Fazendo Meu Filme #01: A Estreia De Fani – Paula Pimenta

Sempre ouvi comentários positivos e muitos elogios para os livros da escritora brasileira Paula Pimenta, por isso sempre tive vontade de ler um dos livros dela. Assim, acabei começando pelo primeiro livro da série Fazendo meu filme.
Li esse livro em menos de dois dias, tudo porque a escrita da autora me prendeu tanto que eu não conseguia mais parar de ler.  Foi assim desde o começo do livro até o fim, ao mesmo tempo em que eu queria saber o que aconteceria no final, não queria que o livro terminasse, pois me diverti muito durante a leitura.
“Fazendo meu Filme 1: A estreia de Fani” conta a história da adolescente Estefânia, ou melhor, Fani, como ela gosta de ser chamada. Fani é uma garota de 16 anos apaixonada por cinema. Ela tem uma coleção de DVDs formada apenas pelos DVDs dos filmes para os quais ela deu cinco estrelinhas, o que, segundo a classificação criada pela própria Fani, significa que o filme é perfeito.
Fani mora em Belo Horizonte (MG) e mudou de colégio há pouco tempo, pois sua mãe achava que nesse novo colégio Fani poderia se preparar melhor para o Vestibular. No novo colégio, onde já estudava sua amiga Natália, Fani conheceu Gabi (que se tornou sua melhor amiga), que a apresentou a Léo, que em pouco tempo passou a ser o melhor amigo de Fani.
O livro retrata bem a vida de Fani e sua relação tanto com sua família quanto com seus amigos. As dúvidas, as incertezas, as paixões, as amizades; todos esses aspectos da vida da protagonista têm grande destaque nesse primeiro livro da série.
Fani está no segundo ano do Ensino Médio e vê sua vida mudar quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e passar o próximo ano no exterior, longe de sua família, dos seus amigos e de todas as pessoas que ela conhece.
A possibilidade do intercâmbio não agrada nem um pouco o melhor amigo de Fani, Léo,  um garoto extremamente fofo, que se dá bem com todo mundo e sempre tratou Fani com o maior carinho do mundo.
A narrativa da escritora Paula Pimenta é ainda melhor do que eu esperava, é impossível não se identificar em algum momento com a protagonista ou com um de seus amigos. Os personagens criados pela autora parecem pessoas reais, as situações pelas quais eles passam e as dúvidas com as quais sofrem; tudo isso é fácil de ser imaginado, pois poderia acontecer com qualquer um de nós.
A capa do livro é linda, uma das mais bonitas que eu já vi, e combina muito com a história de Fani. A diagramação também é muito bonita,  no começo de cada capítulo tem um trecho de um dos filmes que fazem parte da coleção de DVDs da Fani,  o número do capítulo fica dentro de uma espécie de tela de cinema. Esses trechos de filmes sempre combinam com o conteúdo dos capítulos e me fizeram ficar com vontade de assistir todos os filmes que eu ainda não vi da lista dos filmes favoritos da Fani.
As conversas que os personagens têm pelo MSN, por e-mail e pelo telefone também são retratadas, além das listas que a Fani faz e das listas de músicas de um CD que a Fani ganhou do Léo e de outro CD que é muito especial também.
Marquei as páginas que têm os nomes das músicas para escutar todas elas depois! Algumas eu já conhecia, mas as outras parecem ser ótimas também! Uma coisa muito legal é que é possível escutar as músicas e assistir os trechos dos filmes citados em “Fazendo meu filme 1” no site da série. (http://www.fazendomeufilme.com.br)
O desenrolar da história, o modo como a Fani parece amadurecer e entender melhor seus sentimentos em determinado momento do livro, as desilusões que ela sofre e suas dúvidas em relação ao futuro, o romance lindo, tudo isso foi capaz de mexer comigo de tal forma, que era como se eu me sentisse no lugar da Fani.
Recomendo a leitura desse livro para todas as pessoas que gostam de um livro bem escrito, com personagens maravilhosos, que parecem reais e com quem todos os leitores podem se identificar.
Estou muito ansiosa para saber o que acontece nos próximos livros da série (que tem três livros lançado até agora)! Não vejo a hora de ver o que acontece com Fani, Léo, Gabi, Natália e companhia, sei que ainda vou me divertir muito com esses personagens maravilhosos, pois como disse um personagem muito especial: o filme está apenas começando!
“Eu sorri pra ele no meio das lágrimas, ele sorriu de volta, e eu percebi que ele estava certo. Aquilo era só o trailer. Agora era que o filme realmente iria iniciar.” Pág. 327
Avaliação


>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 02 - FORMULÁRIO 


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Danielle! Estou ansiosa para ler a série Fazendo Meu Filme! Beijos!

    http://www.newsnessa.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai que fofo *...*
    se não me engano já adicionei ele no skoob a um tempo, mas não sabia que era tão bom :3
    ansiosa para ler
    abraços
    a resenha está linda


    @Mayh_Fernandes
    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Tô curiosa para ler os livros da Paula, mas como não são mto baratos estão na lista infinita rsrsrs!

    Boa Resenhaaaa

    Miquilis:
    Bruna Costenaro (bruheadbanger@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Eu sou louca para ler os livros da Paula Pimenta. Só ouço elogios.

    A sua resenha ficou fantástica, aguçou ainda mais minha vontade. E como toda leitora, fico maravilhada com personagens bem construídos (uma coisa bem difícil de encontrar, nos dias de hoje)

    beijos
    http://aoinfinitoealem.com/

    ResponderExcluir
  5. Que fofa a sua resenha! Também gostei muito dos livros da Paulinha, e o sucesso dela equivale ao talento.
    Concordo com todos os seus pontos e leia logo os próximos, que você vai amar, e faça as resenhas que quero muito saber sua opinião sobre os outros também!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha colocado meu contato kkk: mih.vasconcelos02@gmail.com

      Excluir
  6. Gostei! Esse me chamou atenção pela resenha :) Até hoje não li nada da Paula, mas parece que vou gostar. As vezes tenho certo receio com os livros meio adolescentes, mas vou dar uma chance para esse. Já foi para os desejados!

    @gaveta_aband

    ResponderExcluir
  7. Amei esse livro, estou doida para ler o último da série!

    Torço muito pelo Leo e pela Fani.
    Adorei a resenha, parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir