Desgrávida – Jenni Hendriks & Ted Caplan


Veronica Clarke sempre foi a filha perfeita, a aluna exemplar e a pessoa que tem um futuro brilhante pela frente e sempre se orgulhou de tudo isso. Com um namorado desejado por muitas, planos para o final do Ensino Médio e uma vaga lhe esperando na faculdade dos sonhos, tudo está seguindo como planejado. Até que ela descobre que um resultado positivo no único teste que poderia arruinar todos os seus planos: o de gravidez.
Com a certeza de que não quer ser mãe neste momento e não deseja mudar toda a sua vida, ela decide fazer um aborto. Porém, sem coragem para contar sobre sua decisão para as amigas ou sua família, ela encontra uma pessoa improvável para acompanhá-la numa jornada em direção à clínica em outra cidade, uma ex-melhor amiga de infância, de quem se afastou quando queria uma vida mais fácil e tranquila.
Mesmo sem manter contato por vários anos, a rebelde Bailey Butler aceita acompanhá-la numa viagem de mais de 3 mil quilômetros. E em meio a muitas confusões, risadas e momentos inesperados, Veronica conhece mais a si mesma e revê suas atitudes.
Esse é um livro Jovem Adulto que, mesmo trazendo um tema mais pesado, a narrativa é bem leve e divertida. Há cenas cômicas, trapalhadas, diversas reviravoltas, autoconhecimento pontos reflexivos, foco na amizade, aceitação, também trata de outros assuntos como homossexualidade, pais negligentes, religião, etc. Então muitas vezes o assunto aborto não ganha destaque, ainda que seja o ponto central da trama.
É uma leitura interessante, mas também faltou alguma coisa para me conquistar. Achei a protagonista sem graça, inclusive não acho que mudou tanto suas atitudes. O que eu mais gostei foi conhecer Bailey e sua história. E desejo que os autores façam um livro protagonizado por ela para conhecermos sua vida mais profundamente. O final deixou um pouco a desejar porque teve as resoluções das questões adolescentes e de amizade, mas não desenvolveu mais.

Se você espera ler várias reflexões sobre aborto, os motivos de uma pessoa querer fazer, o processo de decisão bem trabalhado, o que acontece depois do procedimento, como as pessoas próximas vão reagir ou qualquer tópico mais aprofundado sobre o assunto, este não é o livro indicado. Mesmo sendo o grande motivo para a viagem entre as meninas começar e também o ponto de foco do enredo, serve mais como pano de fundo para a Road Trip acontecer e Veronica se reaproximar de Bailey. Por outro lado, se você tem interesse por uma leitura leve que aborde temas importantes, essa é uma ótima escolha.
Dos mesmo criadores de How I Met Your Mother, essa obra teve seus direitos comprados para virar filme pela HBO e estou bem curiosa para conferir. Com uma trama leve, gostosa, fluida e divertida, esse livro trata de aborto na adolescência, tema que não é muito discutido ainda, mas deveria. Recomendo a leitura!


Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário