Aventuras de Huckleberry Finn - Mark Twain


Quem conhece os Clássicos da Editora Zahar sabe que os livros sempre contam com uma edição lindíssima e de tirar o fôlego, muitas vezes ilustradas e comentadas, tornando o volume uma verdadeira obra de arte. Como sou viciada nessa junção de qualidade com beleza, sempre que é possível leio um dos clássicos publicados pela editora, pois assim conheço “novas” histórias maravilhosas.
Nesse volume, voltamos para o século XIX nos EUA, antes da Guerra Civil, em um período que a escravidão era livre. É nesse cenário que conhecemos Huckleberry Finn, um menino branco de mais ou menos treze anos, que é órfão de mãe, e que seu pai, um bêbado que lhe violentava fisicamente, não o deixava estudar e as vezes sumia da cidade, deixando o filho sozinho.
Uma viúva da cidade acaba adotando nosso protagonista, colocando-o na escola e lhe ensinando sobre religião, etc. Porém, seu pai retorna e consegue a sua custódia. Sem querer morar com o pai e também sem querer voltar para a vida regrada que estava tendo, nosso protagonista resolve fugir e narra para a gente as suas aventuras, de como conseguiu esse feito, navegando pelo rio Mississippi em uma canoa.
Em sua fuga, acaba encontrando Jim, um escravo fugitivo que, assim como ele, estava indo em busca de sua liberdade. Por conta disso, ambos se unem e fogem juntos. No início, vemos que Huck tinha certa resistência em ajudar Jim, porém ambos acabam criando uma amizade e vivendo grandes aventuras.


Durante a jornada, eles passam por diversas situações inusitadas, já que em cada cidade que passavam, encontravam situações típicas do local, como duelo de armas, vigaristas, superstições sobre espíritos, etc. Foram várias as aventuras em que se envolveram, já que conheceram diversos tipos de pessoas, boas e ruins, e foi muito interessante ver como se saíram de diversos acontecimentos.
A narrativa é em primeira pessoa, o que foi bem legal, já que assim conseguimos entender tudo o que nosso protagonista estava passando e sentindo, e também todos os dilemas que estava enfrentando por conta do que havia aprendido sobre o certo e o errado. Foi muito interessante ver esse conflito interno, pois trouxe ainda mais complexidade para a trama.



Em um enredo que nos faz refletir o tempo todo, esse livro foi considerado polêmico, pois trata de assuntos importantes como a escravidão e também coisas que vemos na sociedade até nos dias atuais, como ódio, violência, ganancia, etc.
Essa edição traz o texto integral com uma tradução incrível de José Roberto O’Shea, que soube respeitar a essência da escrita do autor, trazendo o estilo linguístico do texto original com suas tonalidades, sutilezas e variações. Achei muito interessante esse jeito de narrar, principalmente porque deixa a obra com uma “cara” mais real. Acho que nunca li algo assim e curti bastante a experiência. A obra também é comentada e conta com ótima apresentação e notas enriquecedoras que auxiliam muito na leitura da mesma.


Além do mais, o exemplar está belíssimo. A capa é dura e, como sempre, traz uma ilustração linda que tem tudo a ver com o enredo. A folha de guarda também está incrível e segue as cores da capa. E traz mais de cem ilustrações originais de E.W. Kemble, feitas para a primeira edição do livro. Amo volumes ilustrados e com esse não foi diferente, gosto muito de viajar para a época através da visão do artista.
Em uma história cheia de aventuras e suspense, “Aventuras de Huckleberry Finn” consegue conquistar a gente em todos os momentos com personagens muito bem construídos, que conseguem nos envolver cada um com o seu jeito de ser, e uma trama envolvente, tudo isso em uma narrativa simples e direta. Se você ainda não conhece essa história, além do livro também pode assistir ao filme da Disney que foi baseado nela e conta com Elijah Wood (o Frodo de O Senhor dos Anéis) como protagonista.


Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário