Terra Ardente – Janice Diniz


A história de “Terra Ardente” se passa na cidade de Maratana, localizada no interior do centro-oeste do Brasil. Uma cidade controlada por grandes latifundiários que exploram não só as terras do lugar como também os habitantes. Um local onde os ricos são extremamente ricos e os pobres passam por muitas necessidades. O clima é extremamente quente, castigando todos os – poucos – moradores.
É fácil nos identificarmos com algumas características dos personagens, pois além de serem muito bem desenvolvidos, apresentam personalidade de “gente como a gente”, que tem erros e acertos e que não podem ser considerados apenas mocinhas e vilões, mas sim seres humanos como qualquer outro. No início, por exemplo, eu não gostei muito das atitudes de Karen, mas no decorrer da história fui conseguindo entender mais a sua visão sobre a vida e até passei a gostar dela.
Apesar de ser um livro mais focado nesta personagem, todos os outros trazem bastante importância para a história, uma vez que seus dramas e conflitos valorizam a narrativa de uma forma bem explicativa e que aproxima o leitor da trama e enriquece ainda mais a leitura de uma forma muito agradável.
Karen Lisboa é uma mulher forte que vive com a avó e seu filho adolescente. Ela é bem determinada e não gosta que ninguém dê palpite em como viver a sua vida. Uma mulher muito bonita e cobiçada, porém com uma regra que lhe rendeu uma má fama pela cidade: ela só sai com alguém por 3 encontros e nunca mais. Karen cuida de uma pensão cheia de problemas e não deixa que ninguém conquiste seu coração.
Além disso, dois fazendeiros estão querendo as suas terras. Um deles é o Thales Dolejal, um homem super ganancioso e rude que faz tudo por dinheiro e poder. Ele comanda um grupo de capangas e por seu temperamento forte está sempre batendo de frente com Karen. Mesmo com todas as brigas eles vivem uma relação conturbada de amor e ódio, já que mantêm um relacionamento sexual que sempre faz com que Karen se “arrependa” e vá procurar sexo com outros homens no bar da cidade.
Rodrigo Malverde é o delegado do local, um forasteiro que resolveu criar raízes em Matarana. Justo e sensato ele é um homem bom e honesto que não concorda com muitos dos esquemas feitos por Thales e pelo coronel Marau. Bonito e viúvo ele arranca suspiros de muitas mulheres da cidade, porém não demonstra muito interesse em nenhuma delas, já que Karen parece ser sempre o centro de suas atenções.
Outro personagem muito cativante é a Nova Monteiro, uma jornalista de personalidade forte de Minas Gerais que acabou se mudando para a cidade para acompanhar um amigo de infância e grande amor, o doutor Cristiano Bittencourt (um médico que só tem tempo para seu trabalho). Buscando uma grande reportagem que possa alavancar a sua carreira, ela divide seu tempo em dois empregos: é jornalista em um pequeno jornal da cidade e à noite é cantora de músicas country no bar do Gringo.
Franco, também conhecido como diabo loiro, é outro personagem importante na história. Fiel escudeiro de Thales Dolejal, teve uma infância triste e em consequência disto é um homem amargurado. Ele deixa as mulheres loucas, já que é muito bonito.
Janice escreve muito bem, e claramente podemos ver isso em todo o livro. Os personagens são ótimos e muito bem escritos. A história em geral nos prende de uma maneira super gostosa. O livro é narrado em terceira pessoa e contém características presentes no nosso dia a dia, como a existência do Facebook, além de apresentar diálogos bem atuais. Durante toda a leitura nutri diversos tipos de sentimentos, uma que vez que fiquei aflita, sorri, me revoltei, etc. O amor e o ódio estão andando de mãos dadas em todas as linhas.
Esse é um romance intenso que nos prende de uma forma que não conseguimos largar até terminar de ler a última linha. Me apaixonei pelo cenário por ser um bem diferente do que estou acostumada a ver, vivenciar e, até mesmo, ler. Os personagens fogem dos estereótipos criados por nossa imaginação quando pensamos em caubóis e são perfeitamente bem elaborados assim como envolventes e viciantes na medida certa.
Apesar de ser uma trilogia, o livro dá uma boa conclusão para tudo e deixa também um gostinho de quero mais para o próximo, fazendo com que a gente se delicie neste volume e implore para ler mais sobre Matarana e seus personagens. Agora é ficar esperando pela continuação desta maravilhosa obra. Os próximos livros são “Céu em Chamas” e “Fogo no Cerrado”. Por favor, Janice, lance logo o resto da trilogia, pois tenho certeza de que todos os leitores, assim como eu, estão ansiosos para ler mais dessa incrível história.
Super recomendo o livro para todas as pessoas. “Terra Ardente” mistura aventura, romance, humor e muito mais na medida certa. Se você quer algo diferente, envolvente e que pode te viciar, leia este maravilhoso livro, pois quando começamos a ler não conseguimos mais parar.
E quem quiser saber mais  sobre a autora, confira a entrevista que ela cedeu para o House of Chick AQUI.
 Avaliação



Promoção Relâmpago

Se chegarmos em 20 comentários até 23:59hrs de hoje, 25/03/2012, faremos um sorteio de 100 marcadores entre os comentaristas (incluindo um de "Terra Ardente" autografado).

>> Para concorrer deixe um comentário com meio de contato.
>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 02 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

57 comentários:

  1. Não li esse livro ainda, mas confesso que fiquei muito afim quando vi na livraria...
    A resenha ficou ótima! =)

    Meio de contato: twitter - @Yuricornio

    ResponderExcluir
  2. Complicado! fiquei em duvida se gostaria ou não de ler o livro!
    Mesmo assim, parece bom e a capa é bem legal,

    @Mayh_Fernandes
    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Com toda certeza este livro é bom, estou esperando para o ler, já que o conhecia a algum tempo.
    E sim claro, uma bela capa


    matheusfern57@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro, Karen parece ser uma mulher muito decidida e isso está em falta ultimamente nos livros, a grande maioria passa o livro todo procurando casamento e Karen parece ser diferente.
    Estou super ansiosa pra ler.

    bjks
    Sam

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que legal. Adoro coisas que parecem meio faroeste, misturado com romance e uma mocinha que é valente e se defente. Nunca tinha ouvido falar dessa autora, mas adorei a ideia do livro, parece ser muito legal. E a capa, nossa, que coisa linda.
    Adorei sua resenha.

    Beijos,
    @HLavelle

    ResponderExcluir
  6. Olá
    tudo bem?
    vi a resenha pelo twitter e vim ver e olha só uma promoção que surpresa, será que eu ganho?
    Torcendo aqui
    Sobre o livro, gostei bastante, já está na minha lista de desejados.

    @SrtRodrigo
    rodrigobill10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha, nossa fiquei super curiosa para ler esse livro, ele parece ser maravilhoso!
    Acho a capa dele muito linda também *-*

    Beijos,
    Rayra Mirelem | @RayraMii

    ResponderExcluir
  8. Eu confesso que ainda não tinha ouvido falar desse livro, vou procurar mais opiniões pra ver se o livro vale a pena mesmo, não tenho muita certeza se eu gostaria de ler :)

    @leticiaxausa

    ResponderExcluir
  9. Esse livro deve ser incrível, bem do geito que gosto.
    Estou doida para lê-lo.

    @Mar_taa
    Beijos *;

    ResponderExcluir
  10. Fantástica a sua resenha, Nathi!
    Gosto muito quando o texto da resenhista e o da escritora se nivelam. Muito obrigada pelas palavras e pelo apoio!

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha e fiquei super a fim de ler Terra Ardente.

    E quero ganhar os marcadores kkk'

    @Ra_gabi

    ResponderExcluir
  12. Olá Nathalia!
    Faz um tempo que namoro o livro da Janice Diniz. Gostei da resenha por destacar alguns pontos como aventura, humor e romance. Além disso, o cenário é bem distinto, o que dá um crédito a mais para o livro. Fico feliz em ver autores nacionais com ótimos livros e espero ter a oportunidade de ler a coleção!

    Beijão!
    http://janinestecanella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser maravilhoso!! Adorei ler sobre os personagens.
    Será que a Nova vai conseguir um grande furo e alavancar a carreira jornalistica?
    Quero muito descobrir!

    Adorei a resenha.

    Beijos

    e-mail: larissajesuscorrea@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Achei extremamente interessante e acho que nunca li algo desse tipo. Vou procurar pra ler ja que me interessei na história.

    @imnotamuggle

    ResponderExcluir
  15. Eu nao vou participar
    mais vim comentar a resenha
    gostei muito
    o livro eu vou comprar logo logo e ai direi o que acho

    ResponderExcluir
  16. Já li várias resenhas sobre esse livro, e todas positivas. Adoro romances que me prendem, sendo uma trilogia então, torna-se mais atraente.

    Beijos

    @leiturasdapaty
    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amo aventura mesclada com romance. Fica muito bom. E uma pitada de humor deixa a leitura mais descontraída.
    Já desejo esse livro. A vontade de ler só aumenta. rs
    Os nomes dos personagens são bem legais, pelo visto todos tem uma personalidade marcante.

    Muito boa a resenha.

    @sheyllamorgan

    Beeijo

    ResponderExcluir
  18. Sou apaixonada por esse tipo de história. Adorei a resenha e também gosto muito quando me identifico com os personagens, parece que a leitura vai até mais rápido rs. Vou procurar saber mais sobre a autora e o livro e decidir se vou ler.

    Beijo
    @_teamdamon

    ResponderExcluir
  19. Hmm, gostei desse livro! É bom ter autores nacionais que dão valor ao seu país!

    facebook.com/nandastheff
    @NandaSCSaores
    nandastheff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. achei bem bacana a resenha..me deu vontade de ler esse livro =]
    sem contar q a capa é linda!!!
    @anneviana
    annezinhacv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oh...

    Já tinha visto algumas resenhas sobre Terra Ardente antes, mas sério, até então o livro ainda não tinha feito aquele 'clic' na minha mente.

    Mas como eu digo, 'uma resenha bem feita fisga a alma', depois de ler a da Nath, QUERO ELE JÁ!!!! *___________*

    O fato da história do livro se dividir entre vários personagens me chamou muitíssimo a atenção, pois sempre achei livros que ficam em apenas um único personagem uma coisa terrivelmente sacal, na maioria das vezes.

    Sem falar que podemos ver o POV dos personagens masculinos? AE é que eu fico FELIZ!!! \O/\O/\O/

    E... *relendo a resenha de novo*

    Janice, JANICE, JANICEEEEEEEEEEEEEE!!!

    Querida, algo está aqui a me dizer que sim, VOU ME APAIXONAR PELO RODRIGO, PELO TAHLES E PELO FRANCO!!!

    OH, GOD!!

    COMO ISSO É BOM!!! *_______________________________*

    Meus parabéns pelo livro, darling o/

    E vamos logo que com toda certeza vou terminar de ler o primeiro já MORRENDO para ler o segundo e o terceiro, kkkkkkkkkkkkk

    Beijos à Nath e a Janice!!

    *______________________________________________*

    Illyana HimuraWakai
    illyana.himura@gmail.com
    @IllychanHimuraW

    ResponderExcluir
  22. Não tenho o hábito de ler livros nacionais, vivo tentando mudar isso, acho que agora vai!Rsrsrs... Vou comprar, a história parece muito boa e envolvente. A resenha está de parabéns também, muito bem escrita e desenvolvida.
    Abraços!

    jessy_ap91@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Eu já tinha visto a entrevista e achei que apesar de interessante e as boas influências da autora, talvez não fosse muito meu estilo. Mas a resenha acho que mudou minha opinião, e o livro vai pra minha lista :)

    Twitter: @leticiaestella

    leticiaestella@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Estou louca para ler esse livro.
    Eu conheci esse livro recentemente e fiquei encantada.
    Está na lista dos meus desejados.
    Adorei a resenha.
    Parabéns.

    Beijos


    @JeessyRodrigues

    ResponderExcluir
  25. Confesso que nunca fui muito de ler livros nacionais, mas de um tempo pra cá, tem sido tudo que eu mais quero!!
    Que história linda! *__* Adorei mesmo.
    Curto muito livros que retratam a realidade, e no livro, também dificuldades.
    Bjs!


    @erica__santana

    ResponderExcluir
  26. Não sei porque, mas esse livro me lembra muito os livros de vestibular. Não conhecia o livro, mas fiquei super afim de ler. Adorei sua resenha, e você levantou pontos interessantes que faz eu ter mais vontade ainda, parabéns.

    Beijo
    @hummingbird_f

    ResponderExcluir
  27. Me apaixonei pela sua resenha. Não costumo gostar muito desses tipos de livro, mas algo nesse (principalmente a capa)me fez querer ler o mais rápido possível u.u
    nicolesalomao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Resenha fascinante! Escrita com uma maestria rara, típica de uma escritora nata. Vai fundo com os textos, que você tem futuro!

    Apaixonei-me pela história. Confesso que é a primeira resenha que me convenceu realmente a querer ler o livro. As outras não tinham a emoção que essa tem. Senti-me dentro da história, conheci um pouco dos personagens e seu cotidiano.

    Ótimo trabalho!

    Beijos,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Pessoas muito ricas contrastando com pessoas muito pobres, calor que castiga as pessoas... a primeira região que me veio a cabeça foi o nordeste. Depois continuei lendo (e juntei com a imagem de capa) e vi que não era.
    Interessante, um livro sobre uma região do Brasil que conheço muito pouco. Por mais que seja de ficção, creio que tenha muita realidade nele também.
    Não teria me chamado atenção, mas pela resenha gostei! Fiquei em dúvida o que deixa de "gancho" para ser uma trilogia - me pareceu uma história sem muitos mistérios para isso. Mas só lendo para saber :)

    Contato: gavetaabandonada@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Oi, meninas! Eu fiquei sumida um tempo, mas vou tentar colocar a leitura do blog em ordem ainda hoje, se der. XD

    Bem, é a primeira vez que ouço falar desse livro, e pela capa e a história, me lembrou bastante os livros de banca que a Harlequin lança. Apesar de ter tantos personagens que acabou me deixando confusa, a história parece interessante. Mas acho que já não simpatizei com a Karen, não pela personalidade, mas pelas atitudes dela. Bem, tem que ler pra saber. O personagem que mais simpatizei pela descrição foi o delegado Rodrigo.

    Agora fiquei curiosa se os outros livros serão com os mesmos protagonistas, ou serão ao estilo dos livros de banca, em que cada volume tem um casal de protagonistas diferente (eu acho assim mais interessante). Tomara que a autora lance a continuação logo. =D

    Beijos!
    @likepinkandblue

    ResponderExcluir
  31. Já ouvi falar muito deste livro e quero muito ler.
    A capa é bonita.
    Entrou para minha lista de desejos.

    Beijos.

    @cintiacabral

    ResponderExcluir
  32. Bom ver um blog prestigiando a literatura nacional. Ficção de qualidade é sempre bem vinda, retratando uma realidade que poucos conhecem. Gostei da resenha.
    mcrisaragao@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. É a primeira vez que ouço falar desse livro, e posso garantir que a resenha, a capa e o titulo me conquistaram xD
    Faz um bom tempo que não leio nada envolvendo cowboys, os ultimos que li eram do mesmo tipo: cara super gostoso que se apaixona pela forasteira nova no pedaço u.u (admito que amooooo esses livros xD)

    Infelizmente vai demorar pra eu ler Terra Ardente, afinal, o bolso está vazio esses meses xD
    Mas com certeza irá para a lista de leitura =)

    Beijoooos

    @deborahtupa

    ResponderExcluir
  34. Ao ler a resenha, o que chamou minha atenção neste livro foi o tema central: conflito de terras e de interesses. Um tema diferente, passado na região centro-oeste do Brasil, envolvendo personagens "gente como a gente"! "Terra ardente" promete! Parabéns pela resenha, ficou bem completa! @fermmc

    ResponderExcluir
  35. Ah, o livro da minha queridona Janice!!
    Adoro!! Estou para ler o livro dela a anos, kkkk
    Mas quero demais, a história chama minha atenção cada vez mais, de resenha em resenha :D
    Alias, parabéns Nati! ficou muito boa mesmo a sua resenha, se não me engano a melhor que li até agora e não digo isso para puxar o saco ou pelo kit de 100 marcadores, mas pq adorei mesmo :D :D
    Principalmente os detalhes novos da história, que eu não sabia, e que me deixou doida para ler aqui! Tipo, que a história é atual. Isso eu não sabia, pensei que era velho oeste mesmo! kkkkkk
    E nem que era uma trilogia, OMG! Desse jeito vou acabar falindo..
    Beijão Nati!!^.^

    ResponderExcluir
  36. Quero muito !
    Meio de contato : babi.1396@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Obrigada pela resenha, já tinha ouvido falar do livro mas a julgar pela capa achei que seguisse a linha dos romances melosos de banca, evidente que estava estupidamente errada.
    @leehdelacourt

    ResponderExcluir
  38. Mas um pra minha página de desejados no skoob!
    shiroisatie@ymail.com

    ResponderExcluir
  39. Pelo visto, esse livro vai seguir o genêro de drama que eu mais amo, gosto de personagens envolventes e bem trabalhados, espero não me decepcionar com a leitura.
    potterdolores@ymail.com
    Facebook> Johanna Albuquerque

    ResponderExcluir
  40. Oi gurias, quanto tempo que não passo por aqui!
    A primeira resenha que li de Terra Ardente foi no Inteiramente Diva, se não me engano, e fiquei bem curiosa a respeito da temática do livro.
    Apesar de nunca ter lido nada com "caubóis" e esse tipo de enredo, eu fiquei bem interessada pela forma como você descreve o quão intenso o livro é, que desperta inúmeras emoções e é bem escrito. Atualmente estou preferindo muito mais os livros nacionais porque eles estão me surpreendendo de maneira muito positiva. O livro da Janice está na minha lista, com certeza.

    Beijinhos :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  41. Oba, mais uma super obra nacional!
    Fico muito feliz com o sucesso que o livro vem fazendo. O que me chamou a atenção logo de cara foi a capa, e após conhecer a história fiquei encantada e quero muito ler o livro. Assim que sobrar um dinheirinho vou compra-lo.
    Parabens pela resenha, e adorei a promoção relâmpago!

    Meu e-mail: erica_fernanda1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Não leio muitos livros passados nessa situação,mas essa estória até que parece ser legal,fiquei com curiosidade de ler agora,pra mudar um pouco o genero literario que estou acostumada...E a capa é incrível!! Gostei do jeito que você descreveu os personagens,ótima resenha!

    E-mail: bubumiki@hotmail.com

    Bjokasss

    ResponderExcluir
  43. Gosto muito de acompanhar livros nacionais. Mais um para minha lista com certeza.

    Parabanes pela resenha.

    Meu e-mail:elizinhaanjo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Uma vez li um livro que se passava no Cerrado também, do Pedro Bandeira: se chama Colméia do Inferno.
    Moro na região, e este tipo de livro costuma me atrair, pra conferir como estão falando da minha área! :D

    Vou procurá-lo por aqui. Enquanto isso, Janice, por favor, lance os demais porque eu sou uma pessoa muito ansiosa e não aguento ficar esperando muito.

    Beijos!
    Miriam - <a href="http://bookerqueen.blogspot.com>Booker Queen!</a>
    @miriambqueen

    ResponderExcluir
  45. O primeiro livro que li e se passava no Centro Oeste se chama Colméia do Inferno, do Pedro Bandeira. Gosto de ler estas obras pra saber como os autores retratam o lugar onde moro.
    Fiquei mais curiosa pela história por causa da capa. Me lembrou filmes de bang-bang, e um enredo desses no Brasil não é comum.

    Enquanto eu procuro o livro pra ler aqui, Janice, por favor, publique os demais. Sou MUITO ansiosa, não aguento a espera das continuações dos livros! *-*

    Beijos,
    Miriam - Booker Queen!
    @miriambqueen

    ResponderExcluir
  46. Fiquei mto curiosaa pra ler esse livro, achei a temática diferente, e so tenho ouvido elogios sobre ele, adorei a resenha, parabens, bjnhs Pri

    PRI E OS LIVROS

    Priscila do Amaral
    @PrisAmaral
    prisciladoamaral450@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  47. Eu já tinha visto a entrevista da autora aqui no House of Chick,foi assim que conheci o livro, mas agora com a resenha fiquei ainda mais interessada e doida para ler.
    Onde ele está disponível para comprar?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Nessinha,

      Respondendo sua pergunta, para comprar, aqui:
      http://terraardenteolivro.blogspot.com.br/p/compre-autografado.html

      Beijão! E obrigada pelo interesse! :p

      Excluir
  48. Nunca tinha ouvido falar nesse livro...
    Achei muito interessante a história!
    parabéns pela resenha, sempre bem escrita!!!

    bjooo

    ResponderExcluir
  49. Não conhecia ainda esse livro, mas fiquei interessada em lê-lo. Por esse caubói na capa, deduzi que fosse um romance histórico, mas pelo visto é uma história bem atual, já que menciona o Facebook. Muito legal mesmo. Creio que irei gostar das personagens, menos o Thales Dolejal. ;)
    Interessante por este ser o primeiro de uma trilogia. Então, vamos esperar pelos próximos, não é mesmo?!
    Espero ter a oportunidade de lê-lo. hehe

    Beeijo*;
    @BrinaSophie
    spellman.sabrina@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. Parabéns pela resenha Nathalia! Estou ansiosa para ler Terra Ardente! Beijos!

    @VanessaVyeyra

    ResponderExcluir
  51. Adoro a capa desse livro.
    Não tive a oportunidade de ler, mas parece ser ótimo.
    Adorei a resenha, Nathy!

    beijoos
    @MMortani
    magia--literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. que livro interessante! gostei da história!

    ResponderExcluir
  53. É a primeira vez que leio algo a respeito desse livro. Super diferente de tudo o que já li. Não sei se faz meu estilo, mas fiquei com vontade de ler.
    Um livro que tem muitos personagens, mas pela resenha isso não parece deixar a historia confusa.
    É sobre uma região do Brasil que não sei muita coisa a respeito, isso só me faz querer lê-lo ainda mais.

    @sophia_samhan

    ResponderExcluir
  54. Achei meio faroeste demais pro meu gosto, rs

    Não me despertou interesse.

    Não aguento mais isso de séries e trilogias de livro. Virou uma febre sem fim para os autores ganharem dinheiro vendendo MAIS livros. ¬¬

    ResponderExcluir
  55. Resenha muito interessante, a capa não me anima muito, mas....
    todos sempre fazem comentarios muito positivos sobre ele.
    beijos.
    @sosobrelivros

    ResponderExcluir