Eleanor & Park – Rainbow Rowell


Há muito tempo eu queria ler esse volume, porém ainda não tinha tido a oportunidade de fazer essa leitura. Agora ele foi relançado pela Editora Seguinte e vi uma oportunidade de concluir essa vontade.

Nesse volume conhecemos Eleanor, uma menina ruiva que é a filha mais velha de uma problemática família. Ela sempre veste roupas largas, masculinas e sofre com preconceito. Também conhecemos Park, um jovem descendente de coreanos, apaixonado por músicas e quadrinhos.

Eleanor é nova na escola e isso acaba sendo bem difícil para ela que passa a sofrer muito bullying. Além disso, sua situação em casa também não é das melhores. Seu padrasto maltrata a mãe, que vive uma vida submissa e transforma a vida de todos ao seu redor em um verdadeiro inferno. Ela é uma garota forte, que aprende da forma mais difícil ao lidar com as situações complicadas da vida.

Quando nossa protagonista entra no ônibus escolar, enfrenta a dificuldade de ninguém querer deixá-la se sentar. E é assim que conhece Parker, que, meio a contragosto, acaba deixando a menina nova sentar ao lado dele. Apesar da relutância no início, ambos acabam conversando enquanto dividem os quadrinhos. E é nesse cenário que os dois acabam se apaixonando.

Sendo assim, vamos acompanhando a história do primeiro amor dos nossos protagonistas, que é intenso, doce e cativante. Vários temas muito importantes são abordados no livro, como bullying, relacionamentos abusivos, gordofobia, racismo, etc. Porém, todos esses temas foram trabalhados de forma mais superficial.



O livro termina com um final aberto, o que não gostei, e acabou me decepcionando um pouco como a Rainbow Rowell pareceu mudar a personalidade de Eleanor para chegar a esse fim. Se tivéssemos uma continuação para a história, na qual algumas pontas se encaixassem, eu iria amar muito mais essa história.

Com uma narrativa fluida, “Eleanor & Park” conseguiu me conquistar bastante, apesar de não ter amado o final. Recomendo essa história para todo mundo que gostar de um romance Jovem Adulto fofo que faz com que a gente não consiga parar de ler até chegar ao fim.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário