Leonardo da Vinci - Walter Isaacson


Eu sempre gostei muito das obras desse artista tão completo que foi Leonardo da Vinci. Lembro que já cheguei a estudar a respeito dele na escola e fiquei maravilhada com os seus trabalhos, porém o meu aprofundamento sobre ele não foi tão grande. Quando vi este volume, fiquei encantada com o que o mesmo poderia me proporcionar. Saber um pouco mais sobre esse gênio criativo e sua história de vida, contada por ninguém menos que Walter Isaacson (biógrafo de algumas das mentes mais inovadoras e influentes de nossa história, como Einstein e Steve Jobs), me fez ter ainda mais vontade de ler esse livro. Por este motivo, assim que foi possível, comecei esta leitura e agora venho compartilhar com vocês tudo o que achei sobre esse volume.
Nessa biografia, conhecemos um pouco mais sobre Da Vinci através dos cadernos deixados por ele. Com muitas anotações, ilustrações e pesquisas, vemos como esse gênio trabalhava e como a sua curiosidade o fez ser um artista à frente do seu tempo. Ele era um questionador, alguém que investigava de modo científico e explorava todos os seus interesses minuciosamente.

Ele era inovador e movido por conhecimento, e nesse volume vemos que Walter tenta, em sua narrativa, explorar um pouco mais do lado humano dele, aprofundando-se em seus pensamentos, reconhecendo as suas conquistas e também os seus fracassos. Conhecemos um pouco mais desse gênio, não apenas como artista, mas como homem. Aquele que queria ser reconhecido como engenheiro militar e que elaborou estudos inovadores nas mais diversas áreas.

Conhecemos um pouco de suas desavenças com Michelangelo, já que ambos tinham uma certa rivalidade, e acompanhamos os seus relacionamentos conturbados, problemas familiares e suas grandes dificuldades durante a sua carreira, e o fato de ele ser filho ilegítimo, homossexual assumido, vegetariano, canhoto e distraído. Acompanhamos tudo de uma forma clara e gostei bastante de como o autor conseguiu nos mostrar detalhes, apresentando também o contexto da época, nos introduzindo em uma explicação e quase nos transportando para o passado para nos dar um melhor entendimento. Aprendemos sobre como funcionavam os ateliês, sobre o contexto político e cultural da época, e mergulhamos em um aprendizado incrível e envolvente sobre o grande gênio que foi Da Vinci.



Esse exemplar não é narrado de forma totalmente cronológica, já que alguns dos acontecimentos e trabalhos da vida de Leonardo estão separados por importância, ganhando capítulos à parte. Gostei bastante desta forma de apresentação de conteúdo, pois assim conseguimos encontrar um pouco mais de destaque em assuntos tão importantes como “Monalisa” e “A Última Ceia” e tiramos algumas dúvidas que iam surgindo na nossa cabeça, como, por exemplo, quem era a Monalisa e quanto tempo ele demorou para terminar essa obra, tão aclamada pela crítica.


Algo muito legal que achei interessante comentar aqui é que a vida de Da Vinci ganhará uma versão cinematográfica com roteiro de John Logan (de 007: Operação Skyfall), com Leonardo DiCaprio como protagonista e também um dos principais produtores do longa. Já estou ansiosíssima para conferir o filme e mal vejo a hora de sua estreia acontecer, o que ainda vai demorar bastante porque o projeto ainda está em sua fase inicial.
A edição da Intrínseca está maravilhosa! A capa possui um acabamento diferente, dando uma sensação de toque meio áspero, de uma maneira bem agradável de ser manuseada. O miolo é repleto de imagens de diversos dos trabalhos de Leonardo ou de coisas relacionadas a ele e a impressão é de alta qualidade, então todas as fotos estão bem coloridas (as que possuem cor) e nítidas. O texto está bem diagramado, fazendo com que a leitura seja mais fácil e as páginas são amarelas. Deixei muitas fotografias do exemplar físico para vocês poderem conferir.

Recomendo este volume para todo mundo que goste de ler biografias e que queria conhecer um pouco mais sobre esse gênio inovador que foi Leonardo Da Vinci, um homem complexo e curioso, que tinha uma imaginação muito fértil, sendo um verdadeiro questionador com uma capacidade de pensar diferente e fora da “caixa”. Ele entrelaçava humanidade e ciência com tamanha perfeição, sendo um dos gênios mais criativos da história da humanidade. Amei essa leitura e acho que todos deveriam dar uma chance a ela, pois não vão se arrepender.


Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário