoje, todos esses reinos estão sob o comando de uma única coroa, atualmente pertencente à Robert, da Casa Baratheon. Mas num mundo onde magia existe, onde senhores e senhoras cheios de ambição querem sempre atingir um patamar superior de status e riqueza, nenhum rei está seguro, e o Trono de Ferro, de onde o monarca comanda, se torna o objeto de uma disputa perigosa...
Senti um caráter extremamente introdutório neste livro, que apesar de já apresentar as intrigas sobre as quais a história se sustenta, tem mais a função de introduzir os personagens ao leitor. Neste livro conhecemos as casas principais dos reinos de Westeros, os personagens que terão maior importância no decorrer da série e também os acontecimentos que vão levar à história principal. Narrado em terceira pessoa, mostrando as perspectivas de oito personagens diferentes (os quais nomeiam os capítulos), o livro te dá os vários lados da história, e os personagens criados por George R.R Martin são tão humanos que é difícil não gostar deles; eles cometem erros, tomam decisões certas ou erradas, são tendenciosos e pagam pelas escolhas que fazem. A ambientação criada pelo autor é maravilhosa—é fácil mergulhar nas descrições, nos cenários criados e nas batalhas, contadas de modo preciso e objetivo.
E além de tudo isso, Martin não tem pena de seus personagens. O universo medieval criado por ele mostra o quanto o homem pode ser mesquinho, mercenário, feito de tolo e acabar cometendo erros ridículos—coisas que, no lugar deles, nós também faríamos. Às vezes, deu vontade de jogar o livro pela janela, de entrar no livro e matar um personagem por uma escolha feita, e Martin tem meu mérito por isso. Me fez mergulhar em mil páginas com a voracidade de um animal selvagem e me emocionar de uma maneira diferente em cada uma delas. Me fez amar o pequeno Bran, ficar apreensivo com sua irmã Arya, acompanhar o amadurecimento de Jon, sofrer junto com Eddard e Catelyn, odiar Sansa, quebrar a cabeça para descobrir quem é Tyrion e torcer por Daenaerys com todas as minhas forças.
O único problema do livro é que, por cobrir oito perspectivas diferentes, o desenvolvimento da história é lento e arrastado. A narrativa extremamente bem conduzida pode compensar esse fato, mas várias pessoas podem enxergar isso como um defeito, e com razão. Além do mais, as descrições são um pouco cruas, e há cenas impróprias.
Li esse livro pela edição especial de colecionador da Leya, onde os livros são menores que as edições normais e, consequentemente, tem mais páginas.  O Box é maravilhoso e mesmo a capa sendo simples comparada à original, é linda de se admirar. A Leya fez um bom trabalho com a diagramação—não encontrei erros de português, e os mapas que acompanham o livro, junto com o apêndice das casas de Westeros no final são um mimo bom de admirar.
Nem preciso falar que amei o livro. Recomendo para pessoas que gostam de histórias medievais, com disputas políticas, espadas, mistério, magia, suspense e aventura. E também recomendo para quem nunca leu do gênero... É uma ótima forma de começar.
Avaliação


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 13 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oieee!!!
    Amei a resenha!!
    Tenho muita vontade de ler a série mas confesso que o numero de paginas me assusta um pouco!
    Mas pelo jeito vale muito a pena né =)
    Adoro historia medievais com muita magia e suspense!!
    Esta na minha lista de leitura espero ler em breve!! >.< Beijos

    ResponderExcluir
  2. Menina do céu! Que resenha foi essa??? Juro, se eu tivesse este livro aqui, começaria a lê-lo agora!!!! Maravilhosa, adorei mesmo parabéns!!!

    Eu quero muito ler esta série, mas o preço nunca me ajuda... triste isso!

    Bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Essa lentidão na história me irritou!!.o q acalmava era saber q tinha capítulos do John e da Daenyris, meus.personagens favoritos!
    Gostei do livro mas ainda não tive coragem de terminar de ler a série!

    ResponderExcluir
  4. Nao sinto vontade d ler.. prefiro ver a série na HBO... rs
    Nao faz meu estilo, ja q eu sou uma pessoa mais romantica e tals..
    mas realmente vc curtiu esse livro.. hehehe

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Júlia! Acredita que não consigo me interessar pela série? :/
    Tenho pensado em começar a ler para ver se gosto, pois leio livros com essa temática. Mas sei lá, algo me faz ficar com o pé atrás... Alguns amigos estavam contando um pouco da história e não sei se posso gostar do que ela trata. Enfim, só mesmo dando uma chance ao livro! :)

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Estou bem curiosa para ler, mas como todo mundo espantada com a quantidade de páginas. Mas pretendo sim ler, em breve.

    Beijos*

    ResponderExcluir