A culpa é das estrelas - John Green

   “A culpa é das estrelas” é o mais recente sucesso do escritor estadunidense John Green. O livro conta a história de Hazel, uma garota que sofre de um câncer na tireoide que se manifestou em outras partes de seu corpo. Ao frequentar uma sessão de terapia em grupo, a adolescente conhece August, sobrevivente de um câncer nos ossos que o obrigou a amputar uma das pernas. Desse encontro nasce uma comovente história de amor capaz de emocionar todos os tipos de leitores.
   A sinopse pode parecer um clichê comum em adaptações hollywoodianas, tipicamente compostas por diálogos cansativos e repletos de um romantismo exagerado e inverossímil. A narrativa, porém, mostra competência para ultrapassar esses conceitos: ainda que o amor seja um importante tópico abordado, a história vai muito além. Gus e Hazel não são caricatos, não representam o clássico perfil do jovem doente que muitas vezes é transformado em mártir. John constrói os personagens com uma maestria invejável, e se recusa a torná-los amargurados, apesar da triste realidade na qual estão inseridos.
   A linguagem usada pelo autor é muito pertinente. Ao inserir gírias em alguns pontos, John nos lembra de que a narradora poderia ser qualquer adolescente, mas não uma adolescente qualquer. A  personalidade marcante de Hazel é mais um aspecto muito positivo para o livro. Mesmo os acontecimentos paralelos, como a relação de Monica e Isaac – amigo de August –, são observados por ela com sagacidade.
   O cotidiano assume uma importância impensável. O livro se desenrola de maneira tocante, e não apresenta o estereótipo de “final feliz”. A intenção de Green parece ter sido exatamente esta: demonstrar que um final feliz muitas vezes não é possível, mas essa inexistência é superada por “inícios e meios” felizes. E, definitivamente, o início e o meio do casal são suficientemente felizes.
   Depois dessa resenha nada imparcial, não preciso dizer que “A culpa é das estrelas” entrou rapidamente para as primeiras posições no meu ranking de favoritos. Creio que a história é uma daquelas que deveriam ser lidas por todas as pessoas que desejam se sentir inspiradas e vivas. O livro comove e surpreende, e, ainda que explore assuntos nada fáceis de lidar, mostra-se como um fantástico exemplo da infinita capacidade humana de superação.

Quote

“Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre o 0 e o 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.” 

(Contra-capa)


Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 06 - FORMULÁRIO



Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Gostei desse livro desde a primeira vez que eu o vi no site da editora como lançamento. Como você disse, de início eu achei a sinopse meio clássica, mas pelo que estou lendo em resenhas como a sua, a obra é incrível e muito comovente. Gostei muito, principalmente do detalhe do final, já que não curto muito finais felizes.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caique, também acho interessante o fato de não ter final feliz. É uma abordagem bem diferente, mas encantadora! Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler A Culpa é das Estrelas! Beijos!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vanessa! Você irá gostar muito do livro, leia-o assim que puder! Obrigada por comentar!

      Excluir
  3. Não quero ler esse livro, simplesmente não consigo ler livro que tenham personagens com doenças graves, já tentei e é agoniante pra mim =/ Além tb de ser hipocondríaca =P

    Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, Bruna. Bom, quem sabe em uma próxima vez, não é? Rs! Fico feliz que tenha gostado da resenha! Obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Oi Cláudia, estou participando do Book Tour deste livro e não vejo a hora de poder ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, você certamente irá gostar dele tanto quanto eu! Obrigada por comentar!

      Excluir
  5. A cada dia que passa fico mais ansiosa para ler esse livro! Apesar de triste, gosto de histórias assim. Não sabia que era tão romântico ( não gosto muito disso), mas vou ler, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, Jeniffer, o romantismo do livro é bem medido e surge em momentou específicos. Obrigada por comentar!

      Excluir
  6. Apaixonada! *-* Eu quero muito ler, céus. Queria ter encontrado um livro da ação que a Intrínseca fez, aliás, alguém encontrou um livro?
    Enfim, adorei a resenha e só me deu ainda mais vontade de ler! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a resenha aumentou seu desejo de ler o livro, Lorrany! Você irá gostar muito dele, tenho certeza. Obrigada por comentar!

      Excluir
  7. Aaaaah que lindo *o* Quando li a sinopse da primeira vez já tinha curtido mas ainda não tinha lido resenha,mas essa com certeza só aumento minhas expectativas!
    Morrendo de vontade de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha intensificado sua vontade de ler o livro, Ingrid! Faça-o assim que possível, é uma leitura maravilhosa!

      Excluir
  8. Outro livro que estao falando bastante !!!!
    A primeira ve que eu vi este livro nem dei bola !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro está mesmo sendo muito comentado. Tente rever sua opinião e lê-lo, acredito que você irá gostar! Obrigada por seu comentário!

      Excluir
  9. É um livro lindo! E o que eu mais gostei é que o John não subestima os leitores jovens, ele fala de filosofia de um jeito fácil e os personagem são habilmente construídos. É o tipo de livro que você lê e não esquece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Isabella. Obrigada por comentar!

      Excluir
  10. "(...)demonstrar que um final feliz muitas vezes não é possível, mas essa inexistência é superada por “inícios e meios” felizes."
    É por isso que gosto de um bom drama. tem gente que acha que uma boa história só se resume por um final feliz. Mas eu não acredito nisso. É como se a pessoa vivesse só para esperar sua morte.
    Estou louca para ler "A Culpa é das Estrelas". Parece ser a "história perfeita".
    Gostei muito da resenha! Parabéns!

    Bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto muito de dramas, Erica! E acho que você irá gostar muito do livro quando tiver a oportunidade de lê-lo. Fico feliz que você tenha gostado da minha resenha!

      Excluir
  11. Acho que vou chorar uns 10 litros quando ler esse livro. Parece muito bonito e muito sensível.
    Eu não tinha muita vontade de ler esse livro, mas após ver vários comentários favoráveis e ler a sua resenha, mudei de idéia.
    farei o possível para ler.
    *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, que bom que minha resenha ajudou a mudar sua opinião! Tenho certeza de que você irá gostar muito do livro.

      Excluir