Elástico - Leonard Mlodinow

Há muito tempo, enquanto estava passeando pelos stands da Bienal do Livro, lá pelos anos 2012, me deparo com uma parte da editora Zahar que trazia livros da área de matemática e probabilidades, que é minha área de interesse de leitura dentre outras, e assim tive o meu primeiro contato com o fantástico autor Leonard Mlodinow, no seu livro O Andar do Bêbado. Na leitura da orelha do exemplar, já sabia que queria levá-lo para casa, e assim foi. Devorei as páginas em dias e fiquei maravilhado de como todas as minhas divagações sobre a vida e universo tinham congruência com os pensamentos do livro.
No ano seguinte, foi lançado o segundo livro da franquia, “Subliminar” (que já resenhei aqui no blog – para conferir, clique no título), que nos faz refletir se realmente fazemos nossas próprias escolhas ou somos reféns do nosso inconsciente, e, mais, como somos enganados em nossas escolhas. Livro fenomenal. Após estes dois livros, me encontrei num hiato de novas leituras e principalmente acadêmicas, que até me esqueci um pouco dos livros acima, até que um dia chego em casa lá pelas tantas da noite e me deparo com a chamada do programa Conversa com Bial em que o convidado era ninguém menos do que o próprio Leonard Mlodinow. E, surpreso, recebo a notícia de seu novo livro, Elástico.
Livro fascinante, que chegou em hora muito oportuna, pois estava em momento de muito bloqueio mental devidos as cobranças do trabalho e mestrado, onde o esgotamento mental influenciava em minha vida pessoal me fazendo ser uma pessoa estressada e cansada. Ao ser apresentado ao pensamento elástico, vi que sempre há outras formas de resolver problemas do cotidiano que estamos pré-estabelecidos a desenvolver respostas binárias, e, a partir da leitura da obra, descobrimos que podemos estimular nosso cérebro para que nosso pensamento seja mais lógico e pragmático em suas decisões, pois o cérebro cria significados para todas as possibilidades em nossas vidas e diversas vezes nos auto sabotamos com decisões negativas em que o cérebro nos conforta com significados para tais decisões.
O exemplar faz abordagens cotidianas e práticas para nos explicar temas complexos de como, por exemplo, onde neurologicamente são as estimulações das ideias e pensamentos, que por sua vez são diferentes para cada indivíduo devido as suas experiências de vida, pois razões culturais e intelectuais influenciam diretamente na forma como pensamos, explicado através do que o ator chama de estrutura do pensamento.
O cérebro é tão poderoso que funciona até quando estamos “desligados”, e Leonard aborda de forma criativa as respostas involuntárias que temos no modo “piloto automático”, denominado por ele de “atenção involuntária”, que seria uma resposta cognitiva involuntária a situações padrão, e a partir da libertação dessa condição aprendemos a ter os denominados “insights”, que são ideias diferentes das divisões do cérebro padrão.
A última parte da obra trata de forma bem elucidada as formas de libertar o cérebro através da cristalização do pensamento, que é quando desligamos o modo operacional mental e desenvolvemos o pensamento crítico. Uma parte que levei para a vida foi o capítulo de bloqueios mentais e filtros de ideias, pois acreditamos diversas vezes em verdades não absolutas, e por isso muitas vezes não há outras saídas na vida, o que nos faz entrar em processo de bloqueio.
Através de exemplos com os quais me identifiquei, pude fazer o exercício mental de filtros ou classificação de ideias, o que me fez ser muito mais lógico e crítico nas minhas escolhas recentes e tem me ajudado a organizar melhor meu tempo. O pensamento flexível nos faz pensar fora da caixinha, nos deixa mais imaginativos e inventivos, com maior insight para solucionar problemas.
Por fim, o livro também aborda as personalidades flexíveis, o que diversas vezes podem ser interpretadas como pessoas loucas ou denominada cientificamente de esquizotipia, onde o filtro cognitivo frouxo propicia a menor inibição cognitiva, libertando a imaginação e brilhantismo. E além de todas as questões cientificas mais sérias, o último capítulo traz a questão da libertação do pensamento através do combate a inibição por meio das bebidas e drogas, no qual o autor traz exemplos científicos e casuais de forma bem-humorada e precisa.
“Elástico”, assim como a todos os outros títulos de Leonard Mlodinow, é muito indicado por mim, pois tem uma abordagem leve e didática de assuntos complexos, mas de interesse de muitos. Super recomendo esse livro para todos.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário