Apátrida - Ana Paula Bergamasco



Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.


Vocês devem saber que todo livro tem alma. E que cada livro que lemos, ou nos acrescenta muito ou, apesar de nos enaltecer, torna-se apenas mais um.
Devo dizer que Apátrida me acrescentou muito.

Tinha ouvido falar muito bem deste livro, e quando a Ana Paula nos cedeu para resenhá-lo no House, foi um presente lindo. E, ainda maior foi o meu prazer ao dar de cara com uma história cheia de intensidades e de uma imensidão quase palpável que não deixou nada a desejar.

Eu não conhecia editora Todas as Falas, mas a partir de agora vou ficar de olho nela.

Então, vamos lá:

A autora consegue prender você desde a primeira página. Consegue expor a transição da personagem principal, Irena, desde sua infância até sua vida madura sem deixar cansar, sem permitir que a falta de algum aspecto seja sentida e sem que, em algum ponto, nós permaneçam atados.

Fiquei com uma sensação nostálgica depois do fim. Fiquei com saudade da Irena. Uma guerreira. Senti aquela melancolia que demorou a cessar. Muitos momentos insistiram em permanecer na minha mente, meus pensamentos decolavam a três mil por hora. Até hoje, volta e meia me pego relembrando de uma ou outra parte, de um ou outro momento que marcou. Ou em como teria sido se...
Enfim.
Sabe quando a vida de um personagem soa tão real à sua frente que parece que é você quem está vivendo tudo aquilo?

Eu tenho disso. Essa coisa estranha de um livro ter o poder de me extrair as energias ou de me fortalecer. Este fez os dois. Me ergueu em um nível, mas me abateu em outro. Vejam só que contradição.

Achei algumas cenas fortes. No entanto, acredito que cenas fortes são necessárias - não só pelo tema que o livro aborda, todo o contexto da Segunda Guerra e tudo mais, mas porque eu penso que cenas fortes são importantes em qualquer livro. Elas são importantes, pois transcendem a obra, engrandecem o enredo, renovam quem está lendo e mexem com nosso modo às vezes moribundo de ver as coisas.

Se você é uma pessoa hipersensível, se você não tem estômago nenhum para impactos mais fortes... OK. Aqui seria a parte do texto onde eu os aconselharia, leitores hipersensíveis, a não lê-lo. Mas como eu posso não recomendar este livro a vocês? Me sinto na obrigação de dizer: leia-o mesmo assim! Contudo, se você é uma pessoa hipersensível, leia ciente de que foi alertado.
Não que seja uma experiência traumática - pelo menos eu acho que não. Entendam apenas que ele contém algumas cenas fortes, violentas.

Sem mencionar a capa. É belíssima. Me peguei admirando-a e babando por ela diversas vezes.

Na hora de classificá-lo, porém, encontrei-me em um dilema. Eu disse que o livro não deixou a desejar, e ele realmente não deixou. Não me decepcionei. Entretanto, um lado meu queria muito que algo que não aconteceu, tivesse acontecido. Aí me peguei refletindo... Dou quatro casinhas por isso? Ou dou as cinco, porque, mesmo não tendo acontecido isso, ele me surpreendeu de uma forma maravilhosa?

Acho que essa é a mágica, não é? A arte de saber escrever tão lindamente que, mesmo que uma parte seja arrancada à dentadas, o estrago seja quase nulo, uma vez que o destroço foi sútil e a agressão tão suave...

Não que você não note, mas você vive numa boa sem. E isso não diminuiu em nada a obra nem tirou seu brilho particular. Por isso, fiz minha escolha. Vão as cinco casinhas!

Parabéns, Ana Paula! Uma grande escritora. Torçamos para que a nossa literatura saiba valorizá-la da maneira que você merece.
Obrigada pela atenção e por ter nos dado a oportunidade de resenhar um livro tão tocante aqui no House.
Vá em frente! E toda a sorte do mundo para você! É o que a equipe do House of Chick lhe deseja!

Avaliação



Comente com o Facebook:

47 comentários:

  1. =/ Eu tenho certeza que se eu ler, vou chorar horrores!
    Ai meu céus!
    Ótima resenha flor!
    bj

    ResponderExcluir
  2. Nossa, pelo que você escreveu tenho certeza de que esse livro é muito bom. Já havia lido algumas resenhas dele mas nenhuma me despertou tanto interesse quanto essa. O fato de você em dúvida sobre a quantidade de casinhas e acabar por escolher 5 realmente mostra como esse livro é bom.

    Com certeza vou comprá-lo em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Primeiro de tudo essa capa é realmente linda, de ficar admirando mesmo.
    Segundo é que esse livro deve seguir a linha de 'A menina que roubava livros', as eu não posso dizer isso só lendo a resenha, digo porque a sensação que você teve com esse eu também tive com ele.
    Vai sim pra minha lista de 'Vou ler'.

    www.larycal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Mari! Estou ansiosa para ler Apátrida. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Livros que mostram a batalha de pessoas pela sobrevivência em tempos difíceis, como acontece em Apátrida, sempre me fascinaram. Gosto muito de livros assim. Dá mais vontade de ainda de viver e de agradecer pela vida que temos, pois nos faz lembrar o quando elas lutaram pela vida delas.
    Ganhei esse livro e já tá ali prontinho só me esperando! hauihiauhea ;)
    Adorei a resenha ;D
    bjs

    ResponderExcluir
  6. "Sabe quando a vida de um personagem soa tão real à sua frente que parece que é você quem está vivendo tudo aquilo?"

    Oba, adoro livros assim, e concordo plenamente contigo a capa é de babar, parabéns pela resenha, carregada de emoção, e é assim que as resenhas devem ser. :D

    Beijos
    Babih
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei tua resenha. depois que a li, tive muita vontade de ler o livro!!

    Muito bom!

    beijos
    http://garotaqueamaler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Também nunca tinha ouvido falar nessa editora. A hitória do livro deve ser ótima e se fosse para mim escolher esse livro pelo título eu não escolheria, sua resenha ajudou bastante...

    ResponderExcluir
  9. Resenha linda ...
    Parabéns Mari , deixou todos com vontade de ler este livro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. nossa!
    quantos sentimentos juntos.
    ouvi falar algumas vezes do livro mas nunca parei pra saber sobre o que era.
    adorei a resenha. fiquei com vontade de ler tb!!
    e tem livros que nos marcam mesmo. nao acabamos o livro igual a quando começamos. bom saber que esse tem essa skill shausa
    :3 mtbom

    :****

    ResponderExcluir
  11. Me apaixonei pela capa!!

    Eu não gosto muito de ler livros sobre guerra e tal, o único que gostei até hj foi Honra Silenciosa e Mensagem de Saigon da Danielle Steel mas quero conhecer este para mudar de idéia rs

    Bjs

    http://recantocult.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa só vejo ótimas resenhas para este livro!
    Ele parec aqueles tipo de livros que te prende e são bem porfundos, né?
    Acho tão quando bons livros DE VERDADE vem de autores nacionias.. e que mesmo assim não são valorizados, eu (tbm) desejo sorte pra Ana Paula, estou louca pra ler o livro dela. /o/

    Bjs :*

    ResponderExcluir
  13. Li o livro e achei muito emocionante!
    Irena é mesmo uma guerreira!
    Realmente tem bastante cenas fortes... Mas dá para aguentar.
    A capa é show! *-*

    Beijos
    Tarsila

    ResponderExcluir
  14. Eu estou no kook tour desse livro no blog Nanie's WOrld. Eu amo a capa desse livro e já vi várias resnehas falando super bem dele. Quero logo lê-lo e tenho certeza que vou me apaixonar pela história.
    Eu adorei a resenha e espero que a Ana seja valorizada na literatura brasileira.
    Parabéns pela resneha. Está muito boa e deixou aquela vontade de ler o livro. :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha!
    E concordo com o primeiro comentário...
    Vou chorar horrores lendo!!!
    hahahahah
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  16. Nossa amei a resenha!
    É bem o tipo de livro que eu gosto de ler.
    Livros que marcam de alguma maneira.
    Capa belíssima mesmo.

    Vai pra minha lista de leitura. :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  17. sempre gostei da capa desse livro, me chama sempre a atenção mas eu sempre fiqei com o pé atras com relação a história, porém dpois dessa resenha super empolgante começo a mudar de idéia^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  18. Acho a capa muito bonita, mas eu também devo me acabar chorando quando ler esse livro.
    Mas vai entrar pra lista de desejados sim!

    Bjus
    Gisele

    ResponderExcluir
  19. Eu perdi a oportunidade de participar de um book tour desse livro, agora me arrependo! Parece ser muito bom. Gosto deste tema - 2ª guerra mundial -, tanto que amei A Menina que Roubava Livros e até hoje sou louca para ler O Diário de Anne Frank.

    Bom ter um livro nacional de tão boa qualidade!
    #valorizandoaculturanacional

    ResponderExcluir
  20. Eu também adoro a capa! Estou doida para ler esse livro!
    Espero que chegue logo, me inscrevi no booktour da Ana :D
    Com todas as resenhas positivas que vi em tantos blogs minhas espectativas tão lá em cima, se gostar vou comprar um para mim ^^
    Adoro suas resenhas!

    Beijos
    Marta
    http://aspalavrasfugiram.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tinha visto sobre esse livro, mas sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler.
    Me surpreendi com a avaliação de cinco casinhas, deve ser bom mesmo.

    Vou colocá-lo na minha lista

    beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha!
    Esse está na minha lista de leitura, estou participando de um Book Tour com ele! Dps que li fiquei mais ansiosa! ahuahauh

    Beijokas

    Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  23. Já vi muitos comentários muito bons sobre esse livro e com certeza assim que tiver oportunidade vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  24. Oláa!
    A Resenha está ótima, a capa é perfeita e fiquei com muita vontade de ler o livro *o* *o*

    Amo suas resenhas!
    haha

    beijos
    kelly

    ResponderExcluir
  25. Não tinha visto esse livro ainda, mas pela sua resenha (muito boa, parabéns! :) fiquei curiosa, o livro parece bem chocante, mesmo não gostando de livros nesse estilo pretendo ler no futuro :D

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro a capa desse livro... mas considero uma história triste, então no momento não pretendo ler. Claro que futuramente vou ler sim...quero muito ele na minha estante hehe
    Adorei a resenha
    Beijos
    @alessandramessa

    ResponderExcluir
  27. O livro parece ser muito interessante! Adoreeei ♥
    eu quero ler agora !

    bjs
    Barbara

    ResponderExcluir
  28. Gostei Muito da resenha, apesar de não curtir livros que se passam em contexto de guerra.
    Achei a capa maravilhosa, talvez eu experimente ler quando minha lista de espera diminuir xD

    ResponderExcluir
  29. Eu não diria que sou hipersensível, sou apenas sensível *-*
    Eu já 'andava' atrás desse livro faz algum tempo, desde que vi essa capa maravilhosa!
    Desde que li A menina que roubava livros me apeguei a livros com tema da Segunda Guerra, porque quando ouvi na aula de História nem me interessava ;)

    Bjus.

    ResponderExcluir
  30. o livro parece ser muito bom mesmo!! a capa é linda e me deixou com muita vontade de ler...vou procurar nas livrarias da minha cidade. bjo

    ResponderExcluir
  31. A Resenha está super interessante! Parabéns!
    Conheci teu blog agora e confesso que adorei *-*

    beijos

    ResponderExcluir
  32. Este livro fisicamente é maravilhoso!
    Amei a capa , muito bonita.
    E sua resenha está maravilhosa!

    bjs
    Cissa

    ResponderExcluir
  33. Ola!!!
    UAU que livro estupendo!!!!
    Eu sempre adimirei a capa e pelo título achei que seria algo "pelas redondezas" da guerra mundial. Lendo a resenha me lembrei muito do livro que li: A menina que roubava livros, foi uma história que me tocou bastante. E acredito que Apátrida seja um nível a mais que este. Como vem acontecendo, nossos escritores brasileiros estão se sobre saindo com suas maravilhosas obras e a Ana Paula não fica de fora desta geração tão forte de autores brasileiros de sucesso.

    bjos!!!!

    ResponderExcluir
  34. Hm.. essa capa me transmite algo que eu tenho medo de sentir... é meio triste, meio emocionante...
    E sabe, eu sou do tipo sensível então esse é um livro que eu tenho receio de ler pela historia ser assim tão marcante!
    E ele recebeu as 5 casas!! Poxa , então é mesmo excelente mesmo sem o fim que vc esperava!!

    Otima resenha, adorei conhecer um pouco mais do livro ;
    bjss

    ResponderExcluir
  35. Primeiro que quando eu li Segunda guerra tive que termnar de ler a resenha e com mais empolgação, é um dos melhores assuntos em história (ok, eu gosto de estudar guerras. haha). Depois leio uma resenha belíssima com essa, e me pergunto porque não havia lido nada desse livro, porque ele passou despercebido pelos meus olhos. Fiquei realmente com vontade de ler, e sentir as mesmas sensações, ou até mais.
    Os autores brasileiros que ando conhecendo tem só me surpreendido positivamente, e espero ter a oportunidade de ler tbm A pátria.
    O que falar da capa? um melancolia, que talvez eu vá entender quando ler.
    Ficou muito boa a resenha!!
    Beijos querida =))

    Salomé Fernandes

    ResponderExcluir
  36. Uau, quantos elogios! Gosto de livros assim, lerei, com certeza.

    ResponderExcluir
  37. Woow 5 casinhas!!O livro só pode ser otimo mesmo, e com tantos elogios não tenho nem duvidas rsrsrs

    ResponderExcluir
  38. Já li várias críticas positivas sobre esse livro e ele até me faz pensar em A Menina Que Roubava Livros, mas ele realmente não me chama a atenção :s

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de ler esse livro, gostei muito!

    ResponderExcluir
  40. Que perfeita essa resenha!
    nossa, fiquei com muita vontade de ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  41. Estou numa booktour e em breve vou lê-lo.
    Apátrida me chamou a atenção logo de cara. Amei a capa. Depois de saber a história fiquei mais apaixonada ainda. Adoro livros que se passam no período das guerras ou entre elas.
    Os autores brasileiros estão realmente se superando.

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Esse parece ser um daqueles livros que você chora muito lendo. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  43. É como vc falou, como o livro se trata de um assunto de peso, já era de se esperar cenas fortes.

    E quando gostamos da personagem, realmente da uma saudade quando terminamos a leitura.

    Eu em breve lerei,faço parte do booktour selo brasileiro

    ^^

    ResponderExcluir
  44. Ahh lembra da promoção que falei ontem, então...

    O livro é Eu sou o número 4 http://migre.me/4mzuJ
    Dormiu bem querida?Vi que vc postou uma resenha desse livro, vou ler...

    ^^

    ResponderExcluir
  45. Nossa, fiquei muito feliz com a resenha e com os comentários sobre o livro. Sinto-me honrada!

    Já linkei no blog e nos parceiros!

    Um grande abraço, Ana

    ResponderExcluir
  46. Sua resenha foi profunda.
    Quando leio um livro encaro a vida dos personagens como se fosse a minha e tento viver junto com eles, e dependendo da emoção triste ou alegre do personagem também fico assim.
    NNão imaginava que este livro era assim tão incrivel!
    Agora é so ler

    abraços
    Sua resenha ficou sensacional
    de verdade

    ResponderExcluir