Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.
Vocês devem saber que todo livro tem alma. E que cada livro que lemos, ou nos acrescenta muito ou, apesar de nos enaltecer, torna-se apenas mais um.
Devo dizer que Apátrida me acrescentou muito.
Tinha ouvido falar muito bem deste livro, e quando a Ana Paula nos cedeu para resenhá-lo no House, foi um presente lindo. E, ainda maior foi o meu prazer ao dar de cara com uma história cheia de intensidades e de uma imensidão quase palpável que não deixou nada a desejar.
Eu não conhecia editora Todas as Falas, mas a partir de agora vou ficar de olho nela.
Então, vamos lá:
A autora consegue prender você desde a primeira página. Consegue expor a transição da personagem principal, Irena, desde sua infância até sua vida madura sem deixar cansar, sem permitir que a falta de algum aspecto seja sentida e sem que, em algum ponto, nós permaneçam atados.
Fiquei com uma sensação nostálgica depois do fim. Fiquei com saudade da Irena. Uma guerreira. Senti aquela melancolia que demorou a cessar. Muitos momentos insistiram em permanecer na minha mente, meus pensamentos decolavam a três mil por hora. Até hoje, volta e meia me pego relembrando de uma ou outra parte, de um ou outro momento que marcou. Ou em como teria sido se...
Enfim.
Sabe quando a vida de um personagem soa tão real à sua frente que parece que é você quem está vivendo tudo aquilo?
Eu tenho disso. Essa coisa estranha de um livro ter o poder de me extrair as energias ou de me fortalecer. Este fez os dois. Me ergueu em um nível, mas me abateu em outro. Vejam só que contradição.
Achei algumas cenas fortes. No entanto, acredito que cenas fortes são necessárias - não só pelo tema que o livro aborda, todo o contexto da Segunda Guerra e tudo mais, mas porque eu penso que cenas fortes são importantes em qualquer livro. Elas são importantes, pois transcendem a obra, engrandecem o enredo, renovam quem está lendo e mexem com nosso modo às vezes moribundo de ver as coisas.
Se você é uma pessoa hipersensível, se você não tem estômago nenhum para impactos mais fortes... OK. Aqui seria a parte do texto onde eu os aconselharia, leitores hipersensíveis, a não lê-lo. Mas como eu posso não recomendar este livro a vocês? Me sinto na obrigação de dizer: leia-o mesmo assim! Contudo, se você é uma pessoa hipersensível, leia ciente de que foi alertado.
Não que seja uma experiência traumática - pelo menos eu acho que não. Entendam apenas que ele contém algumas cenas fortes, violentas.
Sem mencionar a capa. É belíssima. Me peguei admirando-a e babando por ela diversas vezes.
Na hora de classificá-lo, porém, encontrei-me em um dilema. Eu disse que o livro não deixou a desejar, e ele realmente não deixou. Não me decepcionei. Entretanto, um lado meu queria muito que algo que não aconteceu, tivesse acontecido. Aí me peguei refletindo... Dou quatro casinhas por isso? Ou dou as cinco, porque, mesmo não tendo acontecido isso, ele me surpreendeu de uma forma maravilhosa?
Acho que essa é a mágica, não é? A arte de saber escrever tão lindamente que, mesmo que uma parte seja arrancada à dentadas, o estrago seja quase nulo, uma vez que o destroço foi sútil e a agressão tão suave...
Não que você não note, mas você vive numa boa sem. E isso não diminuiu em nada a obra nem tirou seu brilho particular. Por isso, fiz minha escolha. Vão as cinco casinhas!
Parabéns, Ana Paula! Uma grande escritora. Torçamos para que a nossa literatura saiba valorizá-la da maneira que você merece.
Obrigada pela atenção e por ter nos dado a oportunidade de resenhar um livro tão tocante aqui no House.
Vá em frente! E toda a sorte do mundo para você! É o que a equipe do House of Chick lhe deseja!
Avaliação
Avaliação
=/ Eu tenho certeza que se eu ler, vou chorar horrores!
ResponderExcluirAi meu céus!
Ótima resenha flor!
bj
Nossa, pelo que você escreveu tenho certeza de que esse livro é muito bom. Já havia lido algumas resenhas dele mas nenhuma me despertou tanto interesse quanto essa. O fato de você em dúvida sobre a quantidade de casinhas e acabar por escolher 5 realmente mostra como esse livro é bom.
ResponderExcluirCom certeza vou comprá-lo em breve.
Beijos
Primeiro de tudo essa capa é realmente linda, de ficar admirando mesmo.
ResponderExcluirSegundo é que esse livro deve seguir a linha de 'A menina que roubava livros', as eu não posso dizer isso só lendo a resenha, digo porque a sensação que você teve com esse eu também tive com ele.
Vai sim pra minha lista de 'Vou ler'.
www.larycal.blogspot.com
Parabéns pela resenha Mari! Estou ansiosa para ler Apátrida. Beijos!
ResponderExcluirLivros que mostram a batalha de pessoas pela sobrevivência em tempos difíceis, como acontece em Apátrida, sempre me fascinaram. Gosto muito de livros assim. Dá mais vontade de ainda de viver e de agradecer pela vida que temos, pois nos faz lembrar o quando elas lutaram pela vida delas.
ResponderExcluirGanhei esse livro e já tá ali prontinho só me esperando! hauihiauhea ;)
Adorei a resenha ;D
bjs
"Sabe quando a vida de um personagem soa tão real à sua frente que parece que é você quem está vivendo tudo aquilo?"
ResponderExcluirOba, adoro livros assim, e concordo plenamente contigo a capa é de babar, parabéns pela resenha, carregada de emoção, e é assim que as resenhas devem ser. :D
Beijos
Babih
http://babihgois.blogspot.com
Amei tua resenha. depois que a li, tive muita vontade de ler o livro!!
ResponderExcluirMuito bom!
beijos
http://garotaqueamaler.blogspot.com/
Também nunca tinha ouvido falar nessa editora. A hitória do livro deve ser ótima e se fosse para mim escolher esse livro pelo título eu não escolheria, sua resenha ajudou bastante...
ResponderExcluirResenha linda ...
ResponderExcluirParabéns Mari , deixou todos com vontade de ler este livro.
Bjos
nossa!
ResponderExcluirquantos sentimentos juntos.
ouvi falar algumas vezes do livro mas nunca parei pra saber sobre o que era.
adorei a resenha. fiquei com vontade de ler tb!!
e tem livros que nos marcam mesmo. nao acabamos o livro igual a quando começamos. bom saber que esse tem essa skill shausa
:3 mtbom
:****
Me apaixonei pela capa!!
ResponderExcluirEu não gosto muito de ler livros sobre guerra e tal, o único que gostei até hj foi Honra Silenciosa e Mensagem de Saigon da Danielle Steel mas quero conhecer este para mudar de idéia rs
Bjs
http://recantocult.blogspot.com
Nossa só vejo ótimas resenhas para este livro!
ResponderExcluirEle parec aqueles tipo de livros que te prende e são bem porfundos, né?
Acho tão quando bons livros DE VERDADE vem de autores nacionias.. e que mesmo assim não são valorizados, eu (tbm) desejo sorte pra Ana Paula, estou louca pra ler o livro dela. /o/
Bjs :*
Li o livro e achei muito emocionante!
ResponderExcluirIrena é mesmo uma guerreira!
Realmente tem bastante cenas fortes... Mas dá para aguentar.
A capa é show! *-*
Beijos
Tarsila
Eu estou no kook tour desse livro no blog Nanie's WOrld. Eu amo a capa desse livro e já vi várias resnehas falando super bem dele. Quero logo lê-lo e tenho certeza que vou me apaixonar pela história.
ResponderExcluirEu adorei a resenha e espero que a Ana seja valorizada na literatura brasileira.
Parabéns pela resneha. Está muito boa e deixou aquela vontade de ler o livro. :)
Beijos ;*
Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com
Adorei a resenha!
ResponderExcluirE concordo com o primeiro comentário...
Vou chorar horrores lendo!!!
hahahahah
Bjoooo
Nossa amei a resenha!
ResponderExcluirÉ bem o tipo de livro que eu gosto de ler.
Livros que marcam de alguma maneira.
Capa belíssima mesmo.
Vai pra minha lista de leitura. :)
bjs!
sempre gostei da capa desse livro, me chama sempre a atenção mas eu sempre fiqei com o pé atras com relação a história, porém dpois dessa resenha super empolgante começo a mudar de idéia^^
ResponderExcluir--
hangover at 16
Acho a capa muito bonita, mas eu também devo me acabar chorando quando ler esse livro.
ResponderExcluirMas vai entrar pra lista de desejados sim!
Bjus
Gisele
Eu perdi a oportunidade de participar de um book tour desse livro, agora me arrependo! Parece ser muito bom. Gosto deste tema - 2ª guerra mundial -, tanto que amei A Menina que Roubava Livros e até hoje sou louca para ler O Diário de Anne Frank.
ResponderExcluirBom ter um livro nacional de tão boa qualidade!
#valorizandoaculturanacional
Eu também adoro a capa! Estou doida para ler esse livro!
ResponderExcluirEspero que chegue logo, me inscrevi no booktour da Ana :D
Com todas as resenhas positivas que vi em tantos blogs minhas espectativas tão lá em cima, se gostar vou comprar um para mim ^^
Adoro suas resenhas!
Beijos
Marta
http://aspalavrasfugiram.blogspot.com/
Ainda não tinha visto sobre esse livro, mas sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler.
ResponderExcluirMe surpreendi com a avaliação de cinco casinhas, deve ser bom mesmo.
Vou colocá-lo na minha lista
beijinhos
Adorei a resenha!
ResponderExcluirEsse está na minha lista de leitura, estou participando de um Book Tour com ele! Dps que li fiquei mais ansiosa! ahuahauh
Beijokas
Livros & Fuxicos
Já vi muitos comentários muito bons sobre esse livro e com certeza assim que tiver oportunidade vou lê-lo.
ResponderExcluirOláa!
ResponderExcluirA Resenha está ótima, a capa é perfeita e fiquei com muita vontade de ler o livro *o* *o*
Amo suas resenhas!
haha
beijos
kelly
Não tinha visto esse livro ainda, mas pela sua resenha (muito boa, parabéns! :) fiquei curiosa, o livro parece bem chocante, mesmo não gostando de livros nesse estilo pretendo ler no futuro :D
ResponderExcluirEu adoro a capa desse livro... mas considero uma história triste, então no momento não pretendo ler. Claro que futuramente vou ler sim...quero muito ele na minha estante hehe
ResponderExcluirAdorei a resenha
Beijos
@alessandramessa
O livro parece ser muito interessante! Adoreeei ♥
ResponderExcluireu quero ler agora !
bjs
Barbara
Gostei Muito da resenha, apesar de não curtir livros que se passam em contexto de guerra.
ResponderExcluirAchei a capa maravilhosa, talvez eu experimente ler quando minha lista de espera diminuir xD
Eu não diria que sou hipersensível, sou apenas sensível *-*
ResponderExcluirEu já 'andava' atrás desse livro faz algum tempo, desde que vi essa capa maravilhosa!
Desde que li A menina que roubava livros me apeguei a livros com tema da Segunda Guerra, porque quando ouvi na aula de História nem me interessava ;)
Bjus.
o livro parece ser muito bom mesmo!! a capa é linda e me deixou com muita vontade de ler...vou procurar nas livrarias da minha cidade. bjo
ResponderExcluirA Resenha está super interessante! Parabéns!
ResponderExcluirConheci teu blog agora e confesso que adorei *-*
beijos
Este livro fisicamente é maravilhoso!
ResponderExcluirAmei a capa , muito bonita.
E sua resenha está maravilhosa!
bjs
Cissa
Ola!!!
ResponderExcluirUAU que livro estupendo!!!!
Eu sempre adimirei a capa e pelo título achei que seria algo "pelas redondezas" da guerra mundial. Lendo a resenha me lembrei muito do livro que li: A menina que roubava livros, foi uma história que me tocou bastante. E acredito que Apátrida seja um nível a mais que este. Como vem acontecendo, nossos escritores brasileiros estão se sobre saindo com suas maravilhosas obras e a Ana Paula não fica de fora desta geração tão forte de autores brasileiros de sucesso.
bjos!!!!
Hm.. essa capa me transmite algo que eu tenho medo de sentir... é meio triste, meio emocionante...
ResponderExcluirE sabe, eu sou do tipo sensível então esse é um livro que eu tenho receio de ler pela historia ser assim tão marcante!
E ele recebeu as 5 casas!! Poxa , então é mesmo excelente mesmo sem o fim que vc esperava!!
Otima resenha, adorei conhecer um pouco mais do livro ;
bjss
Primeiro que quando eu li Segunda guerra tive que termnar de ler a resenha e com mais empolgação, é um dos melhores assuntos em história (ok, eu gosto de estudar guerras. haha). Depois leio uma resenha belíssima com essa, e me pergunto porque não havia lido nada desse livro, porque ele passou despercebido pelos meus olhos. Fiquei realmente com vontade de ler, e sentir as mesmas sensações, ou até mais.
ResponderExcluirOs autores brasileiros que ando conhecendo tem só me surpreendido positivamente, e espero ter a oportunidade de ler tbm A pátria.
O que falar da capa? um melancolia, que talvez eu vá entender quando ler.
Ficou muito boa a resenha!!
Beijos querida =))
Salomé Fernandes
Uau, quantos elogios! Gosto de livros assim, lerei, com certeza.
ResponderExcluirWoow 5 casinhas!!O livro só pode ser otimo mesmo, e com tantos elogios não tenho nem duvidas rsrsrs
ResponderExcluirJá li várias críticas positivas sobre esse livro e ele até me faz pensar em A Menina Que Roubava Livros, mas ele realmente não me chama a atenção :s
ResponderExcluirGostaria de ler esse livro, gostei muito!
ResponderExcluirQue perfeita essa resenha!
ResponderExcluirnossa, fiquei com muita vontade de ler esse livro *-*
Estou numa booktour e em breve vou lê-lo.
ResponderExcluirApátrida me chamou a atenção logo de cara. Amei a capa. Depois de saber a história fiquei mais apaixonada ainda. Adoro livros que se passam no período das guerras ou entre elas.
Os autores brasileiros estão realmente se superando.
Bjss*
Gabi Lima
http://livrofilmeecia.blogspot.com
amei, quero muito esse livro!
ResponderExcluirEsse parece ser um daqueles livros que você chora muito lendo. Ótima resenha.
ResponderExcluirÉ como vc falou, como o livro se trata de um assunto de peso, já era de se esperar cenas fortes.
ResponderExcluirE quando gostamos da personagem, realmente da uma saudade quando terminamos a leitura.
Eu em breve lerei,faço parte do booktour selo brasileiro
^^
Ahh lembra da promoção que falei ontem, então...
ResponderExcluirO livro é Eu sou o número 4 http://migre.me/4mzuJ
Dormiu bem querida?Vi que vc postou uma resenha desse livro, vou ler...
^^
Nossa, fiquei muito feliz com a resenha e com os comentários sobre o livro. Sinto-me honrada!
ResponderExcluirJá linkei no blog e nos parceiros!
Um grande abraço, Ana
Sua resenha foi profunda.
ResponderExcluirQuando leio um livro encaro a vida dos personagens como se fosse a minha e tento viver junto com eles, e dependendo da emoção triste ou alegre do personagem também fico assim.
NNão imaginava que este livro era assim tão incrivel!
Agora é so ler
abraços
Sua resenha ficou sensacional
de verdade