Sol da Meia-Noite – Crepúsculo 05 – Stephenie Meyer


Depois de mais de uma década, podemos finalmente conhecer a versão do vampiro Edward Cullen quando se apaixonou pela primeira vez pela desastrada humana Bella Swan, depois que ela se mudou para a pacata Forks. Acompanhamos sua trajetória desde antes de vê-la até perceber que o amor que sente se tornou tão arrebatador. Mergulhamos em sua complexa mente para entender sua luta entre o certo e o errado e as consequências de um amor proibido.

Esse era um projeto da autora para muitos anos atrás e tinha ficado engavetado. No passado, eu, como várias pessoas, fiquei triste porque queria essa versão do Edward. Mas agora percebo que foi o ideal ter deixado para agora. Sinto que ela pôde trabalhar muito bem a visão dele e entregou um personagem preocupado, honesto, respeitoso e que trata bem as pessoas, funcionando para a atualidade. Ele sempre quer o bem de Bella, enaltece todas as suas características, inclusive as que muitas pessoas enxergam como defeitos, e fala corretamente que as decisões são todas dela. Eu gosto disso.

Meyer explorou o personagem, mostrou seus defeitos e quebrou aquela autoconfiança que ele parecia ter. Gosto de entender o lado humano e sentimental dele, sua força para terminar de vez com seus instintos perigosos. Algo que curti também foi vê-lo se debatendo com o fato de se considerar um monstro que não é digno de amor e que tudo o que estava vivendo ali já estava fadado ao fracasso antes mesmo de começar porque Edward não consegue sentir que merece qualquer coisa de boa no mundo, que ser um vampiro automaticamente o transformou em um ser indigno de qualquer coisa, independentemente do que ele possa ter feito de positivo pelo caminho.

Foi tão bacana mergulhar novamente nesta história que eu não acompanhava há tantos anos. Relembrar das cenas (só tinha algumas principais na memória), torcer em alguns momentos, ficar apreensiva em outros, conhecer melhor o lado dele, seus ideais, o que viveu, como pensava, entender como um pouco de sua vida antes de Bella, ver seu amor nascendo e se fortalecendo, etc.

Gostei bastante da leitura e da narrativa envolvente, mas confesso que achei algumas cenas demasiadamente longas, como a da Clareira. Acredito que ela poderia ter colocado algumas daquelas revelações talvez numa cena inédita ou diferente. E achei o começo um pouco cansativo antes de Edward resolver começar a se aproximar de Bella. Mas não desgostei e entendo que foi uma forma de mostrar todos os conflitos internos do personagem. No final, queria que a leitura não acabasse. Lá para a página 600 eu até diminuí meu ritmo para não ter que me despedir da trama, porque ia ficar com saudades novamente. Inclusive queria tanto que Meyer escrevesse as continuações!!

Algumas vezes me questionei a respeito da sanidade de Bella. Hahaha A questão da idade tão diferente e ela sendo uma adolescente também me incomodam. Mas li focando no fato de que é uma fantasia e que algumas coisas são assim para a história ter avanços.

Algo que acho bacana foi como a autora trabalhou os pensamentos das outras pessoas pela visão do Edward, já que ele consegue ouvi-los. Também curti muito a relação dele com Alice e como eles estavam tão conectados e como suas visões podiam ser enxergadas por ele também. Ficou muito bem trabalhado e achei sensacional.

Algumas atitudes dele, se tirarmos da ficção e da fantasia, podem se aproximar de uma relação abusiva. Mas em momento algum senti que a autora tenha tratado como bacana ou normal, apesar de entender que pode incomodar ou machucar pessoas que tenham passado por isso. Edward faz as coisas erradas, sabe que está fazendo, se reprime por isso, mas continua. Sabemos que ele não tem intenção ruim, mas ainda não é correto que faça. Mas gosto que ele é honesto em todos os momentos e sempre revela o que faz e sempre diz que quando ela quiser, vai embora, etc. Então, vendo como uma fantasia, podemos notar como ele tem lutas internas entre monstro e humano, certo e errado, aceitável e condenável. E também curto que de modo geral ele sempre a trata bem, respeita e demonstra seu amor.

Há muitas metáforas e formas de fazer pensar, mas são trabalhadas sutilmente e como parte do enredo e gostei bastante. Também gosto que a autora tenha criado sua própria categoria de Vampiros. Ainda que muita gente não curta porque os primeiros vampiros criados são sanguinários e morrem no sol, eu sempre gosto de ver versões diferentes, novas visões sobre algo, coisas que saem do padrão.

A minha história com Crepúsculo, como de muita gente, começou com o filme. Na época eu adorava um cinema e combinei com as amigas de assistir à produção que todo mundo estava comentando. Não estava com altas expectativas. Saímos de lá completamente apaixonadas. Depois disso, li todos os livros, assisti os demais filmes conforme saíam, acompanhei os atores, li várias notícias, assisti vídeos, etc. E claro que abriram portas no Brasil e no mundo para diversas outras produções e livros sobrenaturais para o público Jovem Adulto (e outros gêneros também), mas nenhuma foi tão marcante quanto essa. Então sempre nutri um carinho muito grande pela saga e pela história. Assisti os filmes mais algumas vezes, mas como não tenho costume de reler livros, nunca mais tinha lido nenhum.

Quando a autora finalmente anunciou a publicação desta tão aguardada trama sob o ponto de vista do Edward, fiquei imensamente feliz por poder voltar a esse universo e esses personagens. Mas confesso que também com receio de não gostar, afinal eu não sou a mesma pessoa de 12 anos atrás, meus gostos mudaram, evoluíram e eu passei a perceber coisas que antes não notava. Fora que li opiniões bem opostas. Como o livro tem mais de 700 páginas, minha apreensão aumentou. Mas ainda assim resolvi embarcar nessa aventura. E, olha, não sei o que a Stephenie Meyer faz, mas me vi arrebatada por essa história novamente. Até fiquei com vontade de reler a série inteira. Ainda não sei quando vou conseguir fazer isso, mas já está nos planos.

Não acho essa capa bonita nem atraente, porém gosto do significado, porque tem TUDO a ver com a trama e curti como as explicações foram feitas. E também aprovo que seja parecida com as primeiras da série, assim podemos associar.

Indico a leitura para quem curte Crepúsculo, livros do gênero YA Sobrenatural com romance e Vampiros diferentes. Lembrando que pode conter gatilhos e que é uma fantasia, ou seja, não devem se basear nas atitudes questionáveis de Edward ou na personalidade duvidosa de Bella e apenas apreciar a leitura como entretenimento irreal. Adorei e recomendo bastante!



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário