Mulherzinhas – Louisa May Alcott


Já escutei inúmeras pessoas falando sobre esse Clássico e sempre tive vontade de conhecer, porém ainda não tinha tido a oportunidade. Quando a @editorazahar lançou essa edição maravilhosa Comentada e de Capa Dura, resolvi que já estava mais do que na hora de mergulhar nessa trama e passei na frente dos demais títulos da minha pilha, lendo no mesmo dia que recebi de tão ansiosa que estava.
A história começa em Dezembro de 1861, em Massachusetts – EUA, e conhecemos a vida das quatro irmãs March, Meg (16 anos), Jo (15), Beth (13) e Amy (12), que moram com a mãe, enquanto o pai está servindo na Guerra Civil. Acompanhamos então as aventuras dessas irmãs adoráveis que se metem em confusões e vivenciam vários conflitos emocionais e morais, tendo como pano de fundo a convivência familiar.
Com o pai longe, a mãe precisa sustentar a família, e vemos como as irmãs tiveram que amadurecer cedo. Mesmo sendo unidas, cada uma tem sua personalidade bem distinta da outra, o que foi maravilhoso, pois o livro trabalha visões femininas variadas da época, uma vez que nos apresenta meninas totalmente diferentes entre si, inclusive a Jo acaba com o estereótipo de mulher delicada que quer se casar.



A história é repleta de lições para a vida e valores, tornando-se atemporal e encantando gerações, mesmo tendo sido escrita há mais de 150 anos. Com uma linguagem simples e leve, esse volume consegue nos conquistar trazendo um pouco do papel da mulher na sociedade e provocando no leitor várias reflexões, inclusive para quem leu na época.
Essa edição #ClassicosZahar traz o Texto Integral, Ilustrações Originais lindíssimas e várias Notas de Rodapé, que ajudam no entendimento da história e também da época. Amei a oportunidade de ler essa obra! E torço para que muitas pessoas também queiram embarcar nessas páginas.




Há diversas adaptações da história, mas, para quem não sabe, esse ano tem filme novo com Emma Watson e Meryl Streep no elenco. A estreia lá fora é no Natal e não vejo a hora de poder assistir.
Esse livro conseguiu me cativar com um enredo sensível, simples e complexo ao mesmo tempo, já que se trata de um Romance de Costumes e de Formação repleto de reflexões, onde conhecemos mais a Sociedade Americana do Século XIX, seus costumes e tradições, o dia a dia das pessoas, as relações familiares, de amizade e amor. E traz “pequenas mulheres” fortes e à frente do seu tempo, que mostram a importância de suas forças em um mundo regido por homens.



Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário