Damas de Honra – Jane Costello


“Damas de Honra” conta a história da divertida Evie, uma mulher de 27 anos que tem problemas com compromisso – seu relacionamento mais longo não durou mais do que algumas semanas –, e que vai passar um ano agitado em meio a tantos casamentos, já que o livro é passado em um período de menos de um ano, em que algumas de suas melhores amigas e sua mãe se casam, e ela é uma das damas de honra de cada um desses eventos, junto com suas outras melhores amigas.
Em uma de suas aventuras perto do altar – já que ser dama de honra é o mais próximo que ela deverá chegar um dia desse local – conhece Jack, um homem que a faz suspirar logo de cara, e por quem Evie logo se interessa. Só tem um pequeno problema: ele é o acompanhante da linda, sensual e egocêntrica Valentina. Ou seja, ou ele não tem nada na cabeça, ou é um partido já comprometido.
Gostei de Evie e de quase todas as suas melhores amigas, inclusive da bitch do grupo, Valentina, já que é legal ter uma personagem desse estilo, pois elas trazem cenas ótimas para a trama. A única que não gostei mesmo foi a Charlotte, que no começo do livro é gordinha, e fica se sentindo inferior a todas as outras (eu, particularmente, não entendo o motivo de Charlotte se sentir tão para baixo, já que ser gordinha não é nada ruim, nem nenhum problema, e acho que ela podia olhar mais para si própria sem se diminuir perante a todos as outras pessoas do mundo, principalmente dos homens), até que fica magra e coloca suas asinhas de fora, já que faz uma sacanagem com uma de suas amigas. Isso me irritou profundamente, e se eu já não gostava dela, nesse momento comecei a odiá-la. Pessoas sem caráter são sem noção.
Outros personagens que adorei foram a mãe doidinha de Evie e seu noivo, que têm umas atitudes meio “fora do normal”, o que é bem engraçado, além deles serem um casal super legal e de alto astral, que não se importam com que os outros pensam e só querem ser felizes.
Como um bom Chick Lit, claro que podemos esperar um casal ser formado durante a história, e em “Damas de Honra” não foi diferente. Gostei bastante do casal, e Jack é um ótimo partido que me fez suspirar em muitos momentos.
Esse não é um livro super hilário, que vai te fazer gargalhar em todas as páginas, mas é uma leitura leve e divertida, e ótima para passar o tempo. Os personagens são bem construídos e preservam sua identidade da primeira até a última folha e são uma ótima companhia durante uma tarde tranquila.
Algumas das cenas mais engraçadas eram as que Evie tinha que contornar a situação com seu ex-namorado, Gareth, um chato de galochas que apresentou as tiradas mais sem noção do livro e me fizeram rir, principalmente porque Evie tentava ser legal com ele, mesmo tendo que ouvir todas aquelas asneiras.
A diagramação é simples, mas a capa, que é soft touch e apresenta umas bonequinhas vestidas de noivas, é uma fofura e tem tudo a ver com a história. Ah, e adorei o subtítulo “Quatro casamentos e nenhum funeral”, já que remete ao filme “Quatro casamentos e um funeral”, que também é uma comédia romântica. Só não achei a narrativa de Jane Costello tão parecida com a de Sophie Kinsella, que é citada na própria capa.
Essa é uma leitura rápida, já que flui de uma forma sutil e gostosa, nos encantando a cada página com suas tiradas inteligentes e sua narrativa cativante. Acredito que “Damas de Honra” poderia ser transformado em um delicioso filme de comédia romântica, e tenho certeza de que os amantes do gênero aprovariam.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 04 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Acredita que nunca li um Chick lit? è um tipo de livro que nunca me chamou a atenção, mas, como são sempre elogiados, acho que vou dar uma chance. Além disso, como fã de comédias românticas, preciso ler algum para ver se gosto assim como gosto dos filmes.
    Esse parece uma boa sugestão para primeira leitura.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, se você é fã de comédias românticas, tenho certeza de que vai gostar desse estilo de leitura! ;} Dê uma chance! Se quiser, me fala que indico umas ótimas, além de Damas de Honra!
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  2. Ainda não conhecia, nem de capa. Pela resenha acho que vou, ele parece ser um daqueles livros levinhos e engraçados que adoro ler nos intervalos dos mais complexos.

    @sophia_samhan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sophia! Realmente é um desses livros levinhos e divertidos, que são ótimos para passar o tempo, inclusive no intervalo dos mais complexos. Depois de ler, me diz o que achou!
      Beijos

      Excluir
  3. Oie,
    Nossa que fofinha essa capa. O livro parece ser muito bom né?
    Fico meio que com o pé atrás para ler este livro, pois nem todas as resenhas que li foram positivas. Mas acho que vou ler para tirar minhas próprias conclusões!

    Beijos, Jessiica
    http://esliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jessica! Também achei a capa super fofa, foi a primeira coisa que chamou a minha atenção! E a história é bem divertida, vale muito a pena. Ah, se você gosta do estilo, tenho certeza de que vai gostar desse título!
      Beijos

      Excluir
  4. Acho que já comentei com vc que não sou dos chick-lits? Mas volta e meia tenho vontade de ler um ou outro pq me soam tão sessão psicológica rsrsrs...Esse parece ser um, como vc disse que é divertido parece que vale a leitura...Mas o que gostei mesmo foi dessa capa lindinhaaaa!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bruna! Ah, uma pena que não é tão fã de chick-lits, eu adoro! hehe
      Isso é verdade, nunca tinha pensado por esse lado, mas faz sentido, ainda mais para alguém da área! hehe
      A capa é linda mesmo, né?! Vale a pena ler sim, bem divertido!
      Beeijos

      Excluir
  5. Gente, PARA TUDO! Comecei a ler a resenha de boa achando que o livro ia ser de auto-ajuda (sim, porque livros com desenho na capa, na maioria das vezes, é de auto-ajuda) e parece ser um livro muito legal!
    Adorei! ♥

    wwwflavynhasz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Anna! Fico feliz em saber que minha resenha ajudou a ver que o livro não se trata de auto-ajuda e que tenha gostado. Vale muito a pena. Quando ler, me conta o que achou!
      Beijos

      Excluir
  6. Adoro livros desse tipo, chick-lit. Tem muitas diversão, alguns livros a protagonista é tão atrapalhada que tudo na sua vida dá errado, eu fiquei curiosa pra ler esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gosta do estilo, tenho certeza de vai adorar Damas de Honra. É bem divertido e gostoso de ler! Obrigada pelo comentário, querida!
      Beijos

      Excluir
  7. este e o tipo de livro que eu gosto de ler quando estou cansada e sem muita vontade de ler algo pesado
    e sobre o livro se transformar em filme seria ótimo, pois estes livros sao perfeitos para tal

    ResponderExcluir
  8. Muita fofa a capa adorei
    Chick lit é uns dos meus tipos de livros favoritos, por ser uma leitura leve e descontraida..
    amei a resenha, me deixou louca para ler-lo..

    ResponderExcluir
  9. Que bom que o livro é engraçado. Nunca o vi em nenhum lugar. "... eu, particularmente, não entendo o motivo de Charlotte se sentir tão para baixo, já que ser gordinha não é nada ruim, nem nenhum problema, e acho que ela podia olhar mais para si própria sem se diminuir perante a todos as outras pessoas do mundo, principalmente dos homens..." concordo plenamente, essas meninas de hoje em dia são neuróticas hahaha
    A capa é muito fofa *-*

    ResponderExcluir
  10. Gosto bastante de assistir comédias românticas, mas quase não leio nada assim. Essa história me pareceu bem divertida mesmo e também deve ter alguns draminhas para rechear. É um livro que eu leria.
    E parabéns pela resenha ;)

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha, algumas amigas minhas já leram esse livro e me recomendaram, ele já está na minha lista é claro!!

    ResponderExcluir