Doidas e santas - Martha Medeiros

   “Doidas e Santas” é um livro que reúne algumas das melhores crônicas da escritora brasileira Martha Medeiros. Famosa por suas colunas publicadas em jornais, essa gaúcha já publicou também livros de poesia. Um de seus maiores sucessos é o romance "Divã", que foi brilhantemente adaptado para o cinema e alcançou grande bilheteria.
   As crônicas selecionadas para compor “Doidas e Santas” possuem temas bastante atuais. Aos poucos, parte da rotina de Martha – e, de certo modo, o de toda mulher moderna – toma todas as páginas. Ela comenta livros, filmes, notícias e pequenos episódios cotidianos, com um senso de humor inabalável e muita sensibilidade.
   Uma característica de Martha é a metalinguagem, ou seja, muitas vezes ela escreve sobre o próprio processo de escrever, aproximando o leitor dos assuntos explorados. Ela também faz referência a inúmeros personagens, recomendando e instruindo o acesso a cultura de primeiríssima qualidade.
   Além da qualidade do livro, o trabalho feito pela equipe de diagramação é igualmente fantástico. A capa é muito pertinente, capaz de sintetizar de forma muito eficiente o conteúdo das crônicas. O papel tem textura agradável e é muito bonito, mantendo por longo período aquele aspecto de recém-comprado.
   A leitura de “Doidas e Santas” é muito divertida e interessante, recomendada para um tipo de público exigente e interessado em conhecer a crônica interpretada como um diferente e dinâmico gênero textual. Simples textos certamente poderiam preencher as 230 páginas do livro, mas Martha não se contenta e nos concede algumas lições sobre as maravilhas e problemas incluídos no singelo ato de viver.
Quote
"A população do planeta está em plena atividade, todos trabalhando, planejando, comemorando, matando, sobrevivendo, um mundo no gerúndio, sem interrupções, e a gente consumindo tudo isso, soterrados por tanta notícia, por tanto apelo, por tanta exigência de opinar, concordar, discordar. Você poderia estar ouvindo uma música agora, olhando pro céu. Você poderia estar regando suas plantas, poderia estar observando o barulho da chuva, poderia estar preparando um chá ou lendo um belo poema em vez desses meus lamentos. Não, não me abandone, mas deixo aqui uma perguntinha: você tem recebido notícias de si mesmo?"
(Trecho de “Notícias de tudo”, P. 144.)

Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 04 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. Não gosto muito de livros de crônicas, mas fiquei bem curiosa para ler esse, primeiro porque eu adorei a capa, e sempre leio livros pela capa! Adorei a sua resenha!


    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, fico feliz que tenha gostado, obrigada! Eu também gosto bastante da capa dele, rs. Leia-o mesmo, você vai gostar!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ah, que pena, Anna Flávia... ): Mas, por quê? Diga o que você acha que pode ser mudado para que eu possa melhorar minhas próximas resenhas. Obrigada por comentar!

      Excluir
  3. Nossa, deve ser uma comédia ler esse livro. apesar de eu não gostar, eu já li Cronicas da vida privada e é até legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Maisa, o livro é bem divertido, rs! Recomendo que você o leia, espero que goste dele. Obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Gostei bastante do trecho que vc colocou, ele mostra que ela tem uma veia crítica legal, vou espiar nas lojas, qd estiver em um preço legal vou comprar...pq pelo menos o filme Divã eu gostei =]

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora tem mesmo essa "veia crítica" que você mencionou, Bruna. Leia mesmo o livro, você irá gostar! O filme parece ser bem legal, mas ainda não o assisti, rs. Obrigada por comentar!

      Excluir
  5. Oie...
    Tudo bom?
    Apesar de não gostar muito de crônicas, fiquei curiosa por este... ^^

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que você ficou curiosa! Leia-o, é muito bom. Fico muito feliz que tenha gostado do blog, rs. Obrigada por comentar!

      Excluir
  6. Vi a peça Doidas e Santas e fiquei com vontade de ler o livro, mas ainda não consegui.
    Adorei sua resenha. Me deixou com mais vontade de ler o livro.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Carissa! Leia o livro assim que puder, você irá gostar!

      Excluir
  7. Oi flor,
    Acredita que não li nada ainda da Marta pois...tenho um certo trauma dessas leituras mais rebuscadas vai ver por causa que tive que ler muita coisa assim obrigada assim não tenho muito interesse nisso hoje em dia.
    Bjkss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, quem sabe um dia você se interessa pelo livro? Ele não é tão rebuscado, é uma ótima leitura, rs! Obrigada por comentar!

      Excluir
  8. Oie,

    O livro parece ser bom, mas não me deu vontade de ler. (infelizmente!)

    Beijos, Jessii

    http://esliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, quem sabe em um momento futuro você se interessa por ele, não é? Obrigada por comentar!

      Excluir
  9. aehh eu amoo cronicas
    e lendo o trecho que você postou fiquei muito interessada no livro
    apesar, este e um dos livros de cronicas que aposto que eu leria diversas vezes, pois muitos livos e textos do gênero, falam em mulheres, traição, e bebidas, coisas assim e não do jeito que você explicou na resenha

    @Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara, que bom que você gostou do trecho! Realmente, o livro é muito sensível e interessante. Você irá gostar!

      Excluir
  10. Não tenho costume de ler livros de crônicas. Acho que só cheguei a ler algum quando estava na escola e pegava todos os livros dos meus colegas para ler.
    Não pretendo comprá-lo, mas acho que se aparecer alguém com esse livro, com certeza pego emprestado para ler, já que pareceu bom, de acordo com a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena, fico feliz que a resenha tenha te estimulado a ler o livro, rs! Leia-o quando puder, você irá gostar! Obrigada por comentar!

      Excluir
  11. Adoro as crônicas da Martha Medeiros e ainda vou comprar um livro dela, o que me sinto envergonhada por ainda não ter... :) Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, também acho a Martha incrível! Espero que você leia o livro assim que puder, é muito bom! Obrigada por comentar!

      Excluir
  12. Olá!

    Ai, que tudo essa capa. Agora quero o livro só por isso (sou dessas loucas que adora uma capa bonita, dá pra entender? hahaha). Mas, é claro, pelo o que você falou sobre o livro, dá uma curiosidade a mais para lê-lo.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou louca por essa capa maravilhosa, rs! Fico feliz que você tenha se interessado pelo livro! Obrigada por comentar!

      Excluir
  13. Já li este livro e não gostei muito.. Tive
    ate vontade de abandonar a leitura..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Vanessa? Ah, talvez você se interesse novamente por ele em um momento futuro, não é? Obrigada por comentar!

      Excluir
  14. Não sabia que essa mulher escreveu Divã. Nunca mesmo li um único livro dela. Via esse livro a internet e sempre ria com a capa (convenhamos, apelo total KKKKK)Tenho certeza que deve ser um livro superengraçado, apesar de eu não gostar de cronicas. Mas se um dia ele aparecer na minha mão, vou ler ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeniffer, a capa é mesmo apelativa, mas combina bastante com o clima do livro, rs! Leia-o quando puder, espero que goste! Obrigada por comentar!

      Excluir
  15. Ainda não li nada da Marta, mas pretendo (haja tempo para ler tantos livros que ando gostando). Esse me pareceu uma ótima obra para começar. Eu gosto muito de metalinguagem, acho que vou me dar bem com esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jualiana, andamos com tantas coisas para ler, não é? Rs! Mas tente lê-lo sim, você irá gostar! Obrigada por comentar!

      Excluir
  16. Adoro a Martha Medeiros, já li algumas crônicas dela e são todas maravilhosas, não conhecia o livro, mas pretendo ler, pois deve ser muito divertido!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara, o livro é mesmo bastante divertido! Leia-o quando puder, rs! Obrigada por comentar!

      Excluir