O Beijo das Sombras - Vampire Academy #01 - Richelle Mead


Desde que ouvi falar na série Academia dos Vampiros pela primeira vez fiquei com vontade de ler, mas acabei adiando minha leitura por estar um pouco cansada de livros de vampiros.
Acabei comprando os três primeiros livros apenas porque estavam em promoção, mas depois de ler O Beijo das Sombras tive certeza de que não vou me arrepender em nenhum momento por essa compra, ao contrário, terei que comprar os outros livros da série em breve.
O Beijo das Sombras conta a história da adolescente Rose Hathaway, que é uma dampira, ou seja, é meio humana e meio vampira. Rose tem a missão de se tornar uma guardiã para proteger um Moroi, nome dado à sociedade formada pelos vampiros.
A Moroi que Rose pretende proteger é Lissa Dragomir, sua melhor amiga e princesa de uma família real muito importante na sociedade dos vampiros. Os dampiros se tornam guardiões para proteger os Moroi dos chamados Strigoi, vampiros poderosos que se corromperam em troca da imortalidade e precisam do sangue dos Moroi para mantê-la.
Lissa e Rose estudam na mesma escola, a São Vladimir, mas fogem de lá quando coisas ruins começam a acontecer. Viver fora da segurança que a escola oferece é muito perigoso, já que os Strigoi podem agir mais facilmente fora dos domínios da São Vladimir. Mesmo sabendo das dificuldades que vão enfrentar as duas amigas fogem, mas acabam sendo encontradas e capturadas pelo guardião russo Dimitri Belikov.
Após serem encontradas as garotas têm que enfrentar as consequências da fuga e lidar com as mudanças que ocorreram na escola enquanto estavam fora. Para permanecer na São Valdimir e continuar a ser treinada para se tornar a guardiã de Lissa, Rose acaba concordando com algumas condições, inclusive a de ser treinada por Dimitri.
Uma coisa que chama muita atenção na série é a personalidade da protagonista. Rose não foge de uma briga, perde o controle com facilidade e adora flertar com os garotos. Ela é forte e determinada, capaz de tudo para manter a melhor amiga em segurança.
Ao longo da história, conforme os motivos que tornam Lissa tão especial vêm à tona, a trama vai se desenrolando e várias perguntas são respondidas. Rose também amadurece e passa a se esforçar mais para se tornar uma grande guardiã para sua amiga, que ainda vai precisar de muita proteção.
Dimitri é um personagem capaz de tirar o fôlego de qualquer mulher, principalmente de Rose. O sotaque russo, o físico perfeito e a experiência como guardião são apenas alguns fatores que tornam Belikov um daqueles personagens inesquecíveis dos livros.
Mesmo com tantas qualidades, Dimitri não foi o meu personagem favorito nesse livro, isso por que o posto de favorito ficou com Christian, um Moroi com uma história familiar difícil e dono de uma ironia irresistível.
A narrativa de Richelle Mead é realmente muita boa, a autora me prendeu de tal forma que não consegui parar de ler enquanto não terminei o livro.  Quando terminei a leitura fiquei ansiosa pelo próximo livro da série, Aura Negra, que pretendo ler em breve.
Sem dúvidas recomendo a leitura da série Academia de Vampiros para todos, mesmo para os que estão cansados de histórias com esses seres como protagonistas. Garanto que a narrativa, a história e os personagens criados por Richelle vão fazer vocês se apaixonarem pela série tanto quanto eu.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 03 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. A resenha ficou óótima,e a capa do livro é bem enigmática,gosto disso! Porém,aquela modinha de crepusculo,me fez cansar de ouvir/falar/ler sobre vampiros :(

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha , amo a serie !!! Não vejo a hora de ler os outros livros , tb amo o Dimitri nosssa !!! Rs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Danielle! :)

    Assim como você, comprei os 3 primeiro s livros depois de tanto ouvir falar da série e também por causa de uma promoção muuuuuito boa ^.^ Assim que terminei o primeiro livro não parei mais, li todos os que tenho e agora estou esperando o lançamento do próximo (Last sacrifice)aqui no brasil... quem sabe têm outra promoção, pois os preços não são muito facilitam muito ^.^

    Têm coisas que não gosto na série, mas uma coisa é inegável, a leitura é viciante, não consigo abandoná-la *.*

    Excelente resenha!
    Até mais!
    :*

    www.aoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro ano passado se não me falhe a memória, mas não sei se foi a época do ano, ou o que, mas quase não me lembro do livro...
    Agora que li canção do súcubo e filha da tempestade e amei tanto a richelle mead resolvi reler esse e dar continuidade a série...então logo devo reler e criar uma opinião final sobre ele =]

    Miquilis:
    Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  5. Ainda não pude ler esta serie
    Mas já esta na minha lista, pois sempre falam bem dela
    E a resenha ficou muito boa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sei lá, não curti muto a resenha, acredita que eu tenho o livro, mas nunca me interessei pra ler ? Estranho né ?

    wwwflavynhasz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já ouvi muita gente falando de VA, tenho amigas que insistem para eu ler essa série, mas não sei se aguento mais vampiros. Com você foi a mesma coisa e não se arrependeu da leitura, então isso conta pontos na minha escolha de ler ou não.
    Talvez um dia.

    @sophia_samhan

    ResponderExcluir
  8. Eu amo Academia de Vampiros. Comigo aconteceu a mesma coisa, estava cansada e comprei os três primeiros pois estavam em promoção kkkkk Assim como você, não me arrenpi. Devorei os livros tão rapidos que mal sentir.

    ResponderExcluir
  9. A primeira vez que li a respeito dessa série de livros foi no twitter, em uma enquete sobre qual livro deveria ser transformado em filme e Academia de Vampiros estava em primeiro lugar. Dai procurei no skoob e acrescentei aos desejados, porém não procurei os livros para comprar. Tinha até me esquecido deles...
    realmente não me incomodo com tramas de vampiros, enquanto elas ainda tenham certa originalidade e consigam interessar o leitor. Bom saber que a compra dessa série não leva a arrependimentos e que vale à pena adquirir. De qualquer forma, como antes pretendo terminar minha coleção da Irmandade e começar uma de Pretty Little Liars, acho que vou aguardar uma promoção! Mas com certeza vou ler esses livros!

    ResponderExcluir
  10. Li este livro depois que peguei emprestado com uma amiga, li este e a continuação e adorei, completamente diferente do que eu imaginava que seria, e tão bom que li cada livro num dia!

    ResponderExcluir
  11. shorei muito nesse livro porque quando tudo esta no caminho serto faz uma asentuada curva lindo me apaixonei pela serie logo de cara... tá comfesso que no começo nao entendi nada mais depois peguei o fio da meada esse livro e o que mais gostei da serie por emvolve o nosso lindo Dinka apessar de gostar dele tambem se encanto com o Cristian tem um geito parecido com o da Rose e isso me estimula mais a ler a serie... acho que quem evoluio na serie nao foi só a Rose mais tambem a Lissa que passou daquela menininha que se escontia do mundo para agora pater com ele de frente. o que posso disser de Adrian bem Adrian é o Adrian nao tem o que falar ele e top. cada personagem nessa serie me estimulou a comtinuar a ler. para quem esta em duvida em digo leiam pois voces nao vam se arepender. vam rir com cristian, adrian e rose, chorar com rose e a familia do Dinka e lissa , tremer de raiva por tatiana, Dimitri e victor e muitos outros, vao querer devorar cada pagina raiva, tristeza, alegria, frustasao, tensao, suspense e muitas gargalhadas estao em cada palavra em cada letra em cada virgula e e claro que nao posso esquezer do amor entre rose e Dinka e aqui entre nos quanto amor. um beijo para os fas da serie

    ResponderExcluir