Coragem – Raina Telgemeier


Raina é uma menina de 10 anos que tem ótimas amigas e está descobrindo mais do mundo a sua volta. Tudo está tranquilo até que ela sente algumas dores na barriga. Pensando que estava doente, vai ao médico, mas não encontra nada errado fisicamente. Porém, o enjoo não passa e com ele vem também o medo: de comer, de perder amigos, de apresentação de trabalho, e até mesmo de uma palavra específica.
Então além da vida escolar com tudo incluso, até mesmo bullying, Raina começa a enfrentar muitos questionamentos e preocupações externas e internas. Como vai superar tudo isso? Será que existe uma saída para o que está sentindo ou vai ser para sempre assim?
Confesso que essa capa não tinha chamado tanto assim a minha atenção e não imaginaria que era uma Graphic Novel só de olhar para ela. Mas a Letícia, da Intrínseca indicou a leitura, então é claro que fiquei muito empolgada para conferir. E agora posso dizer que estou encantada.
Consegui reconhecer a minha eu criança em diversas ocasiões. Claro que temos pontos e sentimentos bem diferentes, mas pude sentir as emoções da protagonista na pele, porque eu mesma já vivenciei coisas semelhantes por ser ansiosa e tímida.

É uma leitura bem fofa, que faz a gente pensar e também deixa mensagens bacanas. Fala sobre ansiedade e crises de pânico de forma leve, mas também de uma maneira que oferece apoio ao leitor e que nos faz perceber que há uma forma de conviver com isso. Mostra também que ter alguém por perto para auxiliar no processo de descoberta e melhoria é sempre positivo, assim como procurar uma ajuda profissional faz toda a diferença.
A trama na verdade é baseada em fatos reais, já que a autora compartilhou a sua própria história, utilizando situações que vivenciou e sessões de terapia que fez, e até mesmo se inspirou em pessoas que conheceu. No final do exemplar ela fala um pouco sobre a sua vida com a ansiedade e as crises de pânico desde pequena até os dias atuais e como lida com isso.



Você provavelmente vai conseguir se identificar com a Raina ou pelo menos já conheceu alguém que seja parecida com ela. E, assim como a autora, quero encorajar vocês a falarem sobre seus sentimentos em algum lugar ou para alguém e também apoiarem e ouvirem as pessoas que estão por perto, porque isso pode mudar uma vida.

Com uma protagonista incrível e um pano de fundo real e tocante, essa história fala de questões emocionais que são mais comuns do que muitos imaginam, e mostra uma menina enfrentando as dificuldades da sua idade, juntamente com um novo sentimento que causa estresse físico e emocional e como ela consegue lidar com tudo aos poucos. Essa Graphic Novel é realmente encantadora e traz uma pitada de esperança para aqueles que precisam. Indico muito a leitura para pessoas de todas as idades!


Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário