Cartas do Passado – Warrington 01 – Lucy Vargas


Luiza está desempregada, sem dinheiro e é recém-formada, por isso quando consegue um emprego num castelo medieval no interior da Inglaterra, resolve embarcar com tudo para lá. O local está arruinado e passando por reformas para se tornar um hotel e museu dos Warrington, família que prosperou na propriedade no passado.

Ela logo se interessa pela vida do Conde de Havenford, homem sofrido que morreu jovem, principalmente porque ele sempre escrevia tudo sobre os acontecimentos a sua volta e depois dele seu castelo foi destruído e seu povo abandonado.

Então resolve responder suas cartas apenas por diversão e para sentir como se pudesse ajudá-lo a enfrentar qualquer coisa. Até que passa a receber respostas aos seus bilhetes.  No início não acredita no que está acontecendo, até que algo impossível de se imaginar acontece e ela vai parar no passado, com outra identidade, e pode mudar tudo.

Esse livro havia sido publicado de forma independente por Lucy em 2013. E eu já conhecia porque desde a 1ª vez que li uma de suas obras fui pesquisar mais sobre ela e conheci todos os seus trabalhos, mas ainda não tinha tido a oportunidade de conferi-lo. Então fiquei empolgada quando a Editora Charme resolveu trazer para seu catálogo, porque assim eu sabia que conseguiria ler!

Não é uma leitura rápida e fluida, pelo contrário, existem tantos acontecimentos, descrições e partes desenvolvidas, que a gente se sente imerso na trama, vendo-a acontecer aos poucos. E também é interessante acompanhar a jornada dos personagens ao longo dos anos.


Apesar de ter momentos leves e descontraídos, também há situações tensas, tristes, com mortes e muitos acontecimentos ruins e de quebrar o coração. As lágrimas são consequências que muitos não vão conseguir evitar. Então sai um pouco do estilo de Romances de Época ao qual estou acostumada, mas isso também tem a ver com o período em que se passa a história – o passado começa em 1423. E é bem diferente de outros livros do gênero que li de Lucy.

Adorei os casais, mas confesso que achei o desenvolvimento de sentimentos entre Luiza/Elene e Devan muito rápidos. No começo não senti todo esse amor que eles estavam sentindo, inclusive porque trocaram pouquíssimas palavras antes de realmente se apaixonarem perdidamente.

Já li obras com viagens no tempo (tema que eu adoro!) e também com pessoas trocando de corpos com outras, então achei interessante a abordagem que a autora resolveu utilizar aqui. E também gostei bastante das explicações que ela colocou no desfecho, com o que as mudanças no passado fizeram com o presente.

Gostei bastante de conhecer a Luiza do presente e mais ainda do final do livro, porque conhecemos uma outra pessoa que vai se tornar especial em sua vida. Para minha alegria, existe uma continuação dessa história, “As Cartas da Condessa”, que traz justamente o presente e podemos entender como eles dois chegaram àquele ponto. Estou torcendo para que a Charme também publique esse.

Se você busca uma história vivida em outra época, bem trabalhada e com um ótimo desenvolvimento, personagens cativantes, uma bonita história de amor e muitas reviravoltas, indico fortemente essa leitura!



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário