A Letra Escarlate – Nathaniel Hawthorne


Desde que assisti ao filme “Easy A” que citava esse livro, fiquei bem interessada nessa história. Olha que isso já foi há bastante tempo, mas por algum motivo ainda não havia lido. Quem me conhece sabe que amo ler livros Clássicos e sempre escolho algum para incluir nas minhas leituras. Por esse motivo, resolvi começar a ler “A Letra Escarlate”, cuja protagonista é considerada a primeira autêntica heroína da literatura norte-americana.
Nesse volume somos levados para Boston do século XVII, onde a comunidade era muito rígida e puritana. É nesse cenário que conhecemos Hester Prynne, uma jovem que cometeu adultério e terminou com o nascimento de uma criança ilegítima. Esse crime era muito grave, punido até mesmo com a morte.
Porém, como o marido de Hester estava desaparecido e ninguém sabia se ele estava vivo ou não, ela teve uma pena mais leve, sendo obrigada a levar sempre a letra “A” de adúltera bordada em seu peito. Desonrada e renegada publicamente, nossa protagonista passa a viver isolada em uma cabana com a filha, sem revelar a identidade do pai da criança. Acompanhamos como ela é forte e como consegue seu sustento e de sua filha, mesmo com tudo o que estava passando, sendo uma mulher amável e guerreira.
Esse título fala sobre uma sociedade hipócrita, que julga e guarda os seus segredos. É uma crítica a sociedade que serve até para os dias atuais. Vemos como a hipocrisia reina e como há personagens odiosos. Com muitos segredos e vingança, essa trama consegue nos prender do início ao fim com capítulos curtos além de uma protagonista maravilhosa, que me conquistou em cada linha. A narrativa é um pouco lenta, mas também muito interessante.

Esse é daquele tipo de livro que nos faz refletir, trazendo uma história que fala sobre hipocrisia, religiosidade e julgamento. E também um ar de suspense, já que ficamos o tempo todo querendo saber o destino dos personagens e quem era o pai da criança.
Recomendo esse volume para todo mundo que tenha interesse por obras Clássicas. Essa em específico traz uma história marcante, com uma protagonista incrível e muitas reflexões. Esse volume realmente me conquistou com sua trama muito bem elaborada e atemporal. Espero que vocês curtam tanto quanto eu!


Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário