Mermaid – Carolyn Turgeon


Em “Mermaid” acompanhamos as vidas de duas princesas, uma humana e uma sereia. A princesa humana, Margrethe, está vivendo em um convento com sua dama de companhia, mas ninguém sabe da sua verdadeira identidade, já que ela está escondida por causa de conflitos que acabam gerando guerra entre os reinos do norte (de onde ela é) e do sul.
Do outro lado, conhecemos a princesa Lenia, uma sereia que tem várias irmãs e que sonha com o mundo dos humanos todos os dias. Quando, ao completar 18 anos, ela tem a oportunidade de subir e olhar o mundo deles, passa por uma experiência que a deixa perplexa e curiosa: assiste um naufrágio no meio de uma tempestade e resolve salvar um dos homens.
Como não pode ficar na terra, ela encontra uma menina e deixa o homem em seus cuidados. Mas vai embora deixando seu coração junto dele, já que se apaixonou perdidamente por ele.
A menina que fica responsável pelo homem é justamente Margrethe, que posteriormente descobre que ele na verdade é o príncipe do reino do sul, que está em guerra com o seu. Mas agora ela também começa a ter sentimentos fortes por ele.
Enquanto uma resolve deixar tudo de lado para ir atrás de seu amor, a outra pretende proteger seu povo, da melhor maneira que conseguir, mesmo que isso a faça ir em uma aventura em busca da paz, sem saber se seu plano vai dar certo ou não.
Quando soube do lançamento desse título, fiquei super ansiosa para ler. Primeiro, porque adoro sereias, segundo porque adoro o estilo do livro, terceiro porque amei essa capa (como alguém que adora capas, isso conta bastante!).
Uma pena que ele não chegou perto de alcançar as minhas expectativas. E, eu sei, a sinopse fala de princesas e guerreiro, mas eu imaginava uma história totalmente diferente dessa que li. E não era a única (que bom que não sou tão louca assim! Hahaha), perguntei para algumas pessoas sobre o que elas pensavam ser o livro olhando a capa e lendo a sinopse, e pensaram igual a mim: algo passado em High School (ensino médio americano), com um romance fofo e a parte das princesas e guerreiro se tratava só de um pano de fundo, tipo uma lenda ou algo assim. Mas não é nada disso. O livro é histórico e é passado em uma época de reis e seus reinos, que estão em guerra (norte e sul). Até aí tudo bem, mas não curti muito como a história foi desenvolvida.
Os capítulos são intercalados entre a princesa e a sereia (que também é uma princesa), e eu gostei muito mais da primeira do que da segunda, que é bem chatinha. Também achei o triângulo amoroso bem enjoado e corrido demais. Aquela situação de olhar uma vez para a cara da pessoa, amá-la mais do que tudo a partir desse momento, e deixar tudo e todos para trás para ir em busca desse amor.
Diz na capa que essa história é uma “reviravolta no conto original”. Bom, não conheço a história original para dizer o que tem a ver e o que foi modificado, mas eu gosto da versão Disney (a única que conheço realmente! Hahaha) e tem certas características parecidas com ela, mas também tem outras bem diferentes das quais não curti muito.
A leitura foi arrastada e eu não gostava quando passava pelos capítulos narrados por Lenia (sereia), inclusive porque eram muito repetitivos. Diversas vezes ela usava os mesmos argumentos ou lembrava de situações que aconteceram anteriormente na história.
Apesar dos pontos que não gostei, achei interessante o pano de fundo e como a autora utilizou um conto já existente transformando-o em algo novo (eu sei, não li o original, mas sei como termina), e gostei do final dessa nova versão. Se eu fosse escolher um final para “Mermaid”, seria como ela o fez.
Nessa história sensível, outro ponto positivo foi ver como a amizade, a humildade e o altruísmo (em algumas partes) foram retratados, achei isso bem legal.
De todos os personagens, só gostei da princesa Margrethe e sua dama de companhia e amiga, Edele, que é a mais espirituosa de toda história, além de ser uma amiga leal e destemida.
Em relação ao trabalho gráfico, a editora está de parabéns como sempre! A capa é linda e transmite a essência da história, gostei muito do jogo de cores utilizado e o título em prata, tanto na capa quanto na lombada. A contra capa é de um lindo tom de azul.
Se você leu e gostou do conto original, com certeza deve se interessar por esse também, afinal é uma nova versão dele. Se gosta de histórias mais paradas, sem muitos acontecimentos inesperados, também pode ser uma boa pedida. Mas se gosta de movimentação e um tipo de mistério durante sua leitura, então provavelmente “Mermaid” não vai te agradar tanto assim.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 05 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Eu estava morrendo de vontade e ler esse livro, mas agora que eu sei como ele é, fiquei super desanimada. Acho que não quero mais ler... rss.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  2. Cara, também queria ler esse livro, mas não só você como muitas pessoas que conheço leram e se decepcionaram com o enrendo da estória. Mas se eu tenho ele mãos irei ler só por curiosidade :]

    ResponderExcluir
  3. Eu qur MUITO ler esse livro ! Desde que eu ganhei o marcasdor tenho certeza que vou amá-lo! Sou IGUAL a você: Amo sereias *------------*
    Não achei sua avaliação muito apropriada, acho que pelo menos 3 casinhas né ! kkkk, brincadeira :)

    wwwflavynhasz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eita nóis neh é o segundo livro de releitura da pequena sereia...Eu me pergunto o que as pessoas pensam ao fazer releituras de contos clássicos que atravessaram os séculos e continuam conquistando...Tem que ser mto bom pra fazer isso não acha?

    Eu tenho curiosidade- como sempre- de ler esse livro + só vou fazer se ganhá-lo ou se tiver barato, já que vc disse que não é td isso não vale mto sacrifício. Além que é da ID que só tem livros fraquinhos, pelo menos os que li até hj neh.....

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  5. Poxa, que triste ver 2 casinhas desse livro, eu também esperava tanto, comprei por causa dessa capa linda e dessa venda de "uma reviravolta no conto original", que pensei que fosse A pequena Sereia, que eu amo de paixão, Ariel é uma princesa, né?
    E pelo jeito a história não é nada disso, que triste, tava tão animada pra ler!!

    beijos,
    Aninha
    True-Insights

    ResponderExcluir
  6. Que engraçado! Eu passei na livraria ontem trombei com esse livro e fiquei super curiosa em relação a ele. Eis que o House of Chick surge aqui para responder todas as perguntas não feitas! Hahaha.

    Bom, confesso que pela sua resenha eu percebi que ficaria bem decepcionada com o livro também. Realmente não vai rolar, rs.

    Isabela

    ResponderExcluir
  7. Rsrs. Ok! Também achei a história se passasse na atualidade. E também imaginei uma escola como pano de fundo (acho que só a autora não pensou nisso). Quando vi o livro fiquei curiosa pela história. Mas acho que agora ela pode esperar. = /

    Bjoos

    ResponderExcluir
  8. Bem, como eu gosto de histórias que envolvem sereias e coisas do gênero, eu adoraria ler o livro
    mesmo com muita gente não gostando, só achei a capa esquisita e_e

    :p

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de romances históricos e gostei da temática, o fato de ser muito parado me preocupa, mas vou tentar lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  10. Oiee Tatha!Eu estava empolgada para ler esse livro, mas o decorrer de sua resenha fiquei desapontada.Eu gosto de histórias envolventes com um ritmo acelerado e inesperado , por isso não sei se ''Mermaid'' seria uma boa opção pra mim.
    Parabéns pela resenha amiga.
    Beijos ;D

    ResponderExcluir
  11. Até gosto de sereias, achava a Ariel super fofa quando era criança, mas definitivamente não me convenceu a ir atrás dele não... Engraçado que a única parte que eu achei "positiva" na história foi algo que você espera diferente: a questão da história se passar em reinos e tudo mais. Eu sou APAIXONADA por romances históricos ou qualquer coisa que se passe num passado com reinos e princesas.

    ResponderExcluir
  12. Apesar da sua resenha não tão positiva, fiquei interessada pelo livro. Adoro romances históricos e estou atrás de sereias (e também nunca vi uma combinação parecida). O único com esse tema que li foi o da Tricia Rayburn. Se bem que esse negócio de amor a primeira vista é muito irritante mesmo, porém devemos lembrar que se trata de uma releitura de um conto de fadas, né?

    Vou arriscar! Os livros da iD me parecem meio infantis, tipo Monster High e tal, mas esse daí me conquistou na sinopse. E pena que não funfou pra você :/

    Um beijão
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
  13. A capa é linda. Eu já pensei em comprar esse livro umas duas vezes, mas tive medo de me decepcionar. Depois da sua resenha vou priorizar alguns outros. Espero que, se eu ler, eu goste alguns dos personagens, como você, pois isso faz com que a leitura seja muito melhor.
    Eu acho os romances históricos meio tediosos, em geral (não todos, rsrs... tem alguns ótimos).
    Tentarei ler o livro, se tiver oportunidade, embora não esteja tããããão empolgada.

    ResponderExcluir