25º Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2018

Desde o dia 03 de agosto está acontecendo aqui em São Paulo a 25º Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Neste ano não consegui ir no primeiro dia como de costume, mas no dia 06 bati meu cartão no evento!

Para analisar o evento se faz necessário separar o mesmo em alguns aspectos diferentes, alguns tiveram saldos positivos outros negativos. O primeiro ponto negativo a se destacar é que ficou muito evidente a diminuição das editoras presentes no evento, cresceram consideravelmente os stands com livros em preço único (em sua grande maioria no valor de R$ 10,00 reais) e senti falta de algumas editoras que costumam estar presentes.

Em segundo lugar fica a questão que já vem caindo ano a ano que são os brindes das editoras, com isso me refiro a marcadores e degustações de livros. Ironicamente as pequenas editoras estavam com muitos marcadores, enquanto que as maiores raramente tinham marcadores a vontade. Degustação de livro apenas uma tinha alguns itens. Eu compreendo que estamos em momento de enxugar gastos, mas como você pretende fazer propaganda de seus itens se você não faz estes investimentos que geram resposta a longo prazo? Quantas vezes um marcador acaba lembrando você de um livro ao usá-lo? Ou uma degustação lhe convence que uma narrativa serve para você?

O tamanho de alguns destes stands de editoras grandes também diminuíram, outro ponto que mostra uma economia por parte das editoras. Os stands com mais destaque foram o da editora Madras com o seu vasto catálogo exposto e ainda com grande variedade de marcadores a vontade; o da Harper Collins com diversos pontos para fotos (a famosa toca do hobbit, a mala de Newt Scamander e os Unicórnios da Larissa Manoela, e o da Submarino com uma ilha destaque para os livros da Darkside Books com ninguém menos do que a boneca Anabelle. Claro a Rocco tinha uma vitrine linda do nosso bruxinho favorito, mas o stand deles estava menor do que da edição anterior.

Eu não vi em nos stands funcionários das editoras fazendo divulgação de livros, ou apresentando os mesmos. Com isso a sensação é que tratava-se de uma feira de compra de livros e não de divulgação, na verdade eu tenho me perguntado muito em todos estes anos qual o real objetivo da Bienal. Se é apenas a venda de livros não precisa de grandes stands e nem de ser bienal, poderia muito bem ser realizada anualmente de forma até mais simples.

Agora o ponto alto e positivo do evento foram as promoções nos stands de dez reais. Para quem tinha tempo e paciência existiam verdadeiras perolas neles! Eu consegui, por exemplo, A Rainha Branca da autora Philippa, O Senhor dos Anéis edição individual das Duas Torres e O retorno do rei (resolvi comprá-las separadas por minha versão única é muito pesada rs!) por esse preços, e estes livros costumam passar da casa dos quarenta reais!

Algumas editoras colocaram alguns títulos de seus catálogos a preços acessíveis, como Welcome to Night Vale (5 reais) e O caçador de Trolls (10 reais) na Intrínseca, ou na Novo Século a série inteira Night Huntress estava por 10 reais cada livro! Mas algumas não fizeram promoção alguma.

Devo ressaltar que não participei de nenhum evento realizado pelas editoras como palestras ou tarde de autógrafos, já que minha prioridade eram os livros e não queria perder tempo com esperas ou filas, então neste aspecto não posso dizer quanto a feira foi boa.

Ao final do evento eu sempre saiu pensando, desta vez em quanto as editoras poderiam promover mudanças. Muitas delas tem o discurso pronto que o país está em crise, e que o brasileiro ainda por cima não tem hábito de leitura. Estas coisas são verdadeiras, mas não mudaram desde a fundação desta editoras. Eu com quase 33 anos nunca ouvi que nosso país estivesse fora de uma crise, ou que as pessoas estavam aprendendo a ler. Então porque não realizar políticas nesse sentido de ensinar crianças o hábito da leitura, de ir para as escolas transmitir isso através de seus livros. Já que é nas escolas que muitos deles aprendem a não gostar de ler através de livros que não falam a sua faixa etária. Porque continuar lamentando a economia ou o comportamento dos clientes, quando eles podem promover mudanças que não só gerariam lucros a eles, como poderiam mudar mentes e gerar até novas políticas? Fica a pergunta, já que não podemos mais ser aqueles que lamentam, ao invés de realizar.

Que venham mais bienais, mas que elas sejam mais do que feiras de venda de livros, que elas ensinem as próximas gerações o valor que um livro tem em uma vida e tudo que ele pode fazer por cada um de nós!






Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário