20 Mil Léguas Submarinas – Jules Verne


Como estou adorando me aventurar em Clássicos, sempre tento adicionar livros desse estilo na minha lista de leituras. Por já ter lido três obras de Verne, também publicadas pela coleção #ClassicosZahar, e adorado, escolhi este, que era o último que faltava, como minha leitura da vez.
Nesse volume, vemos que várias embarcações estão sendo “aterrorizadas” por um monstro que ninguém consegue desvendar. Sendo assim, a marinha resolve mandar uma tripulação a bordo do navio Abraham Lincoln para desvendar esse mistério. Após o navio ser atacado, vemos que o professor Aronnax, junto com seu criado e com o arpoador Ned Land caem no mar. Eles são resgatados pelo capitão Nemo e feitos de prisioneiros em seu Submarino Náutilus. Então acompanhamos as aventuras vividas por nosso protagonista durante o período que eles estiveram a bordo desse submarino.
Enfrentando criaturas das profundezas e conhecendo o fundo do mar e a exuberância de sua fauna e flora, vamos entrando em várias aventuras, seja para caçar pérolas ou atravessar o Mar Vermelho para o Mediterrâneo. Com muitos detalhes, esse livro tem a narrativa um pouco mais lenta do que os outros títulos do autor. E é uma aventura futurística que consegue conquistar a gente com toda a criatividade de Verne. Se lembrarmos que esse volume começou a ser escrito em 1866 e várias das invenções citadas não existiam na época, podemos afirmar que é muito é muito à frente do seu tempo.


Dividida em 2 partes, a trama foi narrada em 1ª pessoa pelo ponto de vista do nosso protagonista, o professor Aronnax, um naturalista que descreve os animais marinhos e curiosidades históricas e prende nossa atenção com comentários interessantes.
É incrível ler uma história que consegue nos surpreender com fatos tão à frente de seu tempo, e de quebra ainda traz personagens incríveis e bem descritos. A narrativa, apesar de mais lenta, fez com que eu conseguisse entender mais tudo o que o protagonista viu e passou. Se você, assim como eu, é fã de Clássicos, não pode deixar de ler esse.



Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário