Invocação - Darkest Powers #01- Kelley Armstrong

Ano passado prometi a mim mesma desencalhar alguns livros da estante, infelizmente meus planos acabaram não dando certo pois outras prioridades ocorreram, mas esse ano já logo de cara consegui pegar um destes livros que me encaram a alguns anos. Invocação, da autora Kelley Armstrong, primeiro volume da série Darkest Powers, publicado pela Novo Século foi o primeiro escolhido.

Chloe Saunders não acreditava que tinha uma vida normal, até o dia em que ela começa a ver nada menos do que espíritos, e assim descobrir que sua vida agora será tudo menos normal, isto porque depois de um surto ela é enviada a uma instituição de saúde mental para jovens.  A Casa Lyle entretanto parece ser mais do que um local para se curar, parece esconder segredos bem mais sombrios que atravessam o caminho de Chloe em sua busca pela verdade, mas será que esta adolescente conseguirá descobrir a verdade sobre si mesma?

Armstrong criou um ótimo plot para trabalhar, uma jovem que vê fantasmas, e sempre digo por aqui que por mais que fantasmas sejam criaturas bem comuns e conhecidas elas não são as mais exploradas em livros, logo a autora tinha um ótimo conteúdo em mãos, se não fosse sua demora em desenvolver a trama. Apenas quase na metade do livro que finalmente recebemos alguma informação sobre a natureza dos poderes de Chole, e aos poucos quem são seus colegas de casa. E é somente nas páginas finais que aparecem as revelações, tanto das pessoas que a circundam, como sobre quem são os trabalhadores da casa. Logo temos um livro onde nada acontece durante boa parte de sua escrita, para no fim tudo surgir tumultuado nas páginas finais.

Feita em primeira pessoa, a narrativa de Kelley é bastante prática e objetiva. Não tem muitas descrições, já que é focada diretamente na protagonista e seus pensamentos. Por isso conhecemos bastante Chloe, mas não muito seus colegas de casa, que tem suas características atribuídas pela visão da jovem, e sua descobertas através de seus diálogos com os mesmos.

Chloe perdeu sua mãe cedo e foi criada pelo pai e sua tia. Achei um pouco estranho o fato de eles rapidamente a internarem depois de apenas um surto, mas isto acaba sendo 'explicado' no fim do livro. Ela é uma jovem muito inocente e medrosa, ainda precisa aprender a ser independente e ousada. Sua completa dependência de todos é sua ruína, pois é só aos poucos que começa a perceber as verdadeira intenções das pessoas. Sua insegurança é tamanha que ela chega a gaguejar quando conversa com as pessoas, e parece ser incapaz de mentir.

Rae acaba por se tornar sua amiga mais próxima, foi internada por sua fascinação pelo fogo, e não parece esconder segredos além de sua família que não aparece para visitá-la. Desde quando descobre que Chloe vê fantasmas a trata com respeito e curiosidade, sem a achar louca, ao contrário dá até dicas para que ela descubra se não é uma verdade e não um delírio.

Simon é um jovem misterioso que desde a primeira vez é simpático com Chloe, aos poucos ele e seu mais misterioso irmão Derek, revelam suas verdadeiras naturezas, e se tornam fundamentais para a busca da verdade de Chloe. Gostaria que suas estórias e poderes tivessem sido mais explorados. Eles falam sobre um pai desaparecido, mas até o fim do livro não sabemos nada a respeito desta estória de desaparecimento.
Tori é "vilã", e mais uma vez carecemos de profundidade para conhecer a personagem. Sabemos que ela está na casa faz tempo, que é filha de um mantenedora do local e que gosta de tomar remédios, nada além disto, como qual é sua patologia, e etc. Sim com o tempo descobrimos que ela é cruel e doente, e que para agradar a mãe e sair da casa é capaz de tudo, mas tudo muito por cima.

Outra falha ao meu ver são os fantasmas, raros e com falas minúsculas, a autora perdeu a oportunidade de acrescentar personagens diferenciados que poderiam acrescentar informações a sua mitologia. Seria muito bom ouvir o que eles tem a dizer e o que eles precisavam de Chloe. Ah sem contar que o colar que ilustra a capa também passou sem explicações, só proteção? Muito vago!

A trilogia já foi toda lançada no Brasil, Despertar e Confronto são os demais volumes. Invocação embora seja cheio de falhas não ofende na leitura e acaba nos deixando na curiosidade de como a protagonista vai sair da situação que se colocou ao final da trama. Talvez eu siga em breve com a leitura já que tenho outro volume, mas sigo sem expectativas, apenas para ver onde Kelley vai chegar.

Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário