Onde Habitam os Dragões - Crônicas do Imaginarium Geographica #01- James A. Owen


A primeira coisa que preciso dizer antes de começar essa resenha é uma informação pessoal, mas importante para compreender minha opinião sobre o livro a seguir. Meu livro favorito é O Senhor dos Anéis, com todas as suas longas descrições, sua língua élfica que me utilizo até hoje rs e com toda a emoção que me permitiu rir e chorar (foi o único livro que me fez isso!). Então tudo que vem depois disso no estilo fantasia, me lembra Tolkien, e é minha referência quando leio um livro do gênero. E até acho que algumas destas coisas eu já comentei vez ou outra.

Dito isso sigo com a resenha de Onde Habitam os Dragões (1º livro da Série Crônicas do Imaginarium Geographica ) do autor James A. Owen, pela editora Underworld. Este livro se passa na época da I Guerra Mundial em Londres, onde o assassinato do Professor Sigurdsson reúne três estranhos: John, Jack e Charles.

Os três encontram com Bert, que diz a John que ele é o novo guardião do Imaginarium Geographica, um atlas de todas as terras que já existiram em mito ou lenda, fábula ou conto de fadas. Ele ainda explica que estas terras podem ser visitadas a bordo do navio Dragão Índigo. Ao mesmo tempo em que se vêem perseguidos por estranhas criaturas que os fazem subir abordo do Dragão Índigo e fugir para o mundo da Imaginação. Uma aventura sem precedentes se inicia!

Para mim falar deste livro é difícil, ele mexeu demais com as minhas emoções, pelo fato citado sobre Tolkien acima, o livro é como uma homenagem a ele e a todos os diversos autores de fantasia (se não me engano todos ingleses) de livros clássicos. Cita diversas referências a diversos contos, histórias, livros e autores, não de maneira como muitos livros se baseiam, mas como uma realidade posta.

A trama é narrada em terceira pessoa, e a grande novidade é que os protagonistas são três homens jovens, imagino que eles devam ter entre 20 e 25 anos, porque John inclusive já é casado. Diferente de todos os livros do gênero atuais que têm adolescentes ou crianças como personagens.

A narrativa flui de maneira mágica, e a expectativa cresce a cada capítulo, tanto sobre o desenrolar da trama, quanto quais serão as próximas referências utilizadas. A capa é linda, e apresenta uma ilustração do Dragão Índigo. A diagramação é simples e conta com diversas notas de rodapé. O começo de cada capítulo traz uma ilustração feita pelo próprio autor, que nos ajuda a imaginar os personagens.

John é um personagem que sofre uma mudança muito forte ao longo da trama, no início do livro ele está em um hospital se recuperando dos traumas que viveu na guerra, e depois se vê diante da responsabilidade de ser o guardião do atlas. Jack é o mais jovem e irresponsável, vai aprendendo através da dor que nem sempre está certo, e sobre seu papel diante dos fatos. Charles é mais calmo, é um ponto de equilíbrio entre John inseguro e Jack inconsequente.

Existe uma diversidade enorme de personagens ao longo do livro, de faunos até animais falantes, passando por elfos, anões, goblins e etc. Essa riqueza é encantadora e auxilia muito no desenrolar da história. São personagens muito bem construídos nos critérios da fantasia.

A arte do livro é um espetáculo a parte, repleto de ilustrações com um traço lindo (feitas pelo próprio Owen), capa maravilhosa, traz a sensação dos velhos livros de capa dura e contos que o mundo já esqueceu. A série conta com oito livros publicados, mas infelizmente no Brasil apenas o primeiro saiu, e com o fim da editora Underworld nenhuma outra editora deu continuidade a série, o que é uma falha, então fica a dica para as editoras!
Se você já leu livros como O Senhor dos Anéis, Nárnia, Brumas de Avalon, Alice no País das Maravilhas vai ter uma experiência emocionante com Onde Habitam os Dragões, se você não leu, vai ficar com vontade de correr e ler esses livros, para entender como o autor se apoiou e homenageou cada um deles.

Onde habitam os Dragões fala a aqueles que amam histórias sinceras e tocantes. Aos que sentem falta da Terra Média, aos que sentem falta da loucura do País das Maravilhas ou para aqueles como eu que sonham que em algum lugar no mundo tudo isso é real!

Avaliação











Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário