Deslembrança – Cat Patrick


“Deslembrança” nos apresenta a história de London Lane, uma menina que vive uma vida quase normal, a diferença dela para todas as outras pessoas do mundo é que suas lembranças diárias se apagam completamente todos os dias exatamente às 4:33. E ela só consegue se lembrar das coisas que ainda não aconteceram, mas que irão acontecer futuramente. Para contornar essa situação, todas as noites London escreve bilhetes para si própria, e os lê quando acorda e fica a par de tudo o que fez nos dias anteriores, inclusive quais roupas usou.
London começa a lembrar de um funeral em que estará presente e tem que conviver som essa lembrança até o dia em que ela irá se realizar e, consequentemente, London a esquecerá. Só que isso começa a incomodá-la e ela precisa descobrir de quem será o enterro, e se pode fazer algo para mudar o futuro. É aí que começa o mistério da trama, que faz o leitor fica ainda mais envolvido com tudo o que ocorre e procurando por respostas para todas as novas dúvidas de London.
Achei esse livro bem reflexivo, apesar de ter uma trama bem leve e gostosa de ser acompanhada. Fiquei imaginando como seria, para mim, esquecer das coisas que vivi no dia. E, como tudo mais que há no mundo, há seus lados positivos e negativos. Vou explicar melhor, se você vive uma decepção, ou um daqueles dias péssimos que você só gostaria de permanecer o tempo toda deitada para evitar que mais coisas ruins aconteçam a você, seria fácil esquecê-lo. Era só não anotar nada em lugar nenhum e no dia seguinte você é uma nova pessoa, sem nenhuma ponta de tristeza ou ressentimentos: ponto positivo. Mas e aqueles dias em que você não se aguenta de felicidade, e tudo o que quer no final é deitar na cama e ficar repassando todos os acontecimentos diversas vezes e com um sorriso feliz no rosto? Ou quando você gosta de lembrar de alguém muito importante e tudo o que viveu com essa pessoa? Seria péssimo esquecer essas lembranças.
Adorei a London, apesar de não ter concordado com uma ou outra coisa que ela fez, e achei incrível sua força e o modo como ela lida com sua perda de memória e sua vidência do futuro. Porque, além de ter que esquecer tudo o que viveu, deve ser ruim saber o que vai acontecer com todos que estão à sua volta, inclusive as coisas ruins. Porque o que nos impulsiona a viver é justamente não saber o que está em nosso futuro, porque vivemos na surpresa dia após dia.
 Outro personagem memorável foi Luke, que garoto fofo e tudo de bom! Sério, se você gosta dos personagens masculinos que fazem tudo para que a protagonista seja feliz, e sorri todas as vezes em que lê alguma cena gracinha entre um casal, então ele também vai arrancar suspiros seus. Não tem como não adorá-lo! Ah, e achei tão bonitinho ela conhecê-lo e gostar dele novamente todos os dias! *-*
Também adorei a mãe de London, e a relação entre as duas, super legal e bem construída. Adoro ver bons relacionamentos entre mães e filhos, porque eu tenho um ótimo relacionamento com minha mãe e gosto de ler quando os personagens também têm.
Quando comecei a ler “Deslembrança”, sabia do que se tratava a história, mas não pensei que fosse gostar tanto dela assim. Como algumas pessoas sabem, eu simplesmente adoro casais, e o desse livro é tão lindo que definitivamente entrou para os meus preferidos. Luke é o garoto bonito e fofo que toda pessoa que goste do estilo se apaixonaria por ele facilmente.
A autora não utilizou grandes explicações para a condição de London, sobre só ter lembranças do futuro, mas eu gostei das que foram dadas. Existe um fundamento para isso ter acontecido com a parte da memória do dia dela ser apagada, só não deu explicações sobre o motivo dela lembrar do futuro, mas sabe que isso não me incomodou? Livros são assim, algumas coisas podem ser demais para ser verdade, mas é exatamente aí que acontece a graça da imaginação.
O final foi bem legal, gostei muito, mas acredito que a autora poderia fazer uma continuação para a história, ela deixou pano para a manga e dá para desenvolver uma sequência sim. Eu estou na torcida para que ela faça isso, com toda certeza.
Com todo aquele ar juvenil que eu adoro, e com um pano de fundo original (pelo menos para mim, que nunca havia lido algo em que uma pessoa perde a memória todos os dias e só se lembra de coisas que vão acontecer futuramente), uma narrativa leve e que prende o leitor, e um romance suuuper gracinha, esse é um livro fofo que vale a pena a leitura.
“Deslembrança” pode parecer uma leitura descompromissada, mas possui uma característica de marcar o leitor (pelo menos comigo foi assim) de maneira positiva e reflexiva da melhor forma possível, além de ser incrivelmente fofo. E eu não apenas recomendo o livro, como ele também entrou para os meus preferidos.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 05 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Oi, meninas! Eu andei sumida, mas quando der vou dar uma passada aqui. =]

    Gostei da resenha, fazia tempo que eu estava interessada nesse livro, mas queria ler uma resenha mais aprofundada para saber mais sobre o livro. Entendo ela perder a memória diária, mas me frustra um pouco não ter uma explicação sobre o porquê dela saber o que vai acontecer no futuro, mas vou tentar relevar.

    Acho essa capa e esse título bem interessantes, e foi um dos fatores que me chamaram a atenção para o livro.

    E, claro, o romance é a parte que mais me chama a atenção em um livro, e gostei de saber que o desse livro é fofo. A primeira vez que vi esse livro me lembrei do filme "Como se fosse a primeira vez", e se o romance for tão fofo como o do filme, tenho certeza que vou adorar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de ler esse livro! Acho a capa super fofinha e a sinopse me chamou muita atenção!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma leitura leve, mas com um tema que tem tudo para fazer com que o livro seja meigo. Também lembrei do filme "Como se fosse a primeira vez", muito fofo...

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eita Tatha vc é a primeira pessoa que leu e gostou que eu conheci...o pessoal de maneira geral diz que a ideia é ótima, mas que o livro é raso, que muda do nada e tem um final ruim...Mas gostei da sua resenha que extraiu a parte reflexiva do livro que com td certeza deve tb despertar em mim qd eu ler...agora q vc indicou se ele aparecer barato na bienal é meu =P

    Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  5. Bem que eu queria ter a chance de ler ele, não nego que desde que pus os olhos em cima deste livro eu quase derreti, é muito lindo e todos falam muito bem dele

    ResponderExcluir
  6. Coloca originalidade nisso! É uma ideia genial! Achei incrível. Após ter visto "Como Se Fosse a Primeira Vez" fiquei pensando em como seria a minha vida se algo assim acontecesse comigo. E como você mesma disse, tem seus prós e contras. Agora, só se lembrar do que vai acontecer no futuro? Não é de se surpreender que entrou nos seus favoritos.
    Nem preciso dizer que fiquei louca para ler o livro, não é?! Rs. É muito surreal! Ok, sei que é um livro, mas ainda assim é muito surreal. kkkk. Amei mesmo sem ler. = D

    Bjoos

    ResponderExcluir
  7. Achei esse negócio de esquecer o que aconteceu e prever o futuro meio confuso. Já tinha lido outra resenha dele e não me animei muito. Apesar da sua ser só maravilhas, continuo achando essa história embolada demais. Enfim, tem tantos, mas taaaaaaantos outros livros por aí que Deslembrança não está no meus desejados. Só que também não vou achar ruim se alguém me der de presente rs

    Um beijo!
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
  8. Gente, que legal! Esquecer de tudo numa certa hora e prevê o futuro, cara que massa! A capa é linda! Acho que vou comprar haha ^^

    ResponderExcluir
  9. Como ela pode lembrar de algo que nao aconteceu?

    Seria uma espécie de visão, então?

    Bem, esse tipo de história em que a pessoa tem essa deficiencia na memória sempre irão me lembrar o filme Como se Fosse a Primeira Vez!! *_*

    Gostei da capa!

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Me interessei por esse livro faz um tempo e já li várias resenhas sobre ele, todas ótimas! Primeiramente achei que seria meio complicado pra ler,meio confuso, mas parece não ser nada disso. Essa resenha só me deu mais vontade de ler

    ResponderExcluir
  11. Eu havia achado a capa linda, mas achava que o livro era um romance e nem tinha me interessado.
    Depois de ler a resenha eu ameiiii. Difícil não lembrar um pouquinho de "Como se fosse a primeira vez" pelo fato dela esquecer tudo. Porém o fato dela saber o futuro torna tudo mais crítico e interessante. Vontade de ler esse livro inesperado e que, aparentemente, nos faz refletir sobre a possibilidade de fazer algo pelo nosso futuro.

    ResponderExcluir
  12. É quase como se ela vivesse ao contrário. Enquanto todos vão para frente com o que já viveram ela vai frente com o que vai viver. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  13. Quero ler esse livro pra ontem! *-*
    Eu ADORO casais, ainda mais os fofinhos. Claro que a história de continuar amando todos os dias de novo é bem "como se fosse a primeira vez", como outras pessoas já comentaram, mas mesmo assim, acho válido ela ter saído um pouco do "óbvio" fazendo com que a personagem lembre do futuro.
    Tenho certeza que esse é o tipo de livro que vai me prender do início ao fim.

    ResponderExcluir
  14. Eii,
    Nenhuma resenha me deu vontade de ler esse livro,só a sua.A capa desse livro e tão fofa,e combina com o livro,pois você falou acima que o livro é muito fofo também.Depois da sua resenha esse livro entrou para minha lista de livros.
    Beijos,
    Joyce.

    ResponderExcluir