Tempest – Tempest #01 – Julie Cross

Em “Tempest”, conhecemos Jackson Meyer, um jovem de 19 anos que acaba de descobrir que tem a habilidade de viajar no tempo. Tudo começa como uma brincadeira inofensiva, já que ele escolhe para que dia e horário voltar (não aprendeu e nem sabe se pode voltar muito tempo no passado) e o que ele faz no passado permanece por lá, afinal não modifica nada no presente.
Até que, um dia, ele está vivendo normalmente com sua namorada, Holly, e dois homens invadem o dormitório da faculdade em que estão no momento. E ela leva um tiro. Desesperado com a possibilidade de perdê-la, Jackson vai parar no ano de 2007 sem saber como e o motivo que o fez fazer isso. E, pior, não tem a menor ideia de como vai fazer para voltar para seu verdadeiro presente.
 Preso em 2007, ele resolve que vai tentar entender o que aconteceu, ao mesmo tempo em que pretende desvendar suas habilidades e faz de tudo para tentar voltar ao ano de 2009. É aí que ele descobre que existe muito mais coisas por trás de suas viagens no tempo – inclusive organizações que querem utilizá-lo em benefício próprio – e que está em suas mãos descobrir qual lado é o certo, e o que pode fazer para salvar Holly, o mundo e, também, ele mesmo.
Desde a bienal do RJ no ano passado, quando soube do lançamento desse título, estava super curiosa para lê-lo. A história tem muita originalidade, e é diferente de tudo o que li até hoje, apesar de ter visto filmes com temática semelhante. Com isso, vocês devem perceber, minhas expectativas estavam nas alturas, e além de não me decepcionar nem um pouco, o livro as excedeu. Eu simplesmente amei e entrou para os meus favoritos.
Quando li a sinopse, me lembrou uma mistura dos filmes “Jumper” e “A máquina do tempo”, o primeiro por ter a capacidade de pular para outro lugar (no caso do livro, para uma outra época também), e o segundo pelo personagem voltar no tempo para, a princípio, salvar a namorada. Apesar de ter um ponto em comum com ambos os filmes, “Tempest” nada tem a ver com o enredo e o pano de fundo deles dois. Ele foi muito melhor desenvolvido e explicado, e digo mais, nem gostei tanto assim de nenhum dos filmes (principalmente do segundo, que é uma droga! Mas isso não é caso para essa resenha).
Acredito que Julie soube desenvolver sua narrativa de uma forma bem gostosa e ampla, ou seja, acho que homens e mulheres podem curtir a história da mesma forma, já que possui elementos de ação, ficção científica, e romance na medida certa e de maneira equilibrada. Além disso, ela soube como ligar cada detalhe explicado durante a trama, como uma teia, de forma a não deixar nada de fora.
O livro é narrado em primeira pessoa por Jackson – coisa que eu adoro. O único ponto não tão positivo sobre o narrador é que, em algumas situações, ele agia como se fosse mais jovem do que realmente é, mas não foi nada que estragasse a leitura ou algo do tipo.
Não vou explicar para vocês aqui como funcionam os saltos no tempo, porque acho incrível poder ir descobrindo os detalhes conforme a leitura vai avançando. Mas, posso adiantar, que a autora desenvolveu ótimas explicações e uma maneira super agradável de nos fazer entende-las.
Gostei muito de ver o amor de Jackson por Holly ir crescendo conforme a história ia se desenvolvendo, só conseguiu trazer ainda mais realidade à trama, e isso é sempre um ponto positivo. E, claro, torço bastante para o casal ficar junto no final!
Acompanhamos o protagonista aprendendo sobre sua nova habilidade, com a ajuda de seu amigo – gênio da computação e de QI super elevado – Adam, e achei a amizade entre eles incrível. Foi bom ter alguém de fora de toda a conspiração por trás de seus poderes, que o ajudasse a desvendá-los e o fizesse entender e questionar essa nova fase de sua vida.
Jackson fica na dúvida de em quem confiar seu segredo, quem pode estar de seu lado e quem está contra ele. E tudo fica bem misterioso durante toda a trama, diversas vezes eu fiquei de um lado, mas ainda com uma pulga atrás da orelha.
Como um livro introdutório, Cross soube desenvolvê-lo magnificamente, e colocou as descobertas e dúvidas do protagonista nos lugares ideais para instigar o leitor a continuar a leitura, tentando desvendar o mistério por trás dos pulos junto com Jackson, ao mesmo tempo em que cria expectativas sobre o que vem a seguir. Ela consegue colocar nossa cabeça para pensar junto e tentar entender como ou o que é toda essa situação, nos fazendo criar as mais diversas teorias a respeito de tudo.
Apesar de sua extensão – a história acaba na página 361 – a leitura flui rapidamente enquanto o leitor tenta desvendar o mistério por trás da premissa e quando você vai realmente reparar, a leitura já chegou ao fim.
O final do livro foi meio triste. Já que Jackson teve que tomar uma decisão, que parece realmente certa naquele momento. E, é claro, também deixa dúvidas e cria expectativas para os próximos volumes da série.
Uma curiosidade, para quem ainda não sabe, é que os direitos foram comprados pela Summit (mesma produtora de Crepúsculo) e em breve o livro vai estar nas telonas.
Sobre a arte gráfica, a editora manteve a capa original, que por sinal é linda e acho que passa bem a ideia de viagem no tempo, pelo menos eu sempre penso nisso quando a vejo, e não só por causa da sinopse. Os personagens, assim como o título estão em verniz localizado. Cada capítulo começa com uma hora e uma data em que vai ser passado e tem um detalhe gráfico – linhas verticais no canto.
Com muita ação, aventura, mistério, romance e uma história diferente, emocionante e instigante, super recomendo a leitura. Se você gosta de apenas uma, ou de todas essas brilhantes características, não pode perder a oportunidade de se deliciar com a história.
E se depois de ler tudo o que escrevi na resenha você ainda tiver dúvidas de se deve ou não ler, mas gosta do estilo, então recomendo que leia mesmo assim. Tenho certeza de que você não vai se arrepender. Nem por um minuto.
Avaliação




>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 04 - FORMULÁRIO


Promoção Chaveiro + Livreto + Marcador

Gostou da resenha e quer ganhar um kit igual ao da foto abaixo? Serão três sorteios, um ganhador em cada um e, o melhor, três formas diferentes de participação, para agradar a todos. A principal regra é ter endereço de entrega no Brasil!



Sorteio 01

Quem quiser concorrer ao kit 01 é só:
>> Deixar um comentário nessa resenha com meio de contato;
>> Ser seguidor público do House of Chick pelo Google Friend Connect.
Sorteio 02

Quem quiser concorrer ao kit 02 é só:
>> Deixar um comentário nessa resenha;
>> Curtir a Fan Page do House of Chick no Facebook;
>> Curtir a Fan Page do livro Tempest no Facebook;
>> Preencher o FORMULÁRIO AQUI

Chances extras:
>> Seguir o @houseofchick no Twitter;
>> Seguir a @ed_pensamento no Twitter;
>> Curtir a Fan Page do Grupo Pensamento no Facebook;
>> Ser seguidor público do House of Chick pelo Google Friend Connect;
>> Adicionar o Skoob do House of Chick;
>> Divulgar a frase abaixo em qualquer rede social (Skoob, Twitter, Facebook, Orkut, etc.):
“Li a resenha de Tempest no @HouseofChick e quero concorrer ao kit Chaveiro + Livreto + Marcador! http://bit.ly/NihBgd


Atenção! 
Não esquecer de Preencher novamente o formulário a cada chance extra! FORMULÁRIO

Sorteio 03

O sorteio do kit 03 vai ser é pelo Rafflecopter:

Entradas Obrigatórias:
>> Deixar um comentário nessa resenha;
>> Curtir a Fan Page do House of Chick no Facebook;
>> Curtir a Fan Page do livro Tempest no Facebook.
a Rafflecopter giveaway

Boa sorte a todos vocês!


Resultado

Sorteio 01

Parabéns, PaulinhaMande seus dados para promo.hoc@gmail.com

Sorteio 02


Parabéns, Maurício SignoriniMande seus dados para promo.hoc@gmail.com

Sorteio 03

O nome da ganhadora está no próprio Rafflecopter acima. 
Parabéns Caroline CostaMande seus dados para promo.hoc@gmail.com




Comente com o Facebook:

35 comentários:

  1. Gostei da sua resenha, sou doido para ler esse livro, tenho certeza de que eu irei gostar. O tema é muito interessante, ainda mais que é narrado em primeira pessoa.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. eu estou louco pra ler esse livro ! tô até vendo que eu vou surtar no meu aniversário ! minha listinha só ta acumulando , adorei a resenha super bem construida !

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, fazendo realmente uma super crítica ao livro. Já tinha ouvido falar dele, mas não fazia mesmo muita noção sobre o que ele se tratava. A história parece ser bem interessante e legal! Adoro romance equilibrado, sempre misturado com algum outro gênero.

    Beijos,
    http://secretsofbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Cara quero muito esse livro, sabia que a história era essa, mas você contando parece ainda melhor que do que eu imaginei.
    Eu gostos filmes citados acima, e concordo que o ultimo é realmente meio chato haha
    A capa é linda e espero ler antes do lançamento do filme :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/jeniffer.haddad
      @Jenifferhaddad

      Excluir
  5. Adorei a sua resenha! Quero muito ler esse livro... Participando!! @My_Only_Reason

    ResponderExcluir
  6. Mais um livro que quero ler, mas estou pensando em esperar sair o próximo, é angustiante terminar um livro e ter que esperar a continuação. Parabéns pela resenha ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho quase livros na minha lista de viagem no tempo...que me lembre agora o único que eu li foi A Cruz Morrigan, onde a viagem no tempo é usada de uma maneira excelente por sinal!

    Tempest está na lista de compras...quem sabe na Bienal...tô com medo da Bienal já rs, pq tem mtos livros para comprar rs!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  8. Eu quero ganhar adoro ler,gosto de tudo liga a livros ,obrigado.
    Beijos.Carla

    ResponderExcluir
  9. Já havia lido em outros blogs resenhas desse livro e me interessei bastante. Na verdade, quase o comprei ontem, mas dai lembrei da pilha de livros que tenho para ler (compulsão!) e desisti.
    Essa trama de viagem no tempo sempre é ótima se bem trabalhada e já foi utilizada em diversos filmes e séries, nem sempre bem, é verdade. Mas como você disse que no livro foi bem aplicada e a obra ganhou cinco casinhas, minhas dúvidas acabaram! hehehe
    Quero o kit também!
    lore_granger@hotmail.com
    @lamnell

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser otimo, e assim que li a sinopse lembrei do filme Jumper.
    Nunca li nenhum livro neste estilo, mas também nunca tive vontade de ler, mas este concerteza vou ler em breve!


    Beijos, Jess
    http://esliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Me interessei bastante por esse livro, pela temática, pela maneira como a trama se estrutura, é algo que chama muito a atenção

    ResponderExcluir
  12. Já havia lido outras resenhas sobre esse livro, que foram me deixando curiosa para le-lô.. gostei bastante da sua resenha !!! Louca para ler o livro.

    ResponderExcluir
  13. ótima resenha! quero ler! ;)

    millah_torres@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Geral comentando sobre esse livro! Quero muito lê-lo..gostei da estória,parece ser tão interessante

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, e participando do sorteio.

    ResponderExcluir
  16. Olá, participando adorei se blog!

    beijão
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido sobre esse livro e tinha me interessado, mas depois de ler a resenha fiquei morrendo de vontade de ler!

    *Participando do sorteio

    ResponderExcluir
  18. Estou com o livro em casa, mas esta me faltando tempo de pega-lo. Claro que depois da sua resenha estou tomada de curiosidade né. Provavelmente começar a leitura será umas das primeiras coisas que vou fazer quando chegar em casa xD
    òtima resenha

    nasproximaspaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Me amigo tem,ele me mostrou e eu fiquei muito interessado,mais não acho esse livro de jeito nenhum.Quero muito ganhar.

    guii.luana@gmail.com
    participando do sorteio 3.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não tive oportunidade de lê-lo.Estou bastante curiosa.Adorei a sua resenha.
    Participando!
    jackynha.s2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Estou muito curiosa pra ler esse livro, já estou participando e torcendo pra ganhar.

    ResponderExcluir
  22. Viagem no tempo é? O.o perigoso

    Adoro livros que envolvam o tempo em si, é tão interessante, ele pode ser explorado de diversas maneiras.. torcendo aqui

    @Mayh_Fernandes
    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Adorei saber que o livro é bom, quando li a sinopse fiquei encantada pela originalidade e tive muita vontade de o ler, mas tive também receio de que por toda essa originalidade a história se perdesse, que bom que agora posso comprar o meu sem medo (ou ganhar, porque estou participando dos sorteios).

    @sophia_samhan

    ResponderExcluir
  24. Adorei a sua resenha! Acho o livro em si muito bom,pelo que você falou... Então estou participando!

    @nathaliacslima
    Nathaliacslima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Pela sua resenha já deu para saber como se trata o livro,bem estilo Jumper ainda não sabia do que se tratava lendo senti que é um livro legal para ser lido e desvendado durante a leitura.Participando
    Alexandra

    ResponderExcluir
  26. adorei *-* quero muito ler o livro!!!

    participando com certeza!!
    Caroline Costa
    costinha_81@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Muito boa a resenha. Além da capa bastante atrativa, o livro tmbm oferece uma boa leitura. E provavelmente deve deixar aquela ansiedade pelo próximo volume. To dentro dessa promo com certeza. hehe

    @daniel_gurjao
    daniel.gurjao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha, e estou louca para ler o livro!!! =)

    ResponderExcluir
  29. Adorei a resenha
    fiquei bastante curiosa sobre o livro
    quero lê-lo :)

    beijos

    @KaahCullen_

    ResponderExcluir
  30. Amei a sua resenha!
    Estou doida para ler o livro e saber como vai ser o final da história.
    Concordo com você em relação a capa do livro, também acho muito bonita.
    Quero muito ver a história de Jackson e Holly para saber como vai ser o relacionamento deles.

    Vou correndo comprar este livro, pois necessito ler!
    Não vai nem para minha lista de desejados, esse tem que ir direto para a lista de compras kkkkk

    E-mail: paulinhacabot@gmail.com

    Beijinhos

    ResponderExcluir