O Mundo Invisível Entre Nós – Caitlín R. Kiernan


Apesar de ainda não ter lido nenhuma das obras dessa autora (a Darkside também publicou “A Menina Submersa), sempre escutei maravilhas de sua narrativa e sua forma de escrita única, que consegue conquistar a todos com o seu talento com as palavras. Sendo assim, resolvi começar por “O Mundo Invisível Entre Nós”, que é uma compilação de contos de Kiernan publicados entre 1993 e 2004, sendo os contos mais aclamados, textos raros, e sua primeira novela Sci-Fi.
O livro é dividido em duas partes, a primeira chamada de Mundo I, traz os contos escritos no período de 1993 a 1999. E a segunda parte, denominada Mundo II, traz os contos escritos entre 2000-2004, fazendo com que facilmente sejamos capazes de ver como o seu estilo de escrita foi amadurecendo, assim como seus pensamentos e técnicas.
Em todos os contos, temos uma mistura de horror com elementos fantásticos, fazendo com que a gente não consiga desgrudar os olhos das páginas. Os contos tratam de temas bem variados, alguns são mais fáceis de entender, outros encontrei um pouco de dificuldade. Talvez por não estar acostumada a ler obras do gênero, já que saí um pouco da minha zona de conforto com essa leitura – gosto muito quando tenho a oportunidade de fazer isso e curto a experiência.

Os enredos são bem rico de detalhes, tanto quanto de variedades de criaturas e mitos. Tem até uma releitura peculiar de A Pequena Sereia e outras referências. A escrita da autora é envolvente, descritiva e nos faz mergulhar nos cenários e situações de uma maneira bem vívida.



A edição da Darkside como sempre está impecável e lindíssima. Tem Capa Dura com acabamento em Soft Touch e insetos em detalhes na cor dourada, assim como o título, que só aparece na quarta capa. A folha de guarda é uma das mais bonitas que já vi e o miolo é todo trabalhado com ilustrações de insetos e suas anatomias que combinam com as ilustrações da capa, que por sinal está magnífica. Para fechar com chave de ouro, o corte das páginas também é dourado.



A obra ainda traz introdução da autora e um pequeno parágrafo antes de cada conto, no qual Caitlín fala um pouco da inspiração para aquele texto, quando foi escrito, o motivo de tê-lo feito ou algum outro detalhe.


Recomendo bastante essa obra para quem curte literatura Dark, sobrenatural e terror e para os que têm interesse de começar a mergulhar nesses mundos. Com histórias incríveis, que mexem com nossas emoções de maneiras variadas, sendo muitas vezes perturbadoras ou chocantes e mostrando uma realidade do ser humano em meio a um mundo fantástico de forma bem trabalhada, conseguimos viajar para outros mundos sombrios (alguns bem surreais) sem sair de casa.

 Avaliação







Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário