Despertar - Espiral do Desejo #01 - Nina Lane

Dean e Olivia são o tipo de casal perfeito que tem um casamento maravilhoso que muitas pessoas gostariam de vivenciar igual. Eles se amam, se cuidam, têm uma vida sexual incrível e muito ativa, se completam e são dedicados um ao outro. Porém, na vida íntima deles há algumas cicatrizes que precisam ser trabalhadas. E, quando Olivia acaba descobrindo um segredo do passado dele, as coisas ficam piores a ponto de talvez fazer com que o relacionamento dos dois encontre sua ruína. Resta saber se eles vão conseguir lidar com tudo o que estão enfrentando agora e se o amor que sentem um pelo outro será capaz de libertá-los dos problemas e fazer com que superem os obstáculos para voltarem a ser felizes e perfeitos novamente.
Devo dizer que logo que vi a sinopse desse livro e a proposta de conhecermos um casal que já estava junto há alguns anos, fiquei curiosa porque não é algo que vejo com frequência ser trabalhado e também não leio muitas vezes (na verdade, no momento não me recordo de ter lido mais títulos seguindo uma linha semelhante, apesar de conhecer outros). E ainda queria saber como a autora ia trabalhar o relacionamento dos dois, mostrar o que estavam enfrentando em suas vidas e no casamento para depois darem a volta por cima e reencontrarem a felicidade, mostrando que o amor fala mais alto. Porém, infelizmente esse exemplar não funcionou para mim e eu acabei não gostando tanto da leitura.
Primeiro porque o enredo é fraco e não acontece quase nada na vida dos personagens, que estão sempre vivendo as mesmas coisas e depois fazendo sexo. E achei bem desnecessária a quantidade exorbitante de cenas de sexo nesse livro. Parece que a autora só queria encher linguiça e, como não tinha ideias melhores, colocava os personagens explicitamente em momentos íntimos um com o outro ou sozinhos. Desnecessário na minha opinião.
Também me senti um pouco agoniada com a leitura porque parece que só encontrávamos problemas, brigas e desentendimentos. Sei que todo mundo passa por isso e é algo super normal, mas nessa leitura eu confesso que ficava esperando por um ponto de equilíbrio, algum momento que ia haver coisas positivas também e um amor melhor do que o mostrado, que senti que foi mais como uma obsessão de um pelo outro. Eles só brigavam, faziam sexo e as pazes, depois voltavam a se desentender novamente e isso virou um ciclo da primeira até a última página, o que tornou a leitura bem repetitiva e, consequentemente, cansativa para mim.
E me incomodei muito com relação a falta de diálogo dos dois, que podiam resolver questões muito facilmente se simplesmente agissem como os adultos que são e conversassem sobre o que queriam, o que precisavam, o que sentiam. Faltou muita maturidade nessa relação, e olha que ele é dez anos mais velho do que ela e já esteve em vários relacionamentos anteriores, então no mínimo deveria ter uma iniciativa de tentar arrumar o que estava dando errado, mas não acontecia isso.
Apesar disso, não posso negar que a escrita da autora flui muito bem e de maneira estimulante, então mesmo ficando um pouco de “saco cheio”, eu queria continuar lendo para saber se tudo ia mudar, se teríamos uma reviravolta bacana que me deixasse de queixo caído ou algo do tipo. E as páginas eram avançadas rapidamente, já que sua narrativa é leve, rápida e direta, fazendo com que mesmo não gostando tanto, a gente não largue o exemplar e ainda finalize antes do esperado.
O final foi outro ponto negativo porque tudo estava mal, assim como no restante do livro (como comentei anteriormente), e de repente parece que as coisas meio que se resolveram um pouco. Mas isso aconteceu do nada e de uma forma totalmente sem graça ou desenvolvida. E, ainda por cima, foi nas últimas páginas. Ou seja, a gente mal piscou e já estava tudo diferente. Sendo que o resto do livro foi tão igual que dava para a autora ter feito isso muuuuito antes.
Sei que o livro tinha como o propósito ser um pouco diferente dos que geralmente encontramos com facilidade nas livrarias, já que dessa vez temos a chance de conhecer um casal já casado e com um relacionamento que ia bem até aquele momento. E, como comentei no início dessa resenha, eu estava empolgada para conferir isso porque ia sair um pouco da mesmice (não que eu me incomodo com clichês e coisas semelhantes, porque na verdade adoro e sempre vou continuar lendo esse tipo de livro). Porém, devo confessar que os trechos que eu mais gostei foram justamente os que mostravam os dois no passado, como foi que se conheceram, começaram a se interessar pelo outro e como se esforçaram para enfrentarem qualquer barreira e ficarem juntos. Gostei muito de ver aquele homem mais velho, inteligente e com uma vida resolvida, bonito e que chama a atenção por onde passa, se interessando por uma menina que não é tão diferente dele, além de bem tímida e acanhada. E o modo como ele lidou com tudo, com paciência e compreensão e carinho. Foi realmente bem fofo e de fazer suspirar.
Até chegar o presente e vermos que na verdade Dean é um tipo de controlador que manipula Olivia sem realmente demonstrar que está fazendo isso. E ela acaba cedendo e vivendo sua própria vida à sombra dele, das vontades dele e ao redor dele (ou seja, ele, ele, ele!). Sem nunca mudar de verdade – apesar de tentar algumas vezes. E isso foi realmente um incômodo para mim.
Apesar de tantos pontos negativos, há algumas coisas bastante positivas nessa obra, como, por exemplo, o fato de os personagens serem bem reais, com problemas, pensamentos conflitantes, sentimentos se modificando em diversos momentos, tendo que lidar com o que acontecia em sua vida e ao seu redor da melhor maneira, mesmo sem saber que forma é o melhor jeito de agir e errando e aprendendo, se enganando, mudando e evoluindo. E assim sucessivamente.
Afinal, todos nós temos questões a serem resolvidas em nossas próprias vidas e quase sempre vamos errar antes de acertar, tomar decisões que não eram as melhores ou as mais corretas sem notar e depois vamos perceber que erramos feio, talvez sem nem ter a chance de consertar ou voltar ao que era antes. Mas é isso que é a vida. E é por isso que achei tudo tão real.

Enfim, mesmo que esse livro não tenha funcionado bem para mim, tenho certeza de que outras pessoas vão conseguir amá-lo (inclusive já vi algumas por aí). Então o meu conselho, como sempre, é que você leia e tire suas conclusões a respeito da leitura. Estou torcendo para que curta mais do que eu. E, se sentirmos o mesmo, acredito que pelo menos vá sair dessa experiência com a mesma sensação que eu: foi interessante conhecer personagens tão reais e diferentes de mim, passando por situações distintas, tentando superá-las e tentando fazer com que o amor fale mais alto no final das contas.
Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário