A Menina Que Não Sabia Ler - John Harding


A primeira coisa que me atraiu nesse livro, foi o título e a capa, atributos fundamentais para me fazerem pegar um livro e lê-lo. Depois de ler a sinopse, então, eu estava crente de que esse seria um típico romance sobre a descoberta das palavras e o conhecimento da leitura.
Era de se esperar: segundo a sinopse, o livro trata da história de Florence, uma garota de 12 anos que mora numa mansão na Nova Inglaterra de 1891, sem nenhuma presença familiar próxima, tendo como companhia apenas os criados da mansão e o irmão mais novo, Giles. Sem nenhuma perspectiva de vida, ela acaba descobrindo a biblioteca da casa, e se apaixona pelo local. Sem ninguém para ensiná-la a ler, a menina aprende sozinha a desvendar as palavras, e essa será a porta de uma grande aventura.
Não é bem assim que a história se desenvolve; embora apareça sim o desenvolvimento do amor de Florence pelos livros, a história passa superficialmente por cima disso tudo, se focando mais nos mistérios da mansão em que ela mora, Blithie, e no aparecimento de uma estranha personagem que significa tudo o que ela mais teme, a Sra. Taylor, sua professora e, mais futuramente, aquela que quer levar seu irmão embora.
A trama é narrada pela própria Florence, o que nos dá uma dimensão grande do terror passado pela garota. No momento em que a professora aparece, tudo o que Florence mais quer é que ela deixe seu irmão em paz e suma, o que são pensamentos considerados um pouco pesados para uma garotinha de apenas 12 anos. Mas a história segue toda uma linha densa e sombria, contrariando a impressão inicial de que esse é apenas um romance; do meio do livro até o final, ele se transforma num eletrizante suspense com mesclas de terror que, com certeza, agradarão bem os admiradores do gênero.
A narrativa de John Harding começa de forma morna e desinteressante—durante diversos momentos, tive vontade de abandonar o livro. Mas à medida que a história deixa para trás o amor de Florence pelos livros e se foca na aterrorizadora professora, o livro dá uma impressionante guinada, e o autor nos envolve em uma narrativa mórbida e macabra, com detalhes aterrorizantes e desnecessários, além de pouco apropriados para a faixa etária do livro. Em compensação, esse foi um livro que não me decepcionou em seu final, mantendo, até mesmo nele, todo o clima sombrio no qual a trama se desenrola.
Clima que nada condiz com a idéia proposta na sinopse, o que definitivamente me irritou. Eu esperava uma história e encontrei outra, e foi muito decepcionante não fazer a menor idéia do que estava lendo. Pode ser só uma frescura de leitora minha, mas eu acho que, se esse é um livro de terror, deveriam deixar  isso bem claro desde o começo, principalmente se tratando dos possíveis leitores. Se algumas passagens pareceram fortes para mim, não quero nem imaginar como elas pareceriam para uma criança. Esse é um ponto negativo do livro, mas o único significante que eu posso citar.
A Editora Leya fez um bom trabalho com a diagramação, e não encontrei erros que atrapalhassem a leitura. A capa, tal como a sinopse, não condiz muito com a história, mas fazendo justiça, é muito bonita: simples e sem floreios, assim como a história.
Para fãs de suspense e terror, que gostam de descrições pesadas, narrativas cruas e diretas, esse livro é uma boa pedida. Mas se quer um romance leve para se distrair, não chegue nem perto. Algumas passagens podem ser demasiado sufocantes, o que explica o porque de eu ter esse livro tão vivo em minha memória.

>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 04 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! Já li A Menina Que Não Sabia Ler e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler esse livro, sempre achei a capa perfeita, mas ainda estava em duvida em relação ao conteúdo, acho que agora, depois dessa resenha vou ver se consigo lê-lo *------------*

    wwwflavynhasz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O título sempre me chamou a atenção, talvez por me lembrar da A Menina Que Roubava Livros, que aliás foi um dos melhores livros que eu já li, a capa é linda, mas as resenhas têm sempre uma opinião semelhante, que foi um pouco diferente do esperado e tal. Mas já tá na minha meta!

    ResponderExcluir
  4. A capa deste livro é linda!
    Sempre quis ler ele, mas estou em duvida pois nem todas as resenhas são positivas!
    Mas quem sabe né...
    Beijos, Jessica

    http://esliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, leitora nova :) E, não acredito que é um suspense/terror. Sério? Quando vi esse livro na livraria achei que seria uma história leve, delicada e doce, até porque a protagonista é uma menininha que adora ler e tudo o mais. Também me sentiria bastante frustrada por me deparar com um livro completamente diferente daquele que eu esperava ler.

    ResponderExcluir
  6. Eu estava morrendo de vontade de ler esse livro , não só pela capa(que eu AMO) mas pela sinopse que eu tinha lido. Fiquei surpresa em saber que o livro não é nada do que eu pensava também. Mas mesmo assim, ainda me interesso pela história e ele definitivamente continua na minha lista de 'quero ler'!
    PS: Gostei muita da resenha :)

    ResponderExcluir
  7. Ele estava na lista de compras, passou para lista de leitura e continua firme lá rsrs...ainda não sei qd vou ler o sobrenaturais me pulam no colo antes rs!!

    Gostei da Resenha...livros fortes nem sempre são fáceis mas com certeza nos trazem lições...=]

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  8. Oiee! Adorei a resenha. Muito bem feita! Parabéns.
    Quanto ao livro, engraçado que a capa realmente se pareça tão doce e suave e a história tenha seus momentos de mistério e terror. Eu me sentiria um pouco frustrada, por ir querendo ler uma coisa e terminar lendo outra. Mas sou fanzona do gênero de terror e suspense e talvez nem me importasse muito. rsrs
    Bom, é isso.
    beijos e sucesso.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  9. Poxa vida a tannnnntoo tempo que quero ler este livro
    quase que me surge uma oportunidade estes dias, mas escapou de
    minhas mãos feito linha :(
    e está capa é tão bela :)

    Quem sabe dou mais sorte depois
    abraços

    @Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  10. Suspense e terror... Serio a capa não demonstra isso!!!
    Não vou chegar nem perto desse livro, odeio terror.

    ResponderExcluir
  11. O título do livro realmente desperta curiosidade. Não me incomodo muito com a sinopse e a trama real. Na verdade, nem leio mais os resumos que ficam no verso do livro.
    Pareceu bastante interessante, já que gosto muito de estórias de suspense e terror (só livros! hahahaha)
    Sei bem o que é isso de começar desinteressante e dar vontade de parar. Quase o fiz com o rei do inverno, mas já aprendi q ir até o fim porque os livros sempre melhoram.
    Esse com ceretza eu vou comprar!

    ResponderExcluir
  12. Cara eu vejo muitas criticas negativas sobre esse livro. Eu sinceramente pensava que ele era de romance, mas quando você disse que a história é de "terror" fiquei chocada KKKKKKKKKKKKKK
    O preço dele na net tá barato, tava pensando em comprar, e acho que vou ^.^

    ResponderExcluir
  13. Quando vi o livro pela primeira vez, pensei que fosse simplesmente mais um romance. Minha tia (que mora comigo) leu a história e comentou sobre o toque de terror, fiquei super interessada, mas ela (infelizmente) me contou o final :(
    Ainda quero ler, mas imagino que não vai ser mais tão emocionante.

    ResponderExcluir
  14. Comprei esse livro mas ainda não tive tempo de ler... Ele já está na minha lista e sem dúvida depois desse post estou mais empolgada para iniciar logo a leitura!

    ResponderExcluir

  15. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir