Os Segredos Que Guardamos – Lara Prescott


Quando li a sinopse desse volume fiquei encantada com o que seria essa história. Inspirada em uma missão real da CIA na Guerra Fria, e que traz como pano de fundo Doutor Jivago, uma das obras-primas do século XX que ficou muito famosa por expressar opiniões antissoviéticas, sendo considerado um dos maiores e mais importantes romances da Rússia, o que levou ao autor Boris Pasternak a ganhar um Nobel de Literatura.
Nessa obra conhecemos Irina Drozdov, uma jovem americana de descendência russa, que fala fluentemente a língua e foi contratada como datilógrafa na CIA. Porém, logo foi promovida para agente, sendo treinada para participar de uma operação secreta para levar ao público russo a obra “Doutor Jivago”, proibida pelo governo da União Soviética, já que a mesma trazia inúmeras críticas ao estado comunista imposto por lá.
Conhecemos também Olga Vsevolodovna, amante do escritor russo Boris Pasternak e musa para a personagem Lara do seu livro Doutor Jivago. Nesse livro criado por ele, o protagonista médico e poeta Iúri Andréievitch Jivago relata e critica muitas situações comunistas e consideradas antipatrióticas ao mesmo tempo em que vive um romance com Lara. Por conta do título, as pessoas acreditavam que o protagonista Jivago era o Alter ego de Boris e por isso Olga vai presa como cúmplice. Acompanhamos quando ela vai para prisão e enfrenta torturas psicológicas e trabalhos forçados, tudo em nome do seu amor e ideias.
Com uma leitura fluida, esse volume nos conquista com ação, romance, suspense e espionagem. Há diversos temas abordados e o enredo é bem rico. A leitura é muito interessante e nos prende facilmente. Os capítulos são intercalados entre Oriente e Ocidente, mesclando fatos reais com histórias fictícias para trazer uma trama surpreendentemente deliciosa. Foi maravilhoso poder acompanhar mulheres fortes e corajosas que fizeram toda a diferença, já que mesmo em uma sociedade preconceituosa e machista, lutaram e sofreram para conseguirem mostrar que são tão boas ou até melhores do que os homens.


Recomendo essa leitura para todo mundo que se interessar por histórias com pano de fundo trazendo acontecimentos históricos reais misturados com personagens fictícias fortes e determinadas em uma trama que mescla ação, romance, suspense, espionagem, além de mostrar o poder que a literatura tem de levar informações e trazer críticas sociais, sendo uma arma poderosa para ajudar as pessoas.


Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário