Almanaque da Música Pop no Cinema – Rodrigo Rodrigues


Quando a editora Leya colocou a lista de opções para resenha, logo me interessei pelo título, já que gosto muito de filmes e a trilha sonora é uma das partes mais importantes na produção e o significado de uma cena pode mudar bastante só com a inserção de uma ou outra música. E gosto bastante de música pop, então ler sobre isso é bastante interessante e nesse momento percebi que precisava ter esse livro em minhas mãos.
Como esse não é um livro de história, a resenha vai ser mais em forma de dica, e vai de seu gosto. Se você curte ler sobre músicas em trilhas sonoras de filmes, esse livro é uma ótima pedida.
Primeiramente preciso comentar o trabalho gráfico da Lua de Papel (selo responsável pelo lançamento), eles arrasaram na arte gráfica, com muitas fotos de cenas e pôsteres do filme ilustrando as páginas. Vou deixar algumas fotos no final para ilustrar o post e vocês poderem ver como é ele por dentro. E a capa representa bastante o assunto do livro, além de ser linda!
Ele é dividido da seguinte forma: a cada duas páginas há um filme (exceto alguns mais importantes ou com continuações, que precisaram de mais páginas), na página da esquerda podemos saber mais sobre o título em questão, enquanto na da direita há um quadro com os nomes das músicas presentes na trilha e algumas curiosidades sobre elas.
No começo, há um destaque para Elvis Presley e The Beatles, já que suas músicas estiveram presentes em diversos filmes. Também podemos encontrar algumas páginas falando das trilhas das franquias de um dos agentes mais famosos do mundo: 007, super interessante.
Adorei o livro! Assisti vários filmes citados e conheço diversos outros que não vi, e achei muito interessante saber mais sobre as músicas das trilhas sonoras de cada um deles. Tem filmes que vão de “De volta para o futuro”, passando por “Dirty Dancing – Ritmo Quente” e tem até filmes mais novos, como Shrek e Marley e eu. E, depois de ler várias páginas, já sai procurando as músicas para ouvi-las sempre que quiser e lembrar dos filmes.
 “Almanaque da Música Pop no Cinema” é um prato cheio para quem curte filmes, músicas ou para aqueles que são apenas curiosos. Se você se encaixa em um desses grupos, definitivamente esse é um livro que vale a pena ter em sua estante.




 Avaliação






>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 05 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Oi, oi!
    Só pelas imagens que vi no post cheguei a conclusão que PRECISO comprar o livro. Eu gosto de trilhas sonoras embora tenha começado a prestar atenção nelas, de verdade, há pouco tempo. Por enquanto, ando economizando. Mas depois da mudança quero diminuir minha lista de desejos!


    Beijo! Beijo!
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  2. ah é legal e tals mas seria um livro que eu nunca ia ler :( Quem sabe mais pra frente :) Muito boa a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, livro de deixar em cima da mesinha de centro de uma sala de tv... diz se não ? Adorei!

    ResponderExcluir
  4. gente, que barato! Adorei! Lindo! Adoro livros assim *-*

    ResponderExcluir
  5. Achei super legal a idéia deste almanaque, eu tenho um neste estilo + dos seriados que tb é bem legal!

    Assim que ele aparecer barato eu compro =P

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. Se não me engano vi uma (ou duas) entrevistas dele falando sobre o livro no Moviola, do canal PlayTv. Eu amei a ideia do livro. Ele sabe de tanta coisa, é tão observador que fiquei impressionada. Isso sem nem ao menos ter lido o livro ainda.
    E caramba, você ainda coloca uma foto de um dos meus personagens (e filme) favoritos. Adorooo Batman. *.*
    Amei a "apresentação" do almanaque. Realmente é uma ideia incrível!

    Bjoos

    ResponderExcluir
  7. Uau, eu adorei ! Pois eu amo filmes e suas respectivas trilhas sonoras! Realmente é uma ideia fantástica esta do Almanaque!

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse tipo de livro!!! *O*

    E esse daí parece ser muito bom tbm!

    Será que existe algum de musicais????

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Que livro mara!Adorei:D
    Esse Almanaque,realmente vale a pena tê-lo.
    Depois que vi,passou um flash back em minha mente.Muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Parece bem legal, mas eu não sei se compraria. Uma coisa concordo com você: A diagramação ficou ótima!

    ResponderExcluir
  11. Deve ser perfeito. Tem alguns filmes que vejo e logo lembro das musicas. E algumas músicas que me fazem lembrar filmes. Deve ser ótimo ver isso descrito em um livro de forma organizada. Fiquei com vontade de ter ele.
    *-*

    ResponderExcluir
  12. Adoro música e adoro filmes, mas acho que eu preferia procurar na internet a trilha sonora de cada um. Bonito o livro, fato, mas não compraria não.

    ResponderExcluir
  13. Oba, valeu pela dica esperta !
    ;-)

    Luz, câmera... sobe o som !

    O autor.

    ResponderExcluir