Cozinha Vegana Para Quem Quer Ser Saudável – Gabriela Oliveira ⠀


Como adoro livros de Receitas, sempre busco conhecer novas obras para poder me aventurar com pratos diferentes na cozinha. Desta vez escolhi esse Vencedor do Gourmand World Cookbook Awards, maior premiação internacional de editoração de gastronomia e vinhos do mundo, escrito pela portuguesa Gabriela Oliveira, que traz pratos veganos.

Eu não sou vegana, mas ainda assim gosto de conhecer novas formas de preparar os alimentos, então posso incluir pratos veganos no meu dia a dia, ou seja, esse livro serve para todos os públicos.

Como a culinária vegana tem alimentos que servem para substituir outros da alimentação de não veganos, é bem bacana porque temos informações sobre onde encontrar nutrientes que precisamos para manter nosso corpo funcionando da melhor forma, afinal, uma alimentação bem planejada, equilibrada e completa garante tudo o que o corpo precisa.

O exemplar é bem bacana porque, além das receitas, há várias informações essenciais. Na apresentação, a autora fala um pouco sobre essa gastronomia, e depois traz textos sobre como Garantir Proteínas, Vitaminas e Ácidos Graxos Essenciais, Reforçar o Ferro e o Cálcio, Como Escolher os Hidratos de Carbono e até Como Planejar as Refeições.

Nessas páginas, ela dá sugestões de como reforçar o consumo, aumentar ou balancear a ingestão e a absorção desses nutrientes, indica alimentos que são as principais fontes de origem vegetal, e apresenta várias explicações. Também traz um Menu Diário como exemplo para consumir tudo o que é necessário durante o dia e até mesmo um Plano Semanal com receitas encontradas nessa obra. E ainda explica alguns alimentos usados na Culinária Vegana.

As receitas estão divididas da seguinte forma: Café da Manhã e Lanche, incluindo bebidas, Almoço e Jantar (inclui Entradas, Pratos Principais, Saladas e Acompanhamentos), e Sobremesas (Bolos e Tortas e Doces Gelados). Ou seja, é uma obra bem completa com várias opções de receitas para comer todos os dias e em qualquer horário.

A diagramação está belíssima, todo o miolo é bem colorido, cheio de detalhes gráficos, muitas fotos das receitas (que dão água na boca), e é bem organizado. As páginas são grossas e com alta qualidade de impressão.

Eu realmente adorei esse livro e mal vejo a hora de testar várias receitas para ter uma alimentação ainda mais saudável. Recomendo demais para quem quer testar pratos novos e manter uma alimentação bem planejada, equilibrada e completa.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário