Ed & Lorraine Warren: Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais - Gerald Brittle


Foram muitos meses desejando comprar Ed & Lorraine Warren: Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais, do autor Gerald Brittle, publicado pela Darkside Books, infelizmente ainda não consegui minha cópia física, mas consegui uma cópia para o kindle para matar minha curiosidade. Ainda quero ele na minha estante, porque ter ele virtual é como não ter, embora o espaço para novos livros aqui seja inexistente rs!

Brittle tem como objetivo em seu livro narrar a estória de vida do casal Warren ao mesmo tempo em que explora o universo de casas mal-assombradas e a rotina de um demonologista em casos variados. Assim utiliza uma linha do tempo quanto a história de vida dos Warren, e a cada capítulo vai prosseguindo com as explicações quanto ao trabalho dos mesmos, desde casos de casas habitadas por espíritos sem índole ruim, passando por espíritos travessos até casos de entidades não humanas que causaram grandes estragos.

Existem diversos pontos interessantes que merecem destaque no livro, o primeiro deles é que ao invés do autor dizer o que o casal pensa ou viveu, ele dá início a narrativa e trás em primeira pessoa através de diálogos originais do casal o que viveram ou como é a teoria da disciplina. Depois ele cria uma linha evolutiva dos casos que possibilita a assimilação das informações aos poucos, entretanto em dado momento depois que o enfoque se fecha apenas em entidades demoníacas a repetição das informações é frequente, e isso acaba cansativo, e impede que a leitura flua bem.

Em terceiro, é o que mais gostei no livro por sinal, é a maneira trabalhada pelos Warren para explicarem todo o processo, embora eles sejam católicos, e inclusive o livro tem um prefácio de um religioso, eles tem uma narrativa muito direta, sem misticismo ou religiosidade, ou seja, nada de Deus e Jesus para todo lado, ou ainda discurso espírita, ao contrário, tudo soa até científico e prático. As vezes o excesso de misticismo brasileiro me cansa porque perde a objetividade além de criar rixas, e ler algo que fuja mas mesmo assim trabalhe a verdade é interessante!

Ao fim é possível tirar a seguinte conclusão que por mais que estas entidades e espíritos não estejam agindo de maneira ética, no fim são as pessoas que abrem suas portas a eles, sejam através de rituais, sejam através de suas atitudes não éticas também. Nada acontece sem permissão, mas infelizmente nem sempre essa permissão é consciente, então a vigia deve ser constante!

Li algumas resenhas no skoob que dizem que os casos não são verdadeiros, e não posso afirmar se são ou não, afinal não os conheço, mas posso dizer que quase nada soou absurdo, já que já li e ouvi relatos suficientes para embasar os fatos ocorridos. Fatos estes que são fortes e pesados, e podem impressionar aos não acostumados as trevas e suas maneiras de agir.

Eu particularmente gostaria que o livro se demorasse mais na parte de fantasmas, já que são poucos os livros do tema, com o enfoque da dupla, mas isso não se deu justamente porque Ed foi um dos poucos demonologistas que existiram. Não é um trabalho para qualquer um, requer dedicação e disponibilidade total, a ponto de largar a família para atender aos necessitados, e até muitas vezes colocar sua vida em risco.

Aos fãs dos atuais filmes de terror como Amityville e Anabelle, ambos os casos são narrados. Anabelle em especial tem bastante detalhes do que ocorreu. E para fãs do gênero o livro pode soar como sucessivos roteiros para filmes, mas não se engane pessoas de verdade sofreram o que foi narrado, e não devemos ler estas histórias para entretenimento, mas como alerta de como certos comportamentos podem gerar problemas.

Ed & Lorraine Warren: Demonologistas é um livro muito interessante para todas as pessoas interessadas no paranormal, ou diria, na vida como ela é fora da rotina comum.  O casal ainda tem outro livro, Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio, de outro autor, mas já publicado pela Darkside por aqui. Agora basta as livrarias deixarem para que eles vivam felizes para sempre na minha estante.

Avaliação






  




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário