Pão Quente - Jessamyn Waldman Rodriguez


Como sempre comento aqui no blog, um dos tipos de exemplares que realmente me agradam e me deixam louca para adquirir sempre que posso são os livros de culinária. Dos mais variados assuntos e receitas, eles me encantam por me apresentarem a pratos inéditos ou novas formas de preparar aquela receita deliciosa que já conhecíamos antes. E é sempre maravilhoso ver como uma pessoa pode transformar simples ingredientes em verdadeiros (e deliciosos!) pratos!
Com tanto amor envolvido, eu sabia que precisava ter na minha coleção a obra “Pão Quente”, de Jessamyn Waldman Rodriguez e as padeiras da Hot Bread Kitchen. O que mais me chamou a atenção nesse exemplar, além de trazer receitas de Pães, obviamente, foi a história por traz do projeto que é a Hot Bread Kitchen. Essa padaria Nova-Iorquina sediada no East Harlem (conhecido também como El Barrio) contrata padeiras de todos os lugares do mundo, que trazem consigo suas experiências pessoais e tradição cultural culinária para o local. Essas mulheres são em sua maioria imigrantes de baixa renda que estão lá para serem treinadas, desenvolverem suas habilidades e se recolocarem no mercado de trabalho com mais chances de conseguir algo rentável, seja através de cargos gerenciais na área ou abrindo seus próprios negócios, por exemplo. E lá também há o programa HBK Incubates, uma incubadora que permite que pequenos empreendimentos virem realidade.
Então os pães ali vendidos são dos mais variados tipos (são mais de setenta opções), indo dos mais complexos aos mais simples. E os lucros das vendas de cada pão vão para esses treinamentos. Eu definitivamente vou querer visitá-la quando enfim tiver a oportunidade de ir a Nova York. Principalmente depois de conhecer sobre a criação dessa ideia e um pouco do processo que Jessamyn Waldman Rodriguez passou para finalmente conseguir realizar seu objetivo criando e tendo sucesso numa padaria social.
Nesta obra, temos a chance de conhecer muitas receitas, incluindo uma de Pão de Queijo, exclusiva da edição brasileira. São pães de variados locais do mundo, alguns mais comuns, outros elaborados e há até mesmo os exóticos, apresentados de forma simples e direta, com diversas técnicas e truques que permitem que os inexperientes ou aqueles que já tem habilidades na área consigam fazer sem dificuldades. E também há algumas dicas empresarias e o Perfil do Padeiro, que traz histórias inspiradoras e de sucesso.
Depois de uma Introdução maravilhosa, chegamos as Dicas Para Fazer Pães, que definitivamente é muito útil antes de começarmos a mergulhar nas receitas propriamente ditas, seguidas de Armazenando Pães e Notas Sobre Equipamentos e Ingredientes.
E, então, chegamos as receitas, que são divididas nos seguintes temas: Primordiais: Pães Sem Fermento, Levemente Inflados: Pães Chatos Fermentados, Masa y Más: Tortilhas e Companhia, Escuros e Crocantes: Pães Básicos, Chalá e Além: Tranças e Pães Enriquecidos, Massas Recheadas do Mundo Todo, Fáceis e Doces: Pães Rápidos e Festivos e Sem Desperdício: O Que Fazer Com as Sobras de Pão, que também traz receitas maravilhosas e criativas para serem feitas com as sobras dos pães e, assim, não haver desperdícios.
No começo de cada parte, há dicas e técnicas relacionadas com o tipo de pão que será relatado no capítulo em questão, e também comenta um pouquinho sobre esses pães. Todas as receitas possuem um pequeno texto da autora, comentando sobre o pão, dando dicas variadas, inclusive de acompanhamentos ou outras receitas do próprio livro que combinam com aquela, e/ou revelando alguma coisa que tenha a ver com o assunto, e até falando sobre sua relação ou uma memória a respeito daquela receita.
A edição, como já imaginava, está lindíssima. Com capa dura, miolo com alta qualidade de impressão e fotos incríveis da maioria das receitas finalizas e também do processo de outras para facilitar o entendimento de como fazer para chegar ao resultado esperado. As folhas são grossas, o texto é bem diagramado com fonte e espaçamentos confortáveis, detalhes gráficos para embelezar as páginas e deixar a apresentação mais organizada, e um tamanho diferencial de 20.70 cm x 26.00 cm, fazendo com que o exemplar físico também sirva como um lindo objeto de decoração.
“Pão Quente” é um livro de receitas maravilhoso que surgiu por causa de um projeto social incrível e vai te deixar com água na boca para experimentar tantas opções deliciosas de pães. Eu, definitivamente, quero provar literalmente todos eles – inclusive porque muitos eu nem mesmo conhecia. Então não poderia deixar de recomendar essa obra espetacular para aqueles que também adoram um apetitoso pão e gostariam de se aventurar a prepará-los.
Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário