Baralho Cigano – André Mantovanni


 Nesta obra, vamos embarcar em informações e estudo do conhecido Baralho Cigano pela Escola Brasileira (André explica as diferenças desta para a Europeia, com o baralho Petit Lenormand), cujas características essenciais vieram da Europa e, com a diferente cultura do país, juntaram-se a elementos religiosos e mitológicos brasileiros e afro-brasileiros, já que aqui a leitura e interpretação foram diferentes.

Conheci o trabalho de André Mantovanni este ano, graças a seu livro “Os Astros Guiam Seu Destino”, que li e resenhei (está no Feed e lá no blog). Como comentei lá, foi um dos livros que li sobre o tema que mais se aproximou das minhas características pessoais. E achei muito interessante e completo. Portanto, quando vi esse novo livro do autor, que na verdade é uma reedição revisada e ampliada de uma obra que escreveu há 20 anos, eu sabia que precisava lê-lo. Afinal, sempre quis aprender a arte da cartomancia, mas não sabia por onde começar. Como já tinha gostado muito de sua forma de passar informações e achei sua narrativa direta, completa e fácil, quis investir e foi uma ótima decisão!

Esse livro traz um conteúdo bem explicativo. Ele fala um pouco sobre a história e origens do Baralho Cigano, e fazendo uma ponte entre sua origem mítica e também a espiritual, já que além de artefato histórico, funciona como sistema divinatório, de caráter esotérico, passando também pela história dos Ciganos. Depois nos situa em como surgiu no Brasil, integrando-se com nossa cultura. Decodifica a linguagem das cartas e sua estrutura, passando por posições, cores, sinais, símbolos e números. Posteriormente nos ensina a interpretação e leitura de cada uma das 36 cartas e os métodos de tiragem: Mesa Real, Roda da Fortuna, Presente, Passado e Futuro, fala de Respostas Objetivas e Como Prever o Futuro.

Além disso tudo, há um capítulo sobre Astrologia Cigana, que achei interessante, pois ainda não conhecia. Ele fala que esse conhecimento foi passado pelas gerações via oral e não existem documentos para estudá-lo profundamente, mas podemos nos aproximar da cultura e crenças ciganas.

Para finalizar, há um capítulo sobre como podemos Consagrar o Baralho Cigano em um ritual, prática que serve para preparar oráculo e oraculista para as cartas se tornarem repletas de energia pessoal e também se conectar à magia e sabedoria, e assim praticar a leitura e consulta do mesmo.

A edição está completamente incrível. Começando pelo formato, Caixa com material duro e resistente, que quando aberta apresenta o livro em uma versão pequenina, com capa dura, miolo todo enfeitado, colorido e ilustrado com alta qualidade de impressão. Embaixo dele encontram-se as 36 Cartas também com uma qualidade excelente e alta gramatura. Além disso, o projeto gráfico está espetacular, todo repaginado e seguindo um padrão entre si que remetem às cartas do final do século XIX. As Cartas foram adaptadas das ilustrações originais de Cristina Martoni pelo designer gráfico Lucas Campos com formas florais em estilo art nouveau.

Recomendo muito essa obra para todos que se interessem pelo assunto ou que querem aprender mais sobre o Baralho Cigano e como ler e interpretá-lo.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário