Especial séries: House MD

   Julho, para muitas pessoas, significa mais tempo livre e busca por diversão. Além dos queridos livros, outra opção de entretenimento são as séries de TV. Nesse meio, que se caracteriza por ser muito competitivo, algumas produções costumam se destacar, seja pela qualidade do roteiro ou pela competência do elenco. Por esses e tantos outros motivos, o seriado estadunidense House MD alcançou fama mundial e admiração do grande público ao narrar a rotina de uma equipe médica liderada pelo personagem homônimo.
   O principal cenário da série é o Hospital Princeton-Plainsboro. Entre a brilhante equipe, destaca-se o Dr. Gregory House, chefe do departamento de Medicina Diagnóstica e o melhor médico da instituição. Não apenas de méritos, porém, é formada a reputação de House: ele é também conhecido por seus excêntricos métodos, que incluem o uso de tratamentos experimentais e a manutenção do mínimo possível de contato com seus pacientes. Sua arrogância irrita todos e o tornam o típico anti-heroi - embora detestado pelo jeito inflexível que apresenta, sua genialidade é fascinante.
   O Dr. James Wilson é o único e grande amigo de House, mas tem uma personalidade muito mais maleável que a dele. Seus sucessivos divórcios sempre são citados em longas discussões que, inevitavelmente, culminam em análises sinceras de seus traços psicológicos. A Dra. Lisa Cuddy, diretora do hospital, também é próxima do protagonista, porém menos disposta a aturar as ideias de House. Mais alguns competentes médicos fazem parte do cotidiano de House MD - Robert Chase, Eric Foreman e Allison Cameron compõem  a primeira equipe, e outros são contratados durante as oito temporadas. 
   A série venceu inúmeros prêmios, incluindo dois Globos de Ouro, e foi a mais assistida em 2008. Hugh Laurie, o inglês que interpreta o personagem principal, é dono de uma atuação incrível, que recebe constantes elogios. O texto também é espetacular, gerando diálogos repletos de ironias. Os personagens são inteligentes e complexos, fugindo do estereótipo muitas vezes sentimentalista que esse tipo de roteiro pode agregar. Gregory House, claramente inspirado em Sherlock Holmes, relaciona-se com suas mais profundas dores e dilemas  para combater as verdadeiras vilãs desse e de qualquer outro hospital: doenças misteriosas que, muitas vezes, parecem surreais.                                    
   Caso deseje se aprofundar no universo criado por David Shore sem abandonar a literatura, é interessante a leitura de "A ciência médica de House", escrito pelo jornalista especializado em medicina Andrew Holtz. O livro compara o seriado com a realidade, definindo a tênue fronteira entre o que ou não verossímil e justificando os possíveis exageros cometidos para potencializar o efeito dramático dos enigmas médicos. Holtz analisa diagnósticos, exames e o comportamento dos profissionais com muita perspicácia, fornecendo à leitura a fluência necessária para torná-la, ao mesmo tempo, prazerosa e informativa.
   Recomendo a série para todos que querem assistir um envolvente drama médico. Os interessados pelas mais excêntricas enfermidades e sintomas certamente não vão se decepcionar.


Para assistir: A oitava temporada está sendo reexibida no Universal Channel, nas quintas-feiras, às 20h. No mesmo dia, às 23h55m, a Rede Record também transmite a série. 

Para saber mais: Acesse o espaço da série no portal da Universal. Na página, são frequentemente postados vídeos, fotos, informações e entrevistas do elenco. O site é http://uc.globo.com/programas/house/. 

Avaliação




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 05FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Aiai eu assisti House algumas vezes + não consigo, eu sou mto hipocondríaca e eles são mto carniceiros pra descobrir as doenças, quase matam os pacientes tentando entender a doença rs! Sem ser que o House é prepotente demais...

    Foi-se os tempos em que eu via seriado de medicina com ER rsrs!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  2. Sou completamente apaixonada por House! Adoro os personagens, as histórias e já assisti todas as temporadas algumas vezes. Adoro a personalidade do House e sua relação com a equipe.. Eu queria muito mais que 8 temporadas mas fazer o que né ?.. Pra quem nunca assistiu e pra quem já gosta de séries assim é realmente uma ótima dica :)

    ResponderExcluir
  3. Assisti poucos capítulos dessa série, e gostei, mas não interessei tanto a posto de continuar vendo os outros episódios. Não sabia que a série já está na 3° temporada... Gostei muito do seu post, vou tentar, de novo, assistir a serie.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente nunca vi nenhum episodio de House, sempre tive curiosidade cara...mas toda hora que ia ver...acontecia alguma coisa T_T
    Tenho uma amiga que fica jogando na minha cara " cara, como vc nunca viu house? Um dia ei de ver essa série! *-*

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudia!

    Todo mundo ama essa série!
    Mas comigo foi diferente, não conseguiu me prender.
    Assisti a alguns episódios e depois enjoei. Sei lá...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Amo House, mas infelizmente não assisti ainda os episódios da última temporada. Acabei ficando sem tempo de acompanhar e acumulou. Depois que a série terminou, bateu uma depressão e agora dá medo de assistir até o final =/

    Não sei mesmo como tem gente que não gosta de House. Uma série super inteligente, ácida, irreverente. House foi o ídolo de uma geração. Deixará saudades...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito do House mas acho que nunca aceitaria que ele cuidasse nem de um resfriado meu (como se ele fosse fazer isso). rsrs. Ele é muito radical nos tratamentos fato que me deixa cada vez mais viciada na série. Ainda estou na 3ª temporada.

    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  8. Pena que essas férias de julho são tão curtas. Nem dá para aproveitar tanto assim. Queria ter lido e assistido mais coisas, mas não consegui nem terminar de assistir nem um anime. = (
    Apesar de adorar seriados e já ter assistido um ou dois episódios da série, ainda não tive oportunidade de assisti-la toda. Minha esperança agora são as férias de Dezembro. *.*
    Quanto ao livro... Já tinha lido algo sobre ele, mas acho que nem tinha chamado muito a minha atenção na época. Mas agora achei interessante o fato de desvendarem algos fatos com a realidade. Adorei!

    Bjoos

    ResponderExcluir
  9. Eu só tive duas semanas de férias
    adoro séries, mas não acompanho nenhuma pois se eu acompanhar
    não vou ter tempo pra todas as atividade :(

    ResponderExcluir
  10. No começo eu amava House... Na época do Chase, da Cameron e do Foreman. Depois de um tempo eu deixei de assistir e achei algumas coisas meio estranhas e doentias. Vi um episódios ou outros e gostei especialmente quando ele começou o romance com a Cuddy. Mesmo nem sendo espectadora assídua fiquei um pouco triste da série ter acabado.

    ResponderExcluir
  11. Como não amar House? Eita personagem delicioso de assistir. Tem gente que odeia, mas eu adoro o jeito irônico e até meio estúpido dele ser. ^^ Confesso que não assisto a série frequentemente, mas mesmo assim senti por ter acabado. :(

    ResponderExcluir
  12. Comecei a ver House no Universal Channel, então eram episódios aleatórios e de temporadas diferentes. Um dia, resolvi assistir em ordem cronológica e fui da primeira até a metade da terceira. Não sei porque parei! Agora me dá uma preguiça enorme de voltar porque são 17291829172 temporadas.

    Quanto ao livro, fiquei bem curiosa pra conhecer. Parece muito interessante, pois sempre pensei que, se eles errassem quanto à medicina da série, apesar de ter profissionais da área no roteiro, ninguém poderia questionar porque o grande público é leigo no assunto. Mas, ao mesmo tempo, tenho medo de gastar dinheiro e acabar não gostando, já que não sou acostumada a esse tipo de leitura. Tem também o "A Filosofia de House", mas não sei se segue a mesma linha desse aí.

    Muito interessante o post! :)

    Beijão
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir