Outlander #01: A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon

Desde que este livro inspirou uma série de televisão homônima, produzida pelo canal Starz (e que atualmente está disponível no catálogo da Netflix), venho assistindo a todos os capítulos e me apaixonado perdidamente por Jamie Fraser. Sendo tão viciada na série de televisão, resolvi começar a ler o livro para tirar um pouco desta angústia que eu me encontrava para saber cada vez mais sobre a trama. Claro que me peguei devorando as páginas e acabei esta leitura ainda mais rápido do que eu imaginava. Agora, venho compartilhar com vocês as minhas opiniões a respeito desta obra escrita por Diana Gabaldon.
Em “Outlander #01: A Viajante do Tempo”, conhecemos Claire Beauchamp Randall, uma mulher forte e destemida, que serviu por anos como enfermeira na 2ª Guerra Mundial e, por isso, ficou afastada de seu marido. Agora que a guerra acabou, eles se reencontraram para seguir com a vida e, com isso, resolvem fazer uma segunda viagem de lua de mel. Decidem, então, viajar para Inverness, na Escócia, já que Frank, seu marido, queria procurar mais sobre os seus antepassados. Em um dos seus passeios, Frank e Claire testemunham uma cerimônia druida que estava ocorrendo em um círculo de pedras.
Mais tarde, Claire resolve voltar a este local e, ao tocar na pedra, acaba sendo transportada para outra época, ou seja, ela volta no tempo por 200 anos e vai parar na Escócia de 1743. Nossa protagonista é encontrada por um grupo de homens que não sabe ao certo quem ela é, mas eles resolvem que é uma hóspede do clã escocês. Só que na verdade a moça vira um tipo de refém, já que não pode seguir com sua vontade própria de tentar ir embora.
Acompanhamos, portanto, Claire neste século, e vemos como, aos poucos, ela consegue se adaptar e até mesmo começa a sentir certa atração pelo escocês muito lindo Jamie. Junto com ela, passamos por diversas aventuras e vemos que voltar no tempo pode não ter sido tão ruim assim.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de nossa protagonista, o que foi bem legal e muito interessante, já que assim conseguimos acompanhar seus sentimentos conflitantes e confusos, o que dá uma certa visão mais ampla de tudo o que está ocorrendo.
A narrativa conta com uma grande riqueza de detalhes, que consegue nos prender desde o primeiro momento até o fim. Toda hora encontramos bastante ação, o que não deixa a trama ficar parada nem por um segundo, e ainda podemos acompanhar traições, romance e aventura, em uma história envolvente e com personagens incríveis, que conseguem nos cativar e fazer com que a gente torça por uns e odeie outros.
A série televisiva está seguindo bem fiel aos livros e a produção é simplesmente magnífica! Estou completamente encantada com todo o cenário e a fotografia, além do roteiro, só que este é um assunto para outro post e futuramente escrevo uma indicação sobre a série aqui no blog. Mas, como sempre, livros são bem mais detalhados do que assistir as adaptações, então eu recomendo que todos façam esta leitura. Eu não consegui parar de ler este volume simplesmente fantástico, que com certeza absoluta entrou para minha lista de livros amados e preferidos de todos os tempos.
A editora Arqueiro está relançando as obras com capas inspiradas na série e fiquei bastante empolgada porque é imensamente bonita, até mais do que a inicialmente publicada em território nacional, e eu gostei dela desde o primeiro momento em que a vi. Adoro a fotografia, os tons de cores e a tipografia. A diagramação também está ótima, com fonte e espaçamento bem confortáveis para uma leitura agradável por um período maior de tempo, além de contar com páginas amarelas, o que é sempre um ponto positivo a mais.

Este exemplar é o primeiro de uma série de, por enquanto, oito volumes mais contos, sendo que o nono está confirmado também, ainda sem data de publicação. Ainda não há certeza de que haverão outros livros, mas quando eu souber desta informação atualizo o post. Pela Editora Arqueiro no Brasil, foram publicados os cinco primeiros livros, sendo que a previsão para o sexto em volume único é maio deste ano com a capa seguindo o padrão original nacional. A editora pretende publicar os demais livros em edições únicas com capa da série, mas somente quando as temporadas das mesmas estrearem. Ou seja, até o momento, até o livro três já tem capa da série em edições únicas, os demais (quarto e quinto) só em edições divididas em dois exemplares com capas originais.
Recomendo esta leitura para todo mundo que goste de uma história envolvente, intrigante, cheia de ação e extremamente bem desenvolvida, que consegue nos prender do começo até o final com uma narrativa rápida e leve, que mesmo com suas quase oitocentas páginas flui muito bem. É muito bom poder acompanhar nossa protagonista que, mesmo indo parar 200 anos antes do seu tempo, consegue se adaptar aos costumes e viver grandes aventuras.

Este livro, além de trazer uma história de qualidade excepcional, ainda traz personagens incríveis que fazem a gente torcer por eles, e uma pitada de romance. Já estou super ansiosa para terminar a série e não vejo a hora de continuar acompanhando as aventuras de Claire Beauchamp e, claro, Jamie Fraser.
Avaliação




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário