Sempre – Os lobos de Mercy Falls #03 – Maggie Stiefvater


Começo essa resenha com uma despedida, afinal “Sempre” é o último volume da trilogia “Os lobos de Mercy Falls”, da autora querida por muitos, Maggie Stiefvater. Se estivesse falando isso para a autora, diria um muito obrigada por criar um mundo e personagens incríveis como os que estão presentes em sua história. Sei que muitos leitores se despediram desse universo com dor no coração, já que a partir desse momento não teremos mais Sam e Grace para nos fazer suspirar por uma linda história de amor enquanto tentamos desvendar os mistérios por trás dos lobos.
Lembrando que não há spoiler nessa resenha, nem dos dois primeiros livros.
Em “Sempre”, continuamos acompanhando a vida de Grace, Sam, Isabel, Cole e todos os lobos de Mercy Falls. Enquanto os dois primeiros têm que viver separados, longe um do outro por causa da condição dos lobos no inverno, os dois últimos ainda não admitem seus sentimentos um pelo outro.
Com avanços na tentativa de descobrirem se existe uma cura para que parem de se transformar em lobos quando a temperatura cai, novos experimentos são realizados, mesmo com riscos altos, fazendo com que cheguem cada vez mais próximos da verdade.
Enquanto isso, os personagens crescem durante a trama, enquanto enfrentam problemas com a sociedade, como ter que esconder a verdade dos demais, e serem vistos como responsáveis pelo sumiço de algumas pessoas e morte de outras, e ainda precisando lidar com os próprios dramas pessoais (com família, amigos, etc.) e internos, tentando entender a vida que estão vivendo no momento, lindando com ela da melhor maneira possível.
Além de ser o final para a trama de Sam e Grace, esse é o meu livro preferido dos três. O começo da leitura estava meio parado, arrastado. Mas, conforme as páginas foram sendo passadas e a história foi sendo mais moldada, me envolvi completamente com o fim dessa saga.
Essa série é tocante. Se você começa a ler e se deixa levar pelas palavras da autora, logo vai ficar envolvido de uma forma que não dá pra voltar atrás, e você só quer saber de buscar respostas para suas perguntas, que acabam sendo as mesmas dos personagens.
A narrativa de Maggie é totalmente encantadora e poética. Não é uma leitura que você faça rapidamente (pelo menos não é assim comigo), já que a forma dela de escrever faz com que você se envolva com todos os detalhes que ela coloca em suas páginas, de uma forma incrível e que você precisa saborear para avançar.
Os capítulos ainda são intercalados entre os quatro protagonistas: Sam, Grace, Isabel e Cole, e é sensacional ver como personagens tão diferentes entre si possam se dar tão bem e uma amizade forte surgir entre eles por causa de apenas uma coisa, inicialmente, os lobos. Gosto muito de ver como a autora desenvolve cada um deles, com suas particularidades, pensamentos e ações, e suas interações com os próximos. Gosto bastante de poder olhar com olhos diferentes para situações semelhantes e poder enxergar as coisas sob outras perspectivas.
Esse livro faz aflorar diversas emoções no leitor, que vão da tristeza ao alívio, passando pelo amor e pela compaixão. Você pode se pegar suspirando pela beleza do amor entre Grace e Sam, e depois de passar algumas páginas começar a chorar sem conseguir mais enxergar o que está em sua frete porque algo que não queria que acontecesse, acontece.
E o amor... Ah, o amor! Grace e Sam são o casal suspiro, que nos fazem admirar um amor tão bonito e desejar algo assim para si próprio. É tão bonito de se ler. Eles se completam, o que tem em um falta no outro, e juntos tornam-se algo incrivelmente fofo.
Sinceramente, “Sempre” quase valeu as 5 casinhas da minha avaliação, mas o final deixou a desejar. Fiquei triste, não porque o fim teve alguma situação que despertasse esse sentimento, mas porque não apresentou todas as respostas que eu esperava desde o primeiro volume para todo o desenvolvimento da situação dos lobos. Além disso, o fim ficou no ar, para o leitor criar suas próprias conclusões sobre o que viria a seguir. E eu não gosto disso. Gosto quando sei o que vai acontecer com os personagens, pelo menos aquelas partes mais importantes. Não curto criar expectativas sem saber se elas vão se concretizar ou não. Mas quem gosta desse recurso, com certeza vai aprovar como a série terminou.
Se você curte histórias tocantes e reflexivas, que podem ser saboreadas a cada página virada, então recomendo a série “Os lobos de Mercy Falls”.
Avaliação





>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 05 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Só li Calafrio até o momento...devo admitir que não curto lobisomens nem nada do gênero + esse livro é de fato mto fofo mesmo!
    Já faz um tempo que eu li e me lembro de ter gostado...preciso comprar o três, tenho o terceiro que ganhei em inglês (será que leio em inglês hahaha?).

    Boa Resenha como sempre Tatha...Saudades suas no face =P

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha ouvido falar da série. Alias, tive conhecimento dela hoje pelo facebook da editora.
    Eu realmente gostei da capa. Ela tem uma simplicidade que chama atenção. Fiquei muito curiosa para conhecer mais a história. Adorei a indicação.
    = )

    Bjoos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Tatha! Já li a série Os Lobos de Mercy Falls e amei! Beijos!

    http://www.newsnessa.com/

    ResponderExcluir
  4. Bom, como eu não li os volumes anteriores, li a resenha apenas "por cima" e já que a série está na minha lista de espera, voltarei aqui para ler a sua resenha quando tiver chegado em "Sempre", rsrs. Já estava curiosa para ler esses livros, após ler a sua opinião fiquei mais interessada ainda!!

    Ótima resenha, beijos.
    http://tempestade-de-estrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Cara todo mundo está falando bem da série, estou ficando curiosa! Quero muito ler *o*
    Gosto muito da temática fantasia e de lobisomens :D
    Só não gostei muito da capa '-'

    ResponderExcluir
  6. Eu adoraria ler, pois adoro esse misticismo ( Se assim posso dizer ) de lobos e humanos, é algo que me prende a atenção. Um dia lerei. :)

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito da resenha. Ainda não conhecia a série. Vou procurar mais informações.

    ResponderExcluir
  8. Vamos lá...não conheço a série, mas já não curti essa história de lobos. Pode ser só neura, mas nunca gostei de histórias desse tipo. Capítulos que intercalam os personagens como narradores isso me agrada, pois às vezes fico na curiosidade lendo um livro e quero saber o que o outro personagem está pensando e entendo as coisas. Mas assim como você, eu também não gosto de livros que não dão um final, ainda mais quando há muitas coisas para serem respondidas. Enfim, acho que não é o tipo de série que eu vá colocar na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Eu amei a resenha e a história. Ainda não li nenhum deles, mas começarei, sem dúvida. Parecem muito bons.
    Eu acho as capas lindas, apesar delas serem bem simples.
    Mais um pra minha lista de "quero ler"
    =)

    ResponderExcluir