As MAIS – Patrícia Barboza


Assim que li a sinopse deste livro fiquei muito interessada, e quando tive a oportunidade de ler, fiquei bem empolgada e comecei a leitura imediatamente. Quando terminei a última página, fiquei feliz porque o livro superou minhas expectativas e isso é sempre bom.
“As MAIS” conta a história de Mari, Aninha, Ingrid e Susana, quatro melhor amigas que estão indo para o último ano do ensino fundamental e que, em uma conversa com sua professora que dá uma ideia onde as meninas deveriam criar um livro contando a história delas, sendo cada uma responsável por escrever uma parte contando sobre seu dia-a-dia, elas resolvem abraçar o projeto e começam a escrevê-lo.
A partir daí conhecemos o mundo das MAIS e nos divertimos junto com elas a cada página. Foram diversos micos, sonhos, confusões, etc., de quatro amigas bem diferentes, mas bem unidas.  O livro é dividido em partes e em cada parte há diversos capítulos protagonizados por uma das quatro meninas. Todos em primeira pessoa, foi bem divertido acompanhar os pensamentos de cada uma delas separadamente.
Maria Rita, que gosta de ser chamada de Mari, é a pagadora de micos. Espontânea e dramática ela nos faz soltar altas risadas. Aninha é a intelectual, adora ler, tem um blog literário, é estudiosa e é daquelas meninas que comem e não engordam (o que faz muitas garotas terem inveja dela). Ingrid é a romântica da turma, ela é a mais baixinha do grupo, ama cor de rosa e filmes de amorzinho, já a Susana é a atleta do grupo que ama se arrumar e se preocupa muito com sua aparência.
O que eu achei super legal deste livro, é que conseguimos identificar características nossas nos personagens, assim como nas situações. Achei muito legal o ambiente escolar, que é mais próximo da nossa realidade, já que Patricia Barboza é brasileira e, muitas vezes, lemos livros de escritores de fora do Brasil, e com isso não temos muita identificação na parte estudantil (bem que eu queria que existissem algumas coisas das escolas de lá aqui hahaha). A história se passa no Rio de Janeiro, então quem mora no Rio, ou já foi visitar, com certeza vai reconhecer alguns dos locais apresentados no livro.
Esse não é um daqueles livros cabeças e tal, mas definitivamente é um livro divertido, cheio de situações em que muitas vezes nós mesmos já passamos e com personagens ótimos, como por exemplo, além das protagonistas, a irmã mais nova da Ingrid, que é super fofa.
Algumas das passagens me fizeram rir muito, como o dia dos namorados, quando elas resolvem dar uma ajudinha ao Santo Antonio e fizeram várias pesquisas sobre isso, encontrando várias simpatias super divertidas.
Sobre a capa, eu amei demais, achei super linda e que combinou bastante com a história, já que apresenta os desenhos das quatro protagonistas, bem fofo. A arte gráfica do livro também está uma gracinha, bastante ilustrado para dar mais fofura ainda ao livro e representar as meninas e algumas situações pelas quais elas passam.
Recomendo bastante a leitura! Se você é mais velha e gosta de relembrar os tempos de colégio, pelos olhos de quatro meninas que poderiam ser como você ou suas amigas, ou se apenas gosta de curtir um livro leve, com diversas tiradas engraçadas, e um ar mais adolescente, ou se você é uma adolescente e gosta de ler sobre meninas que passam pelas mesmas coisas que vocês, então recomendo “As MAIS”, tenho certeza de que você também vai se encantar com a história.
 Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 05 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Parece ser um livro bem gostoso de se ler *----*
    Ótima resenha.
    Isabela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é sim, vale a pena a leitura! =D
      Obrigada por comentar, querida!

      Beijos

      Excluir
  2. Li algumas resenhas sobre esse livro, todas positivas. Gosto de livro engraçados, é dificil achar, mas quando achamos é te matar de rir. Com certeza então irei reconhecer os lugares, moro no RIO :D
    Gosto de ler livros nacionais, me sinto bem. Procurarei esse livro nas livrarias :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jeniffer! Esse livro é uma fofura realmente.
      É verdade, concordo com você!

      Também adoro ler livros de autores nacionais, ainda mais quando a gente gosta da leitura, né?! ;}

      Quando ler, nos conte o que achou!

      Beijos

      Excluir
  3. Esse livro não tem nadinha haver comigo, a começar pela capa rosa, não gosto de rosa (ih que menina azeda diz ai rs!)...Parece ser mto teen pink rs...sou teen sobrenatural sabe? Preto com roxo rsrsrs!

    Anyway Boa Resenha =]

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Poxa, eu adoro rosa! E o livro é fofinho, mas realmente se você gosta mesmo é de sobrenatural, esse livro não tem nada a ver com você! :P

      Obrigada pelo comentário, querida!
      Beijos

      Excluir
  4. Ola Nathi eu quero muito esse livro eu tenho dois marcadores delas falta a Mari e a Susana, e resenha ta fofa , onde acho pra comprar o livro...

    Sua fã Ana Beatriz ou Bia

    bjossssss

    ResponderExcluir
  5. Depois que li "Não Sou Este Tipo de Garota" estou mais receptiva para livros com uma temática mais adolescente. Sem falar que estou super apaixonada pelos livros da Paula Pimenta. Encontrar outra autora brasileira com um livro que merece a nota máxima é demais!
    Agora estou muuuuuito curiosa!!! *.*

    Bjoos

    ResponderExcluir
  6. Desde que conheci este livro quero le-lo pois me chamou atenção primeiramente pela capa e depois por algumas resenhas que li

    Fico feliz que tenha gostado do livro, agora quero ler mesmo
    :p
    só que ainda prefiro, fantasia, grandes batalhas :3

    ResponderExcluir
  7. A capa é rosa demais para o meu gosta, mas garotas diferentes em cotidiano comum a todas nós brasileiras deve ser bem legal.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ser de uma autora brasileira, e realmente acredito que ela deva retratar um ambiente estudantil mais próximo da nossa realidade, esse livro não é do tipo que me agrada.Talvez por eu ser mais velha, e já não tenha muita paciência para livros assim.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser bem fofinho mesmo, mas com certeza não é destinado a minha faixa etária. Sei que vocês do blog também são mais velhas, então não entendo como tiveram paciência pra ler esse livro. É tipo Thalita Rebouças: ela é uma fofa e escreve muito bem, mas já passei dessa fase, sabe? Me arrependi de ter comprado dois livros dela. Ela e "As Mais" são mais pra quem tem 13/14 anos... Posso estar sendo preconceituosa, mas é o que penso =)

    Beijo enorme
    http://www.vireapagina.com

    P.S.: Esqueci de falar que adoro histórias que se passam no Rio!

    ResponderExcluir
  10. Eu não gosto muito de livros desse tipo, mas confesso que cada vez que um "cai" na minha mão eu acabo devorando e me divertindo. As Mais, provavelmente será o mesmo caso.
    Não é o meu livro número 1 na lista de leitura,mas com tantos comentários positivos sobre ele, com certeza, eu vou ler.

    ResponderExcluir