Aprendi com Jane Austen - William Deresiewicz

Como uma viciada em Jane Austen como eu, todos os livros que trazem alguma coisa que remeta a ela já me interessam, assim como séries de televisão e filmes. Faço parte de um grupo que consegue ser viciado nas obras dessa autora e em todas adaptações da mesma. Por este motivo, quando descobri a Rocco tinha em seu catálogo esse livro que William Deresiewicz escreveu, contando para a gente tudo o que ele aprendeu com essa consagrada e tão querida autora, que apesar de ter escrito os seus livros há mais de duzentos anos, ainda consegue conquistar todos nós, como se eles fossem atuais, fiquei louca para ter esse volume em mãos. E assim que me foi possível, comecei esta obra.
Em “Aprendi com Jane Austen”, William nos leva pelo caminho percorrido por ele durante os anos em que estava concluindo a sua dissertação para a conclusão da pós-graduação em literatura. Durante esse período, ele se envolveu cada vez mais com a Jane Austen e esmiuçou suas obras conforme ia lendo e anotando as suas descobertas durante esse caminho.
Esse exemplar é dividido em lições, não na ordem cronológica dos livros que a Jane escreveu, mas na ordem em que o autor foi lendo, sendo que capítulo se dedica a um dos títulos de Austen tendo correlação com uma fase da vida do autor.
Em todo o livro, conhecemos as opiniões de William Deresiewicz, que muitas vezes são parecidas com a nossa e, em outras, não, e vemos como ele consegue falar sobre uma mulher tão importante e como ela mudou a sua vida. Ele narra que com a ajuda de Jane ele se tornou uma pessoa melhor, e quais lições ele aprendeu com as suas obras.
Vemos que em Emma ele aprendeu a importância do cotidiano, que Orgulho e Preconceito fala sobre o Amadurecer, já em Abadia de Northanger vemos a importância do aprender a aprender. Mansfield Park trata sobre a importância de ser autêntico, Persuasão, sobre os amigos de verdade, e Razão e Sensibilidade sobre apaixonar-se. Achei muito interessante ele ter pego algo que aprendeu nos livros e ter dado o nome ao capítulo, por assim dizer, com ele fazendo com que a gente consiga entender em apenas poucas palavras o que significou para o autor essas obras.
A leitura desse volume é irresistível e acho que todo mundo que ama Austen deve dar uma chance para esse livro para conhecer as opiniões do autor. A narrativa é rápida e fluida, fazendo com que a gente não consiga para de ler. Gostei bastante do fato do autor, que hoje é professor, escritor e crítico literário, ter falado abertamente sobre suas opiniões e ter dito que ele era uma pessoa que dizia odiar a Jane sem nunca ter lido uma de suas obras, demostrando que até ele mesmo já fez parte do preconceito literário de algumas pessoas em relações as obras que são consideradas “romances mais para mulheres”.

A capa é simples, mas é bem fofa e gosto bastante dela. A diagramação da Editora Rocco conta com texto bem espaçado e com fonte em tamanho confortável para uma leitura agradável. As páginas são brancas.
Ao terminarmos esse livro, ficamos com um gostinho de querer reler as obras de Jane Austen para poder olhar com outros olhos tudo que o autor falou. Achei incrível as opiniões de William e gostei bastante do fato de ele trazer para a gente a moral da história de cada livro, pois, assim, conseguimos prestar atenção em detalhes que as vezes passam despercebidos por nós. Gostei bastante desse volume e recomendo para todo mundo que, assim como eu, ama os livros da maravilhosa Jane e gosta de falar sobre eles. Aqui temos assuntos para debater e refletir sobre as obras de uma das autoras mais importantes de todo o mundo.
Avaliação


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá! Não conhecia esse livro, já quero, tudo que remeta Jane Austen também me interessa muito, essa resenha me deixou super curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir