Menu Para a Semana - Amanda Hesser & Merrill Stubbs

Como sou uma apaixonada por livros de receitas, sempre que vejo um novo ele automaticamente já entra na minha lista de desejados e fico namorando-o até o momento em que finalmente posso adquiri-lo. A obra da vez é “Menu Para a Semana”, de Amanda Hesser e Merrill Stubbs, publicada pelo meu querido selo Companhia de Mesa, da Companhia das Letras.
Com o subtítulo Receitas e Cardápios Para Agilizar a Sua Cozinha, a proposta desse exemplar é auxiliar as pessoas que desejam economizar tempo e dinheiro na hora de preparar uma refeição, sem precisar ficar caindo na mesmice. Para ajudar a chegar a um resultado delicioso e satisfatório, as autoras propõem que a gente se planeje e faça um cardápio de pratos que vamos comer durante a semana seguinte e já separe uma lista de compras com exatamente todos os itens que serão utilizados. Depois, é só tirar algumas horas do seu final de semana e preparar alguns dos pratos, que serão utilizados e adaptados durante as refeições da semana atual.
Muitas das receitas são diretas e rápidas, outras são mais elaboradas, mas como são preparadas antecipadamente, não atrapalha ou cansa na correria da vida, e isso serve para não ficarmos com preguiça ou arrumarmos desculpas na hora de inovar um pouco e comer muito bem no dia a dia também. Ou seja, não precisamos deixar os pratos especiais para ocasiões raras, pois com planejamento e imaginação temos a chance de aprender e preparar facilmente receitas diferentes para a semana inteira!
Para agilizar o processo e facilitar o entendimento dessa ideia sensacional, Amanda e Merrill fizeram respectivamente dois cardápios semanais para cada estação do ano, ou seja, há um total de quatro opções de Menu para serem utilizadas na Primavera, no Verão, no Outono e no Inverno.
E, em cada Menu, encontramos um tipo de Índice de quais Receitas serão preparadas naquela semana, depois uma breve explicação de Como Combinar cada uma delas, inclusive com coisas que você vai precisar finalizar No Dia que vai consumir, seguida de um Planejamento com coisas Para Fazer no Fim de Semana, e depois algumas dicas bem valiosas em um tópico separado com um título que varia de semana para semana. Para finalizar, encontramos a Lista de Compras, já separada por Categorias, como Hortifrúti, Ervas, Especiarias, Despensa, Laticínios e Ovos, Carnes e Frutos do Mar, Congelador, Padaria, Bebidas, entre outros. Ou seja, é tudo minuciosamente explicado e detalhado para ninguém colocar defeito.


Com isso, você já vai entender o processo e conseguir montar os seus próprios cardápios futuramente, para poder criar e elaborar suas próprias receitas e também novas formas de fazer as que já tem em mente. É claro que tudo o que elas falaram são apenas ideias e podem (e devem) ser modificadas para cada pessoa, levando em consideração seu tempo em casa, o tamanho da sua família, o que gostam ou não de comer, se você prepara as refeições sozinha ou acompanhada, a facilidade ou não de encontrar determinados ingredientes, etc., etc.
Mas, durante o livro todo há dicas e opções de coisas diferentes a serem feitas. Por exemplo, ainda na Introdução, elas explicam Como Usar Esse Livro, o que é bem bacana para entendermos o processo da melhor forma possível, já que é tudo bem explicado em tópicos para fácil compreensão. Também há a Sabedoria de Cozinha, onde elas nos contam um pouco sobre como Guardar Ingredientes Frescos, Guardar Comida Pronta, Reaquecer, Congelar, Limpeza e Ingredientes Para Ter à Mão. E no início de cada receita há um pequeno texto com alguma informação ou explicação sobre a receita da vez.
A edição impressa está bem caprichada! A capa é dura, o miolo conta com páginas grossas e com alta qualidade de impressão, com fotos bem bonitas e elaboradas de diversas receitas, diagramação confortável para a leitura e também bem organizada. O exemplar tem 26,2 cm x 20,4 cm, ideal também como objeto de decoração.
Amanda e Merrill são fundadoras da plataforma Food52, comunidade virtual com mais de 30 mil receitas, central de assistência e loja virtual, voltada para cozinheiros dos mais diversos níveis, que ganhou os prêmios James Beard Foundation de Melhor Publicação de Comida em 2012 e Melhor Site de Culinária pelo IACP Awards em 2013, 2014 e 2015.
“Menu Para a Semana” é uma opção diferente e até inovadora (eu ainda não tinha um livro de receitas no estilo) para quem quer encontrar novas formas de preparar pratos para o dia a dia. As autoras nos mostram que com planejamento e boa vontade, conseguimos modificar nossa vida positivamente, deixando sobrar tempo para a realização de outras coisas e ainda temos a chance de nos alimentar bem, saindo da mesmice ao mesmo tempo.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário