Especial Mangás: Honey & Clover - Chica Umino


Meu post de hoje é sobre um mangá. Mangá é o nome dado para as histórias em quadrinhos no estilo japonês. Apesar da estrutura parecida, os mangás são diferentes das tradicionais HQs, tanto no modo de leitura quanto nos conteúdos.
O mangá sobre o qual vou falar é um dos meus favoritos e um dos primeiros títulos que indico tanto para os fãs dessas obras japonesas quanto para as pessoas que nunca leram um mangá. O título do qual estou falando é “Honey & Clover”, mangá lançado pela editora Panini no Brasil e concluído em dez volumes.
“Honey & Clover” é um josei, termo usado para designar títulos voltados para o público feminino adulto.  O mangá conta a história dos jovens Shinobu Morita, Yuuta Takemoto e Takumi Mayama, que são estudantes de uma escola de Artes e dividem um apartamento em Tóquio.
Tudo muda quando eles conhecem a jovem Hagumi, filha do primo de um de seus professores na escola de Artes, Shuuji Hanamoto.  Hagumi vivia no interior e se mudou para Tóquio para estudar na escola em que Shuuji leciona, pois possui enorme talento para as artes.
Hagu é extremamente tímida no início da história, mas vai se soltando conforme a amizade entre ela, os rapazes e a jovem Ayumi Yamada vai crescendo. Juntos, Hagumi, Morita, Takemoto, Mayama e Ayumi formam um grupo de amigos que passaram por muitas situações ao longo dos cinco anos retratados no mangá, situações essas que poderiam ser vividas por qualquer um de nós.
Ayumi, Morita, Mayama (em pé), Hagumi e Takemoto
Os personagens possuem características marcantes. Hagumi é tímida e frágil, mas é uma artista talentosa, capaz de despertar o amor de dois dos rapazes. Ayumi é forte, inocente e muito bonita, mas sofre por um amor não correspondido que sente por um dos jovens. Takemoto é muitas vezes confuso, mas gentil e muito generoso. Mayama é um jovem responsável que luta pelo amor de uma mulher mais velha. Morita, meu personagem favorito, é o responsável pela maior parte dos momentos cômicos da história. Ele parece não se preocupar com nada, vive causando problemas e some sem avisar diversas vezes, voltando sempre cheio de dinheiro, mas é engraçado, inteligente e muito talentoso.
Outros personagens também têm grande importância na obra, os maiores exemplos disso são o professor Shuuji (que é muito protetor em relação à Hagu) e Rika Harada, dona da empresa de Design na qual Mayama trabalha por um tempo e a paixão do mesmo.
Triângulos amorosos, amores não correspondidos, a difícil busca por si mesmo, primeiro emprego, dúvidas quanto ao futuro, problemas e relações familiares, perdas, superação e, principalmente, o valor da verdadeira amizade têm espaço na trama. “Honey & Clover” pode emocionar os leitores, pois é difícil não se identificar pelo menos em alguns momentos com a história vivida e com os dramas enfrentados por cada um dos personagens.
Escrever sobre um livro ou mangá que você amou não é uma tarefa simples, assim como escrever sobre uma das histórias que mais te emocionou na vida. “Honey & Clover” entra nessa categoria, é impossível expressar através de palavras o quanto a obra de Chica Umino é capaz de emocionar. Os diálogos, os pensamentos e a profundidade de cada um dos personagens fizeram com que eu me apaixonasse pela história de tal forma que a espera pelo lançamento do próximo volume sempre pareceu longa demais. O final da trama é de certa forma surpreendente, mas totalmente plausível. O último volume da série me causou diversas emoções, eu sorri e chorei em alguns momentos, mas a verdadeira tristeza era o fim da obra, que sempre será uma das minhas favoritas.
Para quem nunca leu um mangá posso dar um conselho: leiam o primeiro volume de “Honey & Clover” para ver o que acham.Se não quiserem se arriscar com um mangá, assistam ao anime baseado na obra. O anime leva o mesmo nome e conta com 24 episódios e dois OVAs (episódios sem grande importância para a trama principal). A segunda temporada, “Honey & Clover II”, conta com doze episódios. O anime é fiel ao mangá, por isso vale a pena conferir os dois.
Se vocês gostam de histórias emocionantes, divertidas e contagiantes, dificilmente vão se arrepender de ler e/ou assistir “Honey & Clover”. A arte da autora é muito bonita, servindo para dar mais valor para a obra, que reúne uma ótima história e uma arte de qualidade.

 >> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 04 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Nunca li um mangá, e não tinha interesse em conhece-lo. Mas depois desse post fique muito curiosa para conhecer a história do mangá.

    ResponderExcluir
  2. Adoro mangá *-*
    Esse mês vou para o Anime Family daqui do Rio para comprar alguns. Esse não está incluído ainda na minha lista de compras, mas provavelmente no próximo irei comprar uma edição para ver se gosto :D
    Adorei a resenha. É muito difícil alguém resenhar mangá *-*

    ResponderExcluir
  3. Sou super fã de mangás e animes, mas gosto de tantos que não dou conta de ler, comprar ou assistir rs...No momento tô comprando One Piece, Dragon Ball e Sakura Card Captors...

    Nunca tinha ouvido falar desse Honey Clover...vou espiar assim que possível pq parece bem fofo =]

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  4. Nunca li uma mangá, mas também nunca tive vontade de ler, eles sempre parecem tão confusos de ser ler para mim, que eu desanimei :/

    A capa do mangá é sempre tão fofinha *-*

    Beijos, Jess
    http://esliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro animes e mangas e Honey & Clover faz parte da minha coleção. Estava carente de um bom manga depois que Nana estagnou e vi uma manga com uma capa muito fofa na banca. Não perdi tempo e logo comprei o volume 1 de Honey & Clover e não me arrependi!
    Minha personagem favorita é Ayu, adoro o jeito violento dela, mas adoro Morita também.
    Depois de ler essa resenha, fiquei até com vontade de reler. Como a periodicidade de lançamento aqui era bimestral, se não me engano, sentia muita falta também nesse intervalo. E como minha memória é péssima, esqueci muitos detalhes.
    Depois do fim de mais este manga, meu novo vício de obras fofas é Kimi ni Todoke!

    ResponderExcluir
  6. Eu assisto vários animes, mas nunca li mangas. Tenho vontade iniciar uma história que já está finalizada e essa me pareceu bem gostosa de ler. Eu adoro Artes, então acho que vou me divertir. Gosto de histórias de fantasia que vão bem além do dia-a-dia, mas também gosto dessas histórias que envolvem mais os temas cotidianos. Nos envolvemos mais quando nos deparamos com coisas que já vivemos ou nos identificamos muito com um personagem.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li Mangá, mas depois desse post, me interessei bastante!!

    ResponderExcluir